Empresas do segmento energético expandem sua atuação com produtos e serviços personalizados para atender as demandas do consumidor final
Popularização do uso de energia limpa em
residência e produtos inovadores que oferecem segurança, conforto e economia
para casas conectadas estão entre as principais soluções oferecidas pelas
empresas do setor ao cliente
O
mercado energético é um dos que mais cresce em todo o mundo, com destaque claro
para as energias renováveis. De acordo com a Agência Internacional de Energia
(IEA), em 2021, os incrementos de capacidade da energia renovável aumentaram
6%, batendo recorde e atingindo cerca de 295 GW (cerca de 20 usinas de Itaipu),
um crescimento maior do que o previsto no de 2020 pela própria IEA.
O
avanço do segmento impulsionou a expansão de empresas do setor energético que
atuam em diferentes nichos. Outros pontos que colaboraram para o crescimento do
segmento foram a preocupação das empresas em trazer as reais necessidades do
consumidor para o centro do desenvolvimento de seus produtos e serviços, além
da atuação dessas organizações para popularizar conceitos que favoreçam o
desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.
Startup
com foco em geração distribuída de energia limpa chega ao interior de SP com
serviço gratuito
Entre
as empresas que ampliaram seu mercado de atuação com foco no consumidor, para
levar benefícios que impactem tanto no meio ambiente quanto no bolso do público
final está a Metha Energia, uma startup com foco em geração distribuída de
energia limpa. A empresa nasceu em Minas Gerais, onde está presente em 450
cidades, incluindo a capital, Belo Horizonte e enxergou a necessidade de levar
seu serviço para outros estados, levando em consideração os benéficos do
serviço prestado para a população.
Dentro
desse contexto, recentemente a Metha anunciou a expansão do negócio para mais
de 230 municípios do interior de São Paulo. “O estado de São Paulo é um dos
mais estratégicos em nosso setor. Não só pelo volume da população ou da
concentração dos tomadores de decisão, mas também pela dificuldade em alocar
usinas de GD no estado. Nossa expectativa é que nos próximos anos tenhamos
algumas centenas de milhares de clientes no estado, principalmente com a
entrada na capital que está por vir”, ressalta Victor Soares, cofundador e CEO
da Metha Energia.
A
partir de agora, por meio do serviço da empresa, os consumidores desses
municípios poderão ter energia renovável conectada a sua residência
gratuitamente, com isso, o cliente consegue ter uma redução de até 15% no valor
na conta de luz, sem a necessidade de obras ou investimentos em suas
casas.
“Nosso
cliente não precisa gastar para aderir o serviço. A CPFL Paulista, que é a
concessionária dessas cidades, continuará sendo a distribuidora de energia das
residências, sem nenhum custo extra. O que muda é que a casa passa a utilizar a
energia limpa da Metha”, destaca Soares.
Economia
e segurança residencial: Steck leva digitalização e soluções inteligentes para
o mercado Colombiano
Entender
as demandas do público final e desenvolver produtos que sejam capazes de
oferecer segurança, tecnologia e inovação também se tornou indispensável para
as empresas que fornecem soluções elétricas. Entendendo este cenário, a Steck,
líder nesse mercado, passou por um processo de rebranding, buscando conectar o
desenvolvimento de seus produtos as necessidades do consumidor final.
O
CEO da empresa, Klecios Souza, afirma que o processo de reposicionamento
revolucionou a maneira como a empresa se comunica com os consumidores finais.
“Fizemos adaptações para mostrar que nossos produtos são capazes de
proporcionar segurança, conforto, inovação e economia para todos os clientes.
Queremos ser reconhecidos cada vez mais como uma marca com produtos
inteligentes, sustentáveis, de fácil manuseio que oferece soluções elétricas e
tecnológicas a nossos clientes, sempre alinhados às necessidades e demandas
atuais e considerando questões sociais e ambientais em tudo que fazemos”.
Com
o investimento em inovação e na diversificação do seu portfólio, a projeção da
Steck é crescer mais de 25% ainda em 2022, investindo cerca de 3% de seu
faturamento em pesquisas e no desenvolvimento de produtos, para alcançar os
mais diversos públicos, principalmente o residencial. Um dos focos da marca é
reforçar sua presença em toda a América Latina, especialmente no mercado
colombiano.
"O mercado colombiano é muito importante para a nossa empresa e representa 18% das nossas vendas em toda a América Latina. Temos muito espaço de crescimento na Colômbia, especialmente no segmento residencial, para o qual olhamos com muita atenção”, finaliza o CEO.a
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