Encontro sensibiliza lideranças municipais para promover educação pública com mais equidade
Evento faz parte do processo de adesão das
redes municipais de educação à 2ª turma do Programa de Formação de Lideranças
Educacionais do Centro Lemann
29 de novembro de 2022 - Nos dias 30 de novembro e 1º de
dezembro, cerca de 100 prefeitas(os) e secretárias(os) de educação de 43
municípios brasileiros se reunirão em Sobral (CE) para refletir sobre o seu
papel na promoção de uma educação pública de qualidade para todas(os), sem que
nenhum(a) estudante fique para trás. O 2º
Encontro de Prefeitas e Prefeitos pela Equidade na Educação é
uma iniciativa do Centro Lemann e faz parte do processo de adesão ao Programa
de Formação de Lideranças Educacionais, que já atende 49 redes municipais
localizadas nas cinco regiões do país e abriu inscrições para novos
interessados.
Ao longo do evento, as lideranças
municipais terão a oportunidade de analisar os dados educacionais dos seus
municípios a partir de recortes de raça, gênero, nível socioeconômico,
geografia e deficiência, de forma a ter uma visão mais ampla sobre as
desigualdades existentes em suas redes e escolas. Também dialogarão com
prefeito e ex-prefeitos de Sobral, que assumiram o compromisso político e
tomaram decisões inovadoras que resultaram na revolução educacional
realizada naquele município.
Participantes poderão conhecer mais a
fundo o Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann,
iniciativa que visa fortalecer o compromisso e a capacidade de gestores
de promover aprendizagem com qualidade e equidade em suas escolas e redes.
Também poderão interagir com lideranças, que fazem parte da primeira
turma do programa, iniciado em 2022, a exemplo de Ana Albuquerque,
vice-prefeita de Currais Novos (RN), e
Simone do Rocio, secretária de educação de Ponta Grossa
(PR).
"Nas mais bem-sucedidas
experiências de enfrentamento às desigualdades na educação, gestores de
secretarias e escolas assumem e desenvolvem papel estratégico na afirmação de
uma educação que, de fato, promova a equidade”, ressaltou Rogers Mendes, gestor
do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann.
Em Sobral, as lideranças terão a
oportunidade de entrar em contato com uma das experiências mais exitosas no
cenário educacional brasileiro, conhecida por enfatizar a alfabetização e
eliminar a evasão escolar. A programação também irá oportunizar momentos
de trocas, como a roda de conversa com as principais lideranças educacionais
responsáveis pela revolução educacional empreendida no município cearense, a
exemplo de Ivo Gomes
e Veveu Arruda,
respectivamente prefeito e ex-prefeito de Sobral.
A equipe da Secretaria de Educação do
município irá compartilhar sua experiência com a seleção de gestoras(es)
escolares. Participam deste debate Herbert
Lima Vasconcelos, secretário de educação, Amaury Gomes, diretor da
Esfapege, Sâmia Linhares, superintendente
escolar, e Cleber
Rodrigues, diretor da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Sá.
Por fim, os participantes vão conhecer
as contrapartidas e os compromissos para adesão ao Programa de Formação.
PROGRAMAÇÃO
30/11
Manhã
Momento 1- Abertura e acolhida
Momento 2 - Atividade de engajamento
Momento 3 - Apresentação: marcadores de desigualdade
na educação
Momento 4- Painel interativo: “Qual o papel de uma
prefeita e de um prefeito na garantia de educação com qualidade e equidade no
seu município”
Com Cid Gomes, ex-prefeito da cidade de Sobral
e atual senador do estado do Ceará, Ivo
Gomes, prefeito de Sobral, Veveu Arruda,
ex-prefeito de Sobral e diretor-executivo da Associação Bem Comum.
Tarde
Momento 5 - Painel interativo: “A experiência de
Sobral com seleção, formação e acompanhamento de gestoras(es) escolares”
Com Herbert Lima Vasconcelos, secretário de
educação de Sobral, Amaury
Gomes, diretor da Esfapege, Sâmia Linhares, superintendente, e Cleber
Rodrigues, diretor da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Sá.
Momento 6 - Apresentação dialogada
Com Rogers Mendes, gestor do Programa de
Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann, Ana Albuquerque,
vice-prefeita de Currais Novos (RN),
Simone do Rocio, secretária da educação de Ponta Grossa
(PR).
01/12
Manhã
Momento 1 - Abertura e acolhimento
Momento 2 - Autoavaliação das condições das redes
para adesão ao Programa de Formação de Lideranças Educacionais
Momento 3 - Atividade em grupo para
identificação de soluções aos possíveis desafios das redes, relativos ao
desenvolvimento do Programa de Formação de Lideranças
Momento 4 - Plenária final: discussão sobre soluções
e compromissos para o desenvolvimento do Programa de Formação de Lideranças
Educacionais
Momento 5 - Orientações finais para adesão ao
Programa de Formação de Lideranças Educacionais
Sobre o Centro Lemann
O Centro Lemann nasce em 2021, sob o
paradigma de que todas as pessoas são capazes de aprender independentemente dos
seus contextos e características pessoais. Somos uma organização independente,
apartidária e global, idealizada pela Fundação Lemann. Nossa missão é promover
aprendizagem e desenvolvimento integral com qualidade e equidade na educação
básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa
aplicada.
O município de Sobral nos serve como
inspiração por ter superado desafios complexos, demonstrando que é possível
garantir aprendizagem adequada para crianças e jovens, sem que nenhum(a)
deles(as) fique para trás.
Nosso propósito se realiza a partir de
três programas: Formação de Lideranças Educacionais, Pesquisa Aplicada e
South-South Coalition. O
Programa de Formação de Lideranças Educacionais visa fortalecer
o compromisso e a capacidade de gestores educacionais de promover aprendizagem
com qualidade e equidade em suas escolas e redes públicas de educação. O Programa de Pesquisa Aplicada
busca apoiar pesquisadores e centros de pesquisas nacionais e internacionais a
realizarem estudos de ponta que indiquem evidências e soluções efetivas para
melhoria da qualidade e redução das desigualdades educacionais. O Programa South-South Coalition
tem por objetivo fortalecer a capacidade de líderes educacionais do Sul Global
de criar ou impulsionar coalizões para promover reformas educacionais voltadas
a melhorar a aprendizagem na educação básica em seus países.
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