Crianças mostram com desenhos como foi passar por pandemia
Reunidos em e-books, relatos desenhados por
crianças de todo o país mostram medos e dificuldades que atingiram jovens ao
longo do último ano
“Sinto falta de sair de casa e das
pessoas”, disse Daniel Gomes Pires, de 9 anos, logo acima de um desenho com um
rostinho triste. A frase é parte do e-book “Enquanto não Passa - Relatos da
Pandemia”, uma iniciativa do Sistema de Ensino Aprende Brasil para registrar e
compilar os sentimentos de crianças de todo o Brasil durante os vários meses de
aulas remotas e confinamento causado pela covid-19. Além de retratar o que os
pequenos estavam sentindo naquele momento, a ideia era exercitar a esperança de
como o mundo seria quando tudo passasse.
“É muito interessante notar que, embora
as crianças tenham sentido muito profundamente o afastamento dos amigos e
professores, elas sempre tiveram uma mensagem de esperança no futuro, mesmo
durante as piores fases da pandemia”, diz a gerente de marketing e produto da
Editora Aprende Brasil, Damila Bonato. Agora, todos esses relatos estão
reunidos em 20 volumes organizados em formato digital e separados por região.
São histórias escritas e desenhadas por estudantes da Educação Infantil e do
Ensino Fundamental, com orientação de educadores.
No papel, muitos desenhos de casinhas
para representar os dias passados sem poder sair de casa. E também muitas cores
mostrando como esses estudantes estavam imaginando a volta à vida normal, com
brincadeiras entre amigos, dias de sol no parque, restaurante com a família e
outros pequenos prazeres que precisaram ficar de lado enquanto ainda não havia
vacina para o novo coronavírus. Com apenas sete anos, Eduardo Luis Vaz Uema
desenhou uma criança em uma espécie de bolha, usando máscara e cercada por
muitos vírus, acompanhada da frase “é chato ficar só em casa”. Ao lado, para
representar como seria depois da pandemia, um fundo amarelo e duas crianças com
uma bola de futebol completam o relato por escrito “eu vou jogar futebol quando
a pandemia acabar”.
Para Damila, a simplicidade dos desenhos
e relatos dessas crianças é um documento histórico importante para as próximas
gerações. “Registrar como passamos por essa pandemia é uma forma importante
para que as próximas gerações compreendam o que foi esse período na história da
humanidade. E os relatos das crianças têm uma relevância muito grande porque
são uma visão específica de um momento histórico”, destaca. Por meio dos
e-books é possível ter uma nova dimensão do que significou, para essa geração,
mudar hábitos sociais e sanitários por tanto tempo. Emoções como tristeza,
solidão e saudades são uma constante nos desenhos vindos de todas as partes do
país e mostram que a angústia trazida por esse contexto foi vivenciada por
praticamente todas as pessoas, não importa a idade que têm ou o lugar em que
moram.
Veja
todos os desenhos clicando aqui.
Sobre o Aprende Brasil
O Sistema de Ensino Aprende Brasil oferece às redes municipais de Educação uma série de recursos, entre eles: avaliações, sistema de monitoramento, ambiente virtual de aprendizagem, assessoria pedagógica e formação continuada aos professores, além de material didático integrado e diferenciado, que contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente, o Aprende Brasil atende 290 mil alunos em mais de 210 municípios brasileiros. Saiba mais em http://sistemaaprendebrasil.com.br/.
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