Últimas

Energia compartilhada será pauta de discussão de Fórum ESG em Salvador

Evento acontecerá em 1° de dezembro no Espaço Mário Cravo em Salvador

Com o objetivo de disseminar novas práticas de sustentabilidade e governança no universo corporativo, o Senac, em parceria com a Fecomércio Bahia realiza, no dia 01 de dezembro o Fórum ESG no Espaço Mário Cravo, localizado no prédio da Casa do Comércio, em Salvador, capital baiana.

 

O termo ESG é uma sigla em inglês (Environmental, Social and Governance) ou Ambiental, Social e Governança (ASG em português). Essas três letras praticamente substituíram a palavra sustentabilidade no universo corporativo e indicam se as operações das empresas são socialmente responsáveis, sustentáveis e corretamente gerenciadas, já que o conceito é usado para descrever o quanto um negócio busca meios de minimizar seus impactos ao meio ambiente, sua responsabilidade social e a adoção de boas práticas administrativas.

 

O Fórum ESG será composto por painéis com apresentações e exposição de casos de sucesso de empresas renomadas, além de um momento técnico com orientações práticas e objetivas, de como implementar ESG nos negócios.

Meio ambiente, energia limpa e economia

 

O painel de abertura do evento trará como tema “Meio Ambiente como oportunidade de negócio e de salvar o planeta”, com Augusto Cruz - Advogado, Professor Consultor, escritor e autor do livro Introdução ao ESG, Cleber Paradela - CMO da empresa Juntos Energia Limpa, e Neide Tavares - Gerente de Experiência Sustentabilidade (Costa do Sauípe). 

 

A Juntos Energia é a primeira empresa a conseguir conectar usinas de energia solar às redes das concessionárias. Por conta das resoluções normativas (ANEEL 482/2012 e 687/2015) e novas leis (14300/2022), o mercado de energia abriu a oportunidade para que empresas de tecnologia possam conectar fazendas solares e eólicas diretamente a residências ou empresas, utilizando a própria rede de distribuição das concessionárias existentes.

 

Além de reduzir os impactos no meio ambiente e nas mudanças climáticas, a tecnologia de energia compartilhada da Juntos Energia promove uma redução significativa na conta de luz todos os meses, sem necessidade de instalações de placas fotovoltaicas ou taxas de adesão. A empresa também promove uma cadeia produtiva de ganhos, gerando renda para pequenos produtores de energia em zona rural e áreas urbanas. 

 

“A próxima onda é escolher qual serviço de energia o cliente quer utilizar para a sua casa ou empresa. A energia limpa digital é um produto tão inovador em um momento de abertura do mercado de energia, justamente quando a sociedade mais tem buscado alternativas para redução de custos de energia e emissão de carbono”, afirma Cleber Paradela. 

 

O evento também trará apresentações e casos práticos de empresas como Unilever, Bamin, Moura Dubeux, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), e nomes como Roberta Föppel e Leana Mattei.

 

As inscrições são gratuitas e com emissão de certificado. Os interessados podem acessar o site http://www.ba.senac.br/esg para realizar a matrícula. Mais informações pelo telefone (que funciona como WhatsApp) 71 3186-4000.

 

Juntos Energia 

A Juntos Energia tem como fundadores José Otávio Bustamante e Rodrigo Protázio. O projeto nasceu a partir de um trabalho acadêmico de um curso criado pelas universidades de Harvard e MIT. Ao final do curso, 400 protótipos foram submetidos, e o modelo de painel solar híbrido criado por José Otávio acabou entre os 20 selecionados para aprofundarem a prototipação ao Prototype Camp do MIT. E foi através da troca com outros especialistas em geração de energia que o empreendedor decidiu criar um projeto baseado no modelo de negócio atual da empresa, focando no serviço de compartilhamento de energia. O projeto venceu uma série de premiações e recebeu aceleração, mentoria e investimentos. Em 2021, foi comprada pelo fundo de private equity americano Alothon Group e Elétron Energy, uma das maiores geradoras de energia elétrica e de gás natural do Brasil.

Nenhum comentário