Como a tecnologia pode impactar a segurança dos estádios
Por Sergio Fukushima,
Business Development Manager da Axis Communications
A experiência de estar
em um estádio de futebol – o barulho, a expectativa, a conexão com fãs e também
com a torcida rival – muitas vezes pode ser tão importante quanto o próprio
evento em si (e às vezes mais). A pandemia do Covid-19 lembrou a muitos de nós
como não tínhamos o prazer de assistir esportes ao vivo rodeados de outros
aficionados pela emoção. Agora que voltamos a nos reunir, apreciamos ainda mais
estes momentos e é por isso que a Copa do Mundo 2022 será tão especial.
E este vem sendo um
grande ano para o futebol. Já vimos o enorme sucesso do torneio da Euro
feminina, realizado na Inglaterra, e agora a Copa do Mundo será realizada no
Catar em novembro e dezembro. Com os eventos esportivos atraindo multidões
recordes, a segurança e o conforto dos torcedores continuam sendo uma
prioridade para os organizadores.
As lições aprendidas
durante a pandemia levaram os estádios a fazer algumas mudanças significativas
para garantir a saúde e a segurança do público esportivo ao vivo. Aqui estão
apenas algumas das práticas que estão começando a ser implementadas ou
consideradas ao redor do mundo:
No estacionamento
Para muitos fãs, grande
parte da experiência do dia do jogo começa no estacionamento. As câmeras de
vigilância em rede podem oferecer uma visão abrangente de toda a área. Com a
adição de análise de áudio e vídeo, a equipe de segurança pode ser alertada
quando a festa pré-evento for maior do que o desejado ou ainda exibir qualquer
comportamento anti-social que possa fazer outros fãs se sentirem
desconfortáveis, representando um risco à integridade física dos torcedores. A
equipe teria a opção de intervir fisicamente ou transmitir um aviso aos foliões
antes que os eventos saíssem do controle.
No portão
Mesmo antes da
pandemia, muitos estádios estavam migrando para o e-ticket, economizando o
custo de imprimir e enviar seus ingressos aos torcedores. Embora a perda de
canhotos de ingressos de souvenir possa decepcionar alguns, escanear um QR Code
no smartphone é muito mais higiênico, sustentável e prático.
Os estádios também
estão procurando smartphones para ajudá-los a organizar os horários de entrada
no estádio. Em vez da tradicional debandada quando os portões se abrem, a
organização pode notificar os torcedores por meio de um app sobre a hora e o
portão de acesso.
Com a inclusão de
análise de gerenciamento de filas, os estádios também podem resolver gargalos
nas entradas em tempo real e alertar automaticamente a equipe sobre quando
precisam mover alguns torcedores para um portão menos congestionado.
Dentro do estádio
Para manter torcedores
e funcionários protegidos, os estádios estão investindo em operações sem
contato e sem dinheiro. Para evitar saguões lotados com torcedores fazendo fila
para comprar comida e lembranças, a solução é adotar a própria versão do modelo
“clique e retire”. Em vez de se reunir para comer nas áreas de alimentação, os
fãs fazem e pagam seus pedidos por meio de seus smartphones e são notificados
quando estão prontos para retirada. Assim que eles pegarem o pedido, a nova norma
será retornar aos seus lugares para comer.
Como resultado da
criação de uma experiência touchless
após a pandemia, os estádios equiparam os banheiros com controles de porta,
torneiras e dispensadores de toalhas sem toque. Alguns também estão usando análise
de vídeo e alto-falantes de rede para rastrear e limitar quantas pessoas podem
estar em um banheiro por vez.
Nas salas VIP e bares,
a análise de gerenciamento de ocupação também está sendo usada para impor
limites de acordo com as diretrizes locais. Se uma multidão reunida atinge um
limite, o pessoal do estádio recebe automaticamente um alerta para dispersar o
grupo em grupos menores.
Além da saúde e da
segurança, os estádios estão usando tecnologia de vídeo em rede inteligente
para melhorar a consciência situacional em toda a operação. Por exemplo:
- Alertar a segurança quando os
analíticos de movimento detectam que uma pessoa não autorizada está
tentando entrar em uma área restrita, como vestiário dos jogadores,
cabines de imprensa, suítes VIP, cozinhas de bufê, etc.
- Monitorar as cozinhas para
garantir que a equipe siga os protocolos adequados de saúde e segurança ao
manusear e preparar alimentos.
- Supervisionar a atividade em
quiosques de mercadorias e lojas de varejo para detectar furtos e brindes
não autorizados.
- Registrar as entregas das docas
de carregamento e fornecer evidências forenses para reconciliar as
possíveis discrepâncias.
Gerenciando a saída do
evento
Se o time da casa está
perdendo ou é uma partida tão unilateral que o resultado final é inevitável, os
torcedores querem sair mais cedo para evitar o trânsito. Os estádios estão
explorando estratégias que permitirão manter os padrões de saúde e segurança
sem fomentar um excesso de restrições. As soluções de tecnologia podem ajudar a
gerenciar o movimento de uma grande multidão, juntamente com as importantes
comunicações de áudio para manter todos informados.
Novas normas, novos
desafios
Embora grande parte da
conversa após a pandemia tenha sido sobre levar os torcedores de volta às
arquibancadas e se concentrar nas operações, os estádios não perderam o foco na
segurança. Quaisquer melhorias operacionais destinadas a atender às novas normas
de saúde precisam ser revisadas do ponto de vista da segurança para garantir
que não criem consequências não intencionais.
À medida que os
estádios voltaram à capacidade total, eles enfrentaram novos desafios que não
haviam previsto anteriormente. Mas com a ajuda da tecnologia de rede
inteligente, os estádios estão oferecendo a experiência completa aos torcedores
com toda emoção e segurança que merecem. Mais informações sobre as soluções da
Axis para estádios podem ser encontradas no site: www.axis.com
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Sobre a Axis
Communications
A Axis oferece soluções
de segurança inteligentes para um mundo mais seguro e eficiente. Líder de
mercado no segmento de vídeo em rede, a Axis está sempre na vanguarda do setor,
graças ao lançamento contínuo de produtos de rede inovadores baseados em uma
plataforma aberta e ao serviço de primeira classe que oferece aos clientes por
meio de sua rede parceiros internacionais. A Axis está comprometida com
relacionamentos de longo prazo com seus parceiros e disponibiliza os produtos
de rede mais avançados e todo o conhecimento de que precisam para comercializá-los
em mercados consolidados e em novos países.
Fundada na Suécia em 1984, a Axis tem mais de 3.646 funcionários próprios em mais de 50 países ao redor do mundo e é apoiada por uma rede internacional de mais de 90.000 parceiros.
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