Como preparar uma loja para períodos promocionais
Segundo Cleber Brandão, especialista em gestão
e varejo, Natal e Black Friday podem ser grandes oportunidades para
recuperar-se da pandemia
O comércio ao redor de todo o mundo costuma se
programar para períodos de promoções e ofertas nos mais diversos setores.
Alguns segmentos específicos, no entanto, devem estar atentos para atender, especialmente,
seu público-alvo durante as datas promocionais, como Natal e Black Friday.
De acordo com Cleber Brandão, especialista em
negócios de produtos naturais, gestão de lojas e empreendedor focado no varejo,
durante esses períodos os estabelecimentos devem se posicionar para oferecer
vantagens. “É importante aproveitar o momento. Os consumidores já ficam
preparados e esperando por esse dia e caso a empresa não se posicione,
certamente terá o seu negócio excluído da preferência. Inclusive, é um bom
momento para aproveitar e trazer mais movimento para a loja”, relata.
Para Brandão, qualquer
promoção sem uma divulgação de marketing efetiva irá gerar frustração. “Vejo
muitos lojistas se frustrarem por criarem combos e promoções maravilhosas, mas
não venderem nada porque não divulgaram. Costumo dizer que ‘quem é e visto é
lembrado e quem é lembrado é comprado’. Então, independentemente de promoção ou
não, é preciso ser visto a todo instante. Vale ressaltar que a divulgação não
deve acontecer apenas no momento de uma ação promocional ou data comemorativa,
mas sim em diversos períodos com o intuito de criar um histórico de
relacionamento com quem se deseja atingir”, pontua.
O especialista acredita
que a principal estratégia de marketing é se antecipar em relação a esses
períodos promocionais. “É preciso deixar claro para os clientes que haverá, por
exemplo, promoções de Black Friday nas lojas e avisar com certa antecedência de
pelo menos três semanas. Trabalhar essa comunicação antecipadamente é um dos
grandes medos que lojistas inexperientes possuem, porque acreditam que alguns
clientes vão esperar somente aquele dia específico para comprar. Mas não é bem
assim que as coisas acontecem. Com essa antecipação frente aos concorrentes na
divulgação, quem compra regularmente não vai ter essa atitude”, declara.
Além de atrair o
público que já é fiel, uma ação promocional tem o objetivo de alcançar novos
consumidores. “A grande vantagem da Black Friday é aproveitar essa onda de
destaque comercial para atrair a atenção de pessoas que não conhecem a marca ou
um determinado produto. Além disso, é uma ótima oportunidade para realizar um
bom atendimento e gera satisfação. Estas ações podem cativar e fazer com que
eles voltem ao negócio depois do período de promoções”, revela Brandão.
De acordo com o gestor,
preparar o estoque para esse tipo de situação é algo primordial, mas é preciso
ter cautela. “Deve-se analisar o histórico dos anos anteriores para realizar
novos pedidos. Comprar apenas por estar na promoção pode ser um grande problema
caso não exista movimento para consumir os produtos em alguns meses, por
exemplo. É importante mencionar, também, que não se deve colocar todos os itens
de um comércio em promoção. É preciso ter foco para alcançar os melhores
resultados”, pontua.
Para o especialista, os
ganhos alcançados nas vendas não devem apagar o fato de que é possível ter
lucro, também, no momento de comprar produtos para um comércio. “Diversos
fornecedores oferecem valores promocionais durante a Black Friday. Parte desses
produtos poderão ser vendidos durante a campanha, ou em uma outra oportunidade
sem reduções. Se o lojista possuir um bom capital de giro para investimento,
essa é uma boa chance de aumentar o catálogo”, relata.
Outro ponto
interessante, segundo Brandão, é a necessidade de montar estratégias para as
promoções e não, simplesmente, colocar todo o negócio com descontos de 50%.
“Negociando com fornecedores e alcançando um bom desconto, será possível
disponibilizar alguns itens com margens menos agressivas e outros com até 80%
de redução”, afirma.
O empreendedor acredita
que uma equipe bem treinada pode ser o principal diferencial em períodos
promocionais. “Ter um time bem preparado faz toda a diferença nesses casos, já
que é o momento ideal para conquistar o coração dos clientes que costumam
frequentar a concorrência. Ofereça produtos para atrair clientes, mas não fique
preso, apenas, aos itens promocionais. Apresente alternativa e capriche na
entrega e experiência do cliente para que ele sinta o desejo de retornar e
comprar mais vezes, mesmo fora de períodos conhecidos pelos descontos”,
finaliza.
Sobre Cleber Brandão
Cleber Brandão é o criador do maior curso sobre como montar e gerir lojas de Produtos Naturais no Brasil. Empresário no segmento há mais de uma década, fundou a Trilha Empório Natural e Ektus Produtos Saudáveis. Tem ajudado centenas de futuros lojistas a montarem negócios com suas aulas e motivações diárias. Nasceu em família humilde do interior de Goiás, vendeu limão, alface, ovos e galinhas na cidade em que morava e se orgulha muito de seu passado. Cléber já foi professor universitário e fez diversos MBA's, mas a sua paixão está no comércio e nas vendas. Para mais informações, acesse https://www.cleberbrandao.com.br/ ou pelas redes @cleberbrandao.
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