eSales lança solução para gestão de logística reversa
A tecnologia já está em uso
por grandes marcas do mercado farmacêutico para reduzir prejuízos e aumentar
retorno de valores a partir da adoção da interface
Crédito foto: Divulgação eSales
A administração do transporte de mercadorias tem impacto
direto na eficiência logística de uma empresa. Quando ela trabalha com mais de
uma transportadora, essa gestão é ainda mais crítica. É aí que entra a
tecnologia, com a missão de otimizar as operações, especialmente no que diz
respeito a cargas extraviadas ou danificadas.
Nesse sentido, a eSales apresenta uma novidade ao mercado:
o gerenciador de devolução e ressarcimento de cargas. O lançamento focado em
logística reversa foi desenvolvido a partir da necessidade de clientes da
companhia, que faziam esse controle manualmente, por e-mail ou tabelas.
A solução tem como objetivo reduzir os danos materiais, a
reincidência de erros e assegurar o reembolso quando a carga é prejudicada por
transportadoras durante o trajeto.
"A plataforma integra o fluxo de informações entre
embarcador e transportador para facilitar o controle de avarias. O
transportador responde a um SLA [Acordo de Nível de Serviço], que ele pode
julgar ok ou não. Então, o embarcador vai decidir se vai cobrar o prejuízo da
outra parte ou se o problema ocorreu na própria operação", detalha Thiago
Miranda, Product Owner da eSales.
O gerenciador de devolução e ressarcimento estava em fase
piloto desde fevereiro. Lançado oficialmente este mês, já atende empresas do
setor farmacêutico. Em pouco tempo de uso, esses clientes já percebem
resultados positivos, como tempo de reação mais rápido, histórico de cobranças
registrado, aumento nos ressarcimentos e otimização de processos. A solução
auxilia ainda para uma maior eficiência na gestão da operação e na melhoria do
serviço realizado pelas transportadoras.
"Os relatórios produzidos no final do mês sobre a
performance das transportadoras são baseados no SLA. Isso é bem importante para
fazê-las cumprir o seu dever de entrega e resposta aos incidentes dentro dos
prazos, o que indiretamente gera um aumento na qualidade dos serviços prestados
aos embarcadores", explica o Architecture Team Leader da eSales, Danilo
Pimentel.
Segundo o CRO do Grupo eSales, Voltér Trein, a plataforma
é um investimento inteligente em especial para o segmento farmacêutico, mas
também pode ser implementada em outras áreas do mercado.
"Produtos de higiene pessoal, limpeza, móveis e eletrodomésticos, por exemplo, são itens de longa duração. Medicamentos, por outro lado, têm como característica marcante prazos de validade mais curtos, o que exige uma agilidade ainda maior na logística", considera o executivo. "Produtos perecíveis, em geral, precisam de uma solução como esta — o mercado de laticínios e derivados, por exemplo, pode ser profundamente beneficiado pela interface", analisa.
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