Como evitar fraudes e garantir o sucesso do seu negócio na Black Friday
Executiva da Adyen elenca as principais dicas
para prosperar em uma das datas mais importantes do ano para o varejo
A Black Friday, que em 2022 acontece em
25 de novembro, é uma das datas mais importantes do ano para o varejo mundial.
Por isso, Cássia Pinheiro, head de operações para a América Latina da Adyen, plataforma de tecnologia
financeira preferida de empresas líderes, separou algumas dicas que prometem
ajudar varejistas e clientes a ter uma boa experiência de compra no período.
A Associação Brasileira de Comércio
Eletrônico (ABComm) estima que a Black Friday deste ano deve movimentar R$6,05
bilhões, chegando a 8,3 milhões de pedidos. Cássia alerta que é preciso pensar
com estratégia para obter sucesso e, principalmente, não cair em fraudes.
Pesquisa feita pela ClearSale mostrou que o número de tentativas de golpes em
compras online cresceu 131% nesta época do ano de 2021.
“As pessoas esperam boas promoções e
estão mais propensas a fazer compras nesse período. É importante oferecer
descontos reais, pois mostra credibilidade ao cliente, fazendo com que ele se
torne fiel a marca e indique para outras pessoas. Além disso, é primordial se
atentar a segurança do ecommerce, tomando cuidado com fraudes de pagamentos e
diminuindo as chances de chargeback,
que são as contestações de compras feitas no cartão de crédito do consumidor
que ele não tem conhecimento”, comenta Cássia Pinheiro.
Confira as dicas essenciais para ter
sucesso na Black Friday, de acordo com a executiva:
1- Garanta autorizações de pagamento com
segurança
Com a alta concorrência do período,
atrair clientes e efetuar vendas são os pontos mais importantes, mas também os
mais difíceis. Depois de atrair o consumidor para a sua loja e fazer com que
ele decida comprar algum item, vem outra parte crucial do processo: o
pagamento. O Relatório Varejo 2022, feito pela Adyen em parceria com a KPMG,
mostra que a falta de opções variadas de pagamento podem resultar no abandono
de carrinho. Cerca de 52% dos participantes brasileiros disseram já ter
desistido de uma compra por não poder pagar da forma desejada.
Outro fator que pode levar à desistência
são problemas ao efetuar o pagamento, como instabilidade de conexão e falha de
reconhecer atualização no cartão do cliente recorrente. Por isso, ter uma
ferramenta que se adapte a todos os bancos emissores, entenda a preferência de
cada um, tenha uma solução de retentativa de compra automática quando cancelada
e atualize automaticamente os dados dos clientes é imprescindível.
2- Venda sem correr riscos de fraude
Para os comerciantes online, ter certeza
que é o dono do cartão quem está concretizando uma compra e evitar fraudes nos
pagamentos são tarefas constantes e complexas. O desafio é reforçar a proteção
da marca, sem perder compras legítimas e prejudicar a experiência do cliente.
Investir em ferramentas que fazem gerenciamento e gestão de crise é a solução
ideal. Com isso, se deve conhecer o negócio e o público para fazer com que a
ferramenta aplique regras customizadas para a realidade do estabelecimento.
Essas medidas mitigam as chances de fraudes e diminuem os índices de chargeback sem prejuízo às
taxas de autorização.
Na maioria das vezes, as fraudes
acontecem por conta de vazamento de dados. Empresas que não têm a proteção
necessária, consequentemente, ficam mais visadas e vulneráveis a hackers. Ainda
segundo o estudo da Adyen, 39% dos consumidores só permitirão que seus dados
sejam armazenados e utilizados por varejistas se houver garantias de segurança
e privacidade. Por isso, é importante priorizar e investir na segurança do seu
negócio digital, tanto para evitar cair em golpes de pagamento quanto ser
vítima de hackers. Além dos benefícios para o varejista, isso mostra aos
consumidores a preocupação com as informações sensíveis armazenadas em seu
banco, passando mais confiança e credibilidade.
3- Evite problemas técnicos no
site
Com o aumento de acessos simultâneos nos
sites é comum que alguns ecommerces passem por instabilidade no sistema. Isso
precisa ser evitado. Contar com sistemas estáveis e escaláveis para o
crescimento de fluxo de compradores é algo que deve estar no checklist de
qualquer gestor durante a Black Friday. Com a alta procura em um curto espaço de
tempo, é preciso olhar para além dos servidores. É preciso considerar a
arquitetura dos sistemas, incluindo estratégia de utilização de servidores e
armazenamento de dados. Atualmente existem diversas soluções modernas no
mercado que ajudam a automatizar processos e a diminuir o risco de queda ou de
falha em algum dos processos de compra.
Sobre a Adyen
Adyen (AMS: ADYEN) é a plataforma de tecnologia financeira preferida de empresas líderes. Ao fornecer recursos de pagamentos de ponta a ponta, insights orientados por dados e produtos financeiros em uma única solução global, a Adyen ajuda as empresas a alcançar suas ambições mais rapidamente. Com escritórios em todo o mundo, a Adyen atende clientes como Uber, 99, Magazine Luiza, Dr. Consulta, Dafiti, Amaro, impactando mais de 50 milhões de consumidores somente no mercado brasileiro.
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