Como reagir bem ao feedback, ainda que ele seja negativo
*Por
Pedro Signorelli
Durante a nossa vida, por muitas vezes,
temos que assimilar feedbacks pelas decisões que tomamos e pelas coisas que
fazemos. Isso se multiplica quando falamos em um ambiente profissional, em que
o feedback é o principal fator de ajuste no andamento de nosso trabalho, das
nossas tarefas. No entanto, o que se vê muitas vezes no âmbito profissional são
apontamentos majoritariamente negativos, ou seja, aquelas que apenas mostram o
que erramos, e não trazem uma forma de melhorar ou adaptar. E, por muitas
vezes, nos perguntamos qual seria a melhor maneira de receber e assimilar este
tipo de comentário.
A melhor maneira de assimilar esse
feedback é transformando-o em motivação. E claro, você deve se perguntar, como?
Já que é do nosso instinto se irritar, ou somente perceber o que de pior aquela
resposta traz. Porém, a primeira maneira de transformar em motivação é destacar
o "o que" está sendo dito do "como" está sendo dito. Fique
com o "o que". O "como" pode estar carregado de sentimentos
e podem fazer você simplesmente reagir instintivamente, como que se protegendo.
É normal fazermos isso, temos o orgulho enraizado em nós. Por isso,
"engula o sapo" e pense o que você pode aproveitar daquilo que está
sendo dito. Às vezes, é uma tarefa, um projeto que atrasou, e a culpa é nossa
por que não tomamos uma ação a tempo. “Ah, mas eu tenho muita coisa para fazer
ao mesmo tempo”, pois é, você deveria ter avisado antes que corria o risco de
atrasar por sobrecarga.
Perceba, você não pode mudar o mundo,
mudar os outros, mas você pode se concentrar em melhorar a si próprio em cada
situação. E sim, estou considerando que o feedback pode ser injusto. Faça estas
coisas independentemente da situação.
Outro ponto fundamental, e que pode
ajudar a nos corrigirmos e aceitar melhor quando recebemos um feedback deste
tipo, é adotarmos metas claras, pois elas fazem toda a diferença. Um caminho? A
gestão por OKR - Objectives and Keys Results ou Objetivos e resultados chaves -
nesse sistema o gestor e o time definem não exatamente o que é preciso fazer,
mas o resultado que se precisa alcançar e a equipe que deve estar encarregada
dessa missão. À equipe, por sua vez, cabe definir qual a tarefa cabe a cada um
e qual a importância dessa ação dentro deste objetivo e seu impacto no todo, na
empresa. E é preciso estar aberto ao erro e os feedbacks têm que servir de
aprendizado na caminhada. Isso precisa ficar muito claro para todos na
gestão por OKR.
Ok, com tudo isso definido e ajustado
com o time, vamos ao como atingir as metas? Podemos atingir uma meta de duas
maneiras, ou ambas de forma combinada: ter sorte, chegou na meta por acaso, por meio
de fatores que não controlamos, ou juízo,
que quer dizer que o resultado dependeu de seus esforços. Existem vários
motivos para o não atingimento e alguns deles podem dizer respeito ao processo
ou alguma de nossas responsabilidades. Em primeiro lugar, não se deve buscar
culpados, deve-se buscar entender quais fatores levaram àquele desfecho e
procurar fazer as mudanças necessárias para aquilo que estiver dentro do
controle.
Não adianta "punir" alguém
porque não acertou o índice de inflação para os próximos meses ou a cotação do
dólar. Ninguém tem bola de cristal. No entanto, é necessário, caso queira
preservar alguém e incentivá-la a se desenvolver, oferecer a ela uma
oportunidade de melhorar. Perceba se ela tinha o ferramental, capacitação
necessários para executar bem a tarefa, arcar com determinada responsabilidade.
Se perceber que ela não quer melhorar, então não parece haver motivo para este
esforço todo. Talvez seja o caso de mudar a pessoa de função e dar a ela outra
chance em outro contexto. Se nenhum destes caminhos fizer sentido, então parece
normal que as pessoas conversem e cada um siga o seu caminho. Não é uma
punição, ao contrário, parece ser melhor para ambos.
Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKR. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/
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