Últimas

DataTech Club aposta na contramão das outras EdTechs

A startup foi viabilizada por meio de capital próprio dos fundadores e segue sem aporte de investidores até o momento. O objetivo é solucionar o apagão tecnológico capacitando profissionais de áreas de negócios como marketing e vendas, não somente desenvolvedores.

Da esquerda para a direita estão os fundadores Diego Senise e Renan Recio.

Os empresários, aplicam o conhecimento adquirido no doutorado para ensinar linguagem de programação

Foto: divulgação

Brasil, novembro de 2022 - Enquanto grande parte das startups de educação deseja ser uma espécie de plataforma streaming de cursos gravados para profissionais em início de carreira, a DataTech Club, quer aumentar a capacidade analítica e técnica das pessoas de área de negócios que desejam ser mais data driven. O termo se refere ao potencial de transformar dados em conhecimento e otimizar resultados das operações.

Há quase um ano no mercado, a ideia surgiu depois que os fundadores Renan Recio e Diego Senise criaram cursos para que os colaboradores de áreas não-técnicas aprendessem a desenhar e implementar projetos envolvendo dados e tecnologia.  “Em um dos casos, ensinamos machine learning do zero para pessoas que nunca tinham escrito uma linha de código e não eram cientistas de dados, mas conseguiam gerar boas hipóteses e enxergar otimizações concretas nas áreas em que trabalhavam”, propõe Renan, CEO da DataTech Club. 

A EdTech considera que mesmo as empresas que têm muitas pessoas desenvolvedoras e cientistas de dados ainda carecem de profissionais experientes para conectar os objetivos de negócios com os dados e tecnologias disponíveis atualmente. “A transformação digital que as organizações vivem, em geral, é orientada a dados e conta com times multidisciplinares, não só com profissionais de computação e estatística”, acrescenta Diego, Cofundador da startup.

O modelo de negócio é baseado em assinaturas anuais de cursos ao vivo e uma plataforma online com conteúdos complementares como reviews de livros, cases e entrevistas. Segundo os fundadores, o fato de haver interação ao vivo com professores que são profissionais de mercado (com feedbacks e apoio a dúvidas) tem chamado a atenção de empresas que fizeram a assinatura para diversos colaboradores. Atualmente, a EdTech tem clientes de categorias como seguradoras, bancos, varejo, indústria de bens de consumo, consultoria, entretenimento e agências de comunicação, entre outros. 

Oportunidade x Mercado

O apagão tecnológico no Brasil é uma realidade. Segundo a Associação de Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom), o mercado demanda 159 mil novos profissionais anualmente. No mesmo período, o país forma apenas 53 mil e pode acumular mais de meio milhão de vagas nos próximos três anos. A estimativa divulgada em dezembro de 2021, avalia investimento de cerca de R$ 413,5 bilhões em tecnologias de transformação digital. 

Como alternativa para diminuir o déficit de qualificação exigida pelas corporações, estimular a capacidade analítica é a aposta da DataTech Club para crescer no mercado. De acordo com estudo feito pelos empreendedores, esse público tem recursos para investir em cursos e se sente cada vez mais pressionado a mostrar resultados tangíveis do seu trabalho.

“Os alunos têm alguns anos de carreira em áreas como marketing, vendas, operações e RH. Eles precisam traduzir uma solução de negócios em um problema de dados, saber escolher as variáveis, identificar as técnicas e avaliar os resultados. Sem isso, o trabalho do cientista de dados e da pessoa desenvolvedora não será eficaz”, completa Renan.

Os fundadores possuem uma bagagem prática e background acadêmico. Renan fez doutorado em neurociência na UFABC e empreendeu usando inteligência artificial. Diego Senise estudou economia comportamental no doutorado na USP e é sócio de uma consultoria de ciência de dados há 11 anos. A DataTech Club foi viabilizada por meio de capital próprio dos fundadores e tem uma operação totalmente “bootstrap”, sem aporte de investidores até o momento.

Sobre o DataTech Club

Somos uma EdTech com foco em dados e tecnologia. Nossa missão é gerar mais capacidade analítica e técnica para as pessoas resolverem problemas práticos no mundo dos negócios. Fazemos isso por meio de um modelo de assinatura de cursos ao vivo. Os assinantes podem participar de diversas aulas em tempo real (on-line) ao longo do ano com professores que são referências no mercado. Os alunos também têm acesso a uma plataforma de conteúdos exclusivos. Nosso foco não é só o “tecniquês”, é capacitar profissionais de áreas de negócios a serem mais data driven.

Nenhum comentário