Com perspectiva de alta do movimento em bares e restaurantes por conta da Copa, hospitalidade vira diferencial competitivo
Estimativa da Abrasel é de crescimento de 30%
na demanda e a experiência do cliente deve ser a grande aposta dos
estabelecimentos
São Paulo, novembro de 2012 - Hospitalidade vale para os turistas
que visitam o Qatar para acompanhar de perto os jogos da Copa do Mundo, mas
também para quem está do outro lado do planeta e busca boas experiências para
curtir o mega evento esportivo. Enquanto o setor de bares e restaurantes
espera um crescimento de 30% em todo o país, de acordo com pesquisa da
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), especialista aponta um
cenário de oportunidades para os negócios que decidirem apostar na “arte de
atender bem”.
“A disposição de encantar o cliente com
certeza é um fator decisivo. Entre centenas de bares e restaurantes de uma
grande cidade, sai na frente quem se planeja para oferecer uma jornada
diferenciada. Eventos como a Copa do Mundo trazem muitas possibilidades, de um
cardápio temático em um centro gastronômico aos amenities customizados de um hotel, por
exemplo. Mas isso precisa estar conectado a uma estratégia que coloque o
cliente no centro, que o faça ter vontade não só de voltar, mas de recomendar
ou trazer mais gente, o que é ideal pensando na sequência de jogos até a grande
final”, explica Daniel Pereira, gerente da Equipotel.
Disposição para o consumo
Outro dado que reforça que vale a pena
para os estabelecimentos desenhar boas experiências é a previsão de que o setor
fature R$ 864 milhões nesta edição, de acordo com a Confederação Nacional do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o CNC. O número é 8,3% maior na
comparação com o último torneio, realizado na Rússia, em 2018. Para a criação
de ações maiores, que englobam todo o período do campeonato, também vale
ressaltar que, segundo levantamento da Meta Foresight, 84% dos brasileiros
pretendem acompanhar a Copa, sendo que, desses, 75% afirmaram que devem
assistir aos jogos, mesmo se a seleção de preferência for eliminada.
O aumento da demanda levantado pela
Abrasel deve, ainda, ser pautado por fatores como o período em que os jogos
serão realizados, já que em novembro e dezembro as temperaturas são mais altas
no Brasil, diferentemente do meio do ano, quando o torneio tradicionalmente
acontece, além da liberação do 13º salário. “É mesmo uma janela muito
interessante para negócios, ainda mais considerando a proximidade com as festas
de fim de ano, e é muito empolgante observar como a hospitalidade pode
impulsionar resultados. A dica é explorar o conceito para entendimento de que
cada passo na jornada do cliente pode ser usado para conquista-lo, de uma
reserva on-line à execução dos serviços”, finaliza o executivo.
RX
A RX constrói negócios para indivíduos,
comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando
dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e
oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22
países e 43 diferentes setores da economia. É apaixonada por causar impactos
positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho
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