Cuidado com a Black Friday: despreparo pode ameaçar o sucesso das empresas
Claudio Dias, CEO da Magis5, aponta o que os lojistas devem fazer para se destacarem na data
O lojista de e-commerce está cansado de saber que a Black Friday é uma oportunidade para atrair clientes e aumentar as vendas. Mas para que a data renda bons frutos, as marcas precisam, antes de lançar as promoções, saber se estão preparadas para o momento.
Isso porque, com a alta demanda nessa data, muitos lojistas podem não se dar conta de que, independentemente do seu porte, as vendas podem aumentar consideravelmente e a falta de preparo pode manchar a reputação.
Para aproveitar a data, Claudio Dias, CEO da Magis5, faz algumas recomendações para que os lojistas evitem os gargalos mais comuns, como o atraso nas entregas.
Claudio Dias, CEO da Magis5
“Uma empresa não preparada para a data pode receber muitas reclamações de clientes, como pedidos de troca, devoluções e queda de vendas. À medida que o tempo passa, pode impactar consideravelmente no faturamento do negócio e ela pode até mesmo falir”, disse.
Outro passo importante é analisar o que a marca fez nas Black Friday anteriores — caso tenha participado — para verificar onde errou e o que acertou.
“É preciso avaliar quais produtos podem receber descontos para que não afete a lucratividade do negócio. Utilizar estratégias de gestão de estoque como a Curva ABC pode facilitar esse entendimento”, disse Claudio.
Ele também indica a importância de uma estratégia de comunicação forte e coordenada e uma equipe de vendas preparada para atender as demandas. “A partir do que a empresa tem a oferecer de promoções para a data, é preciso que ela avalie se é necessário contratar mais funcionários e quais canais, tanto de comunicação como de vendas, para a sua loja pode expandir”, reforça.
De acordo Dias, mais do que uma data momentânea para garantir os lucros, os lojistas precisam enxergar a Black Friday como estratégia de aquisição de novos clientes. Uma das medidas é criar ações de pós-venda.
“A data se torna uma porta de entrada para estabelecer um relacionamento. Por isso, um pós-venda eficiente com o consumidor que chega a um dos canais de comunicação é um passo importante para fidelizar o cliente e convencê-lo a comprar novamente na sua loja”, sublinha.
Ferramenta de automação
Para garantir que as etapas do atendimento dos pedidos sejam percorridas com êxito, muitos lojistas recorrem a mecanismos de automação. A principal vantagem para a empresa que adota uma ferramenta como essa é a economia de tempo que ela proporciona. “Tempo no e-commerce equivale à receita, afinal, na Black Friday tudo acontece muito rápido. Se um visitante entrar em um site que demora minutos para carregar, ele irá fechar antes e partirá para outro, por exemplo”, traduz Claudio.
Por meio da automação, o controle de estoque se torna muito mais simples de ser gerido e os erros podem chegar a zerar, por exemplo. Outro benefício é o controle da entrega do pedido, o que ajuda a evitar erros de comunicação entre os canais.
“Com um hub de automação, ao bipar seu produto, o próprio software dá baixa em sua plataforma e no marketplace em que ocorreu a venda, permitindo que o lojista não venda itens que já não tenha mais no estoque e que possam frustrar o cliente”, destaca o CEO.
SOBRE A STARTUP MAGIS5
Fundada em 2019, e com sede em Rio Claro, interior de São Paulo, a startup Magis5, enquanto hub de automação e gestão de e-commerce em marketplaces, ajuda vendedores a escalarem seu negócio ao agilizar e simplificar processos operacionais. A plataforma reúne vendedores de marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu, entre tantos outros. Mais informações em: https://magis5.com.br/
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