Com importação de 550 mil toneladas de café por ano, porto de Antuépia-Bruges reforça papel estratégico para os cafeicultores brasileiros
Representantes do maior porto importador da
Europa destacam a infraestrutura operacional e as capacidades de armazenamento
e logística como diferenciais para exportação do produto nacional no continente
Minas Gerais, novembro de 2022 – Para os produtores de cafés
brasileiros, que pretendem exportar os produtos para o mercado internacional, a
fusão dos portos de Antuérpia e Zeebrugge, realizada no primeiro semestre deste
ano, reforçou ainda mais o papel estratégico da entrada do produto na Europa. O
Antuérpia-Bruges, na Bélgica, é o maior porto importador do continente, com
volume de 550 mil toneladas de café por ano e 800 mil metros quadrados de
armazém.
“Vale destacar que os armazéns de cafés
são todos alfandegários, então os produtores podem agendar o estoque de café, o
que significa que eles não têm uma obrigatoriedade de iniciar o processo de
importação. Isso funciona como uma zona franca virtual, ou seja, o produtor não
paga imposto, até nacionalizar. Então, pode comprar um container e ir
nacionalizando aos poucos conforme as vendas vão acontecendo”, Matheus Dolecki.
representante da América Latina e Relações Internacionais do Porto da
Antuérpia.
Entre as vantagens que a fusão
possibilita é a fácil disseminação dos produtos para o mercado europeu, o maior
consumidor de cafés do mundo, responsável por 1/3 do consumo mundial, tendo
como principais destinos Alemanha, Itália e Bélgica. O Antuérpia-Bruges possui
conectividade marítima com mais de mil portos, além de estar localizado
estrategicamente no entroncamento das principais rodovias para difusão do
produto pelos países europeus, da proximidade com aeroporto e malha
ferroviária. Trata-se também de um porto de containers, por isso, a tradição na
exportação de café.
“Nosso objetivo é colocar os produtores
de café em contato com as empresas de logística que operam no nosso porto. É
importante que eles façam chegar seus produtos no mercado internacional,
através de uma cadeia logística eficiente”, acrescenta Dolecki.
Segundo Henrique Rabelo, consultor do
porto Antuérpia-Bruges, a fusão de dois portos foi motivada pelas
infraestruturas complementares que podem facilitar também a transição
energética na Bélgica. O país tem a intenção de se tornar um hub de energia
verde.
“Representamos a empresa que faz a
gestão do porto e desenvolve a atividade reguladora e disciplinar, opera o
porto, além de ser a proprietária do espaço permitindo a instalação de
armazéns, permitindo não apenas que os negócios aconteçam, mas que a comunidade
prospere”, ressalta Rabelo. Vale destacar que o porto funciona por meio de
concessões privadas. As licenças são administradas pela autoridade portuária.
A importância estratégica do porto para
as exportações brasileiras de café foi tema da palestra Porto de Antuérpia-Bruges: porto de entrada e
distribuição dos cafés brasileiros na Europa, a primeira
apresentação da 10ª edição da Semana Internacional do Café, nesta quarta-feira
(16), às 11h. A palestra ainda destacou que o Brasil exportou apenas em 2020,
933 mil toneladas de café para a União Europeia, o equivalente a 32% do total
do produto consumido no continente.
Considerado o principal evento da
cafeicultura nacional e um dos mais importantes do mundo, a SIC, acontece entre
os dias 16 e 18 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Mais
informações sobre a programação da SIC e o credenciamento estão disponíveis em https://semanainternacionaldocafe.com.br/
.
SOBRE A SIC
A Semana Internacional do Café (SIC) é
uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado
de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
(Seapa).
Realizada desde 2013 em Belo Horizonte,
capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento
do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o
consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado
econômico e social do setor. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100%
Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70
horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional
e internacional.
PATROCINADORES
A edição de 10 anos tem patrocínios
master das marcas Nescafé e Nespresso e do Sistema Ocemg; diamante, da 3
Corações; prata, da Sicoob; e bronze, da Melitta e da Syngenta.
Serviço
Semana Internacional do Café 2022
De 16 a 18 de novembro, no Expominas
(MG)
Av. Amazonas, 6.200, Belo Horizonte.
Informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br
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Para informações e atendimento à
imprensa: contato@semanainternacionaldocafe.com.br
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Instagram: @semanainternacionaldocafe
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