Educação 5.0 Preparando as crianças para usar a tecnologia na construção de um mundo mais humano
É preciso estimular os alunos a desenvolverem o
senso crítico, a autonomia, o uso consciente e apropriado, ético, reflexivo e
criativo da tecnologia
Por Gilberto Barroso e Vitor Azambuja
Um novo universo está tomando conta dos
debates sobre Educação. Depois da tecnologia, que se tornou aliada fundamental
do ensino e aprendizagem, é preciso preparar as crianças para lidar com essa
grande oferta de recursos tecnológicos na construção de um mundo mais humano e
acolhedor. Aí entra a Educação 5.0, que propõe o desenvolvimento de habilidades
socioemocionais, preparando melhor o cidadão para lidar com os desafios atuais
e do futuro, desde os anos iniciais da educação.
É extremamente necessário estimular os
alunos a desenvolverem o senso crítico, a autonomia, o uso consciente e
apropriado, ético, reflexivo e criativo da tecnologia. E isso deve ser aplicado
desde a educação básica. Entender o que pode ou não ser absorvido por eles, e
qual material deve ser compartilhado entre os alunos, é de extrema importância.
Nesse processo, o professor deve desenvolver novas habilidades e competências
para aprimorar o processo pedagógico e inserir no aprendizado ferramentas
digitais com intuito de criar estímulos cognitivos diferenciados.
Desde o letramento, o ensino da escrita,
o educador deve estar sempre atento para que os alunos desenvolvam o senso
crítico. O incentivo à leitura, para que as crianças estimulem a imaginação, a
criatividade e desenvolvam um repertório, continua sendo fundamental. Não
importa se ele vai ler um livro impresso ou usar ferramentas como celular e
tablets e outros aparelhos. Ler e interpretar um texto possibilita ao aluno
desenvolver habilidades importantes como: autoconhecimento, memória, atenção,
autoconfiança e o engajamento educacional.
Criar o hábito da leitura faz com que o
aluno se questione e questione o que está lendo, principalmente no mundo
digital, cheio de informações, verdadeiras ou não. Com toda certeza, um
estudante com uma base cultural desenvolvida, terá grandes vantagens ao resolver
problemas complexos pautados no pensamento crítico.
Segundo estudos, a Educação 5.0 afirma
que conhecimentos digitais e tecnológicos são importantes, porém, pesquisadores
em inovação e educação afirmam a importância do desenvolvimento das competências
socioemocionais, justificando que são essas competências que capacitam o
estudante para o usa da tecnologia de forma criativa, saudável e produtiva para
intervir em sua realidade criando soluções relevantes para si e para a
sociedade em geral.
A alfabetização continua tendo papel
fundamental, lembrando que os processos de alfabetização e letramento são
interdependentes. Quanto mais provida de ferramentas e bem articulada a
alfabetização, mais significativa será a aprendizagem.
Para que essa equação funcione, são
necessárias ações efetivas na formação dos educadores. A escola precisa estar
aberta a mudanças não somente em sua estrutura física, mas curricular também.
As crianças das novas gerações já estão inseridas nesse contexto de
transformações. O principal é escutá-las e observar pelo que realmente se
interessam. Com esse exercício, poderemos ser surpreendidos com a escolha dos
pequenos em atividades fora do contexto tecnológico, futurístico.
Não podemos ignorar o fato de que as
crianças embora vivam nesse universo tecnológico, elas ainda preferem o
“simples” a criação de objetos como brinquedos e jogos com as suas próprias
mãos. O currículo precisa estar relacionado às mudanças e deve fazer sentido.
Questões simples como o ensino de disciplinas por mestres apaixonados por sua
especialidade farão toda a diferença. O grande impacto está na transformação da
escola como instituição de ensino que engloba o corpo docente, família e
alunos.
O programa educacional De Criança Para
Criança criou uma metodologia chamada "Criando Juntos" que tem fácil
aplicação e pode ser adaptada a qualquer sistema de ensino, escola ou
instituição, que motiva o estudante a aprender de forma participativa, criativa
e lúdica, além de torná-lo corresponsável no processo. Inspirada nos conteúdos
propostos pelas áreas do conhecimento, como Geografia, História, Matemática,
Ciências etc, a turma constrói uma história, a ilustra com desenhos dos
personagens, objetos e cenários que a compõem e narram, gravando pelo celular.
Com esse material em mãos (história, desenhos e narrações), compartilhado pelo
professor e alunos através de uma plataforma colaborativa, a equipe do De
Criança Para Criança pode então produzir uma linda animação. Uma das maiores
vantagens desta metodologia ativa é fazer com que o aluno perceba que ele é o
maior responsável pela sua aprendizagem. Quando ele se percebe entendendo os
conteúdos, torna-se motivado em continuar este processo. Aliar criatividade,
ludicidade, tecnologia ao aprendizado e dar voz às crianças, são, sem dúvida,
os grandes diferenciais do De Criança Para Criança.
Sobre Gilberto Barroso
Pai de três filhos, é brasileiro,
nascido em São Paulo. Formado em Administração, trabalhou em diversos
segmentos, mas se especializou no segmento de Pay TV, atuando desde seu início
no Brasil, distribuindo HBO até ser diretor da Sony Pictures. Lançou vários
canais como AXN, Warner, Sony, Cinemax, HBO, History Channel e E!. Em 2015
largou o segmento de Pay TV para lançar o programa De Criança Para Criança.
Gilberto é o CEO da empresa e tem como propósito fazer com que crianças do
mundo todo aprendam e compartilhem conhecimento de forma criativa e
democrática.
Sobre Vitor Azambuja
Vitor Azambuja é brasileiro nascido no
Rio de Janeiro. Especialista em criação, é diretor de arte e artista plástico.
Formado em publicidade e piano clássico. Trabalhou em diversas agências de
propaganda, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, criando filmes e
anúncios para grandes anunciantes. Foi premiado em festivais de propaganda,
tais como Figueira da Foz, Colunistas, Clube de criação de São Paulo, Art
Directors em Londres e New York Festival. Realizou exposições de pinturas em
São Paulo, Rio De Janeiro, Nova Iorque, Miami e Paris. Um dos criadores do
programa De Criança Para Criança. Seu propósito é fazer com que as crianças do
mundo inteiro aprendam desenvolvendo a sua criatividade.
Sobre o De Criança para Criança
O programa De Criança para Criança
oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o
mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a
oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem.
Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem
mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre
temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias,
fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que
posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os
horizontes educacionais.
https://www.decriancaparacrianca.com.br/pt/
https://www.instagram.com/decriancaparacrianca/
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