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Fim dos cookies: marcas têm a oportunidade de desenvolver 'outra relação' com os clientes

Hernán Salas, Diretor de Comunicação para LATAM & MENA na 24TTL

*O Google planeja eliminar gradualmente os cookies de terceiros até 2024

*O fim dos cookies de rastreamento e coleta de dados dá às marcas a oportunidade de reconstruir criativamente um relacionamento mais próximo com seus clientes

O Google anunciou recentemente que atrasará a data limite, de 2023 até o final de 2024, para eliminar gradualmente os cookies de terceiros de seus mecanismos de buscas e ferramentas. Embora isso tenha sido recebido com algum alívio por parte dos profissionais de marketing que ainda dependem de dados de terceiros, alguns líderes do setor veem esse movimento como uma oportunidade para reconstruir o relacionamento marca-consumidor, usando tecnologias mais recentes e promovendo algum tipo de relacionamento mais próximo e personalizado com seus clientes.

“As pessoas falam sobre o fim dos cookies de terceiros como a beira do precipício que estamos nos aproximando lentamente, mas a verdade é que as melhores marcas já estão se afastando de sua dependência de dados de terceiros”, diz Hernán Salas, Diretor de Comunicação para LATAM & MENA na 24TTL, desenvolvedora internacional de produtos tecnológicos inovadores na área de varejo online. 

Mesmo antes do fim dos cookies, seu uso e dados de terceiros estão caindo cada vez mais. Eles não apenas se tornaram alvo de legislação nos Estados Unidos, na União Europeia e além, mas um relatório recente da KPMG afirmou que 86% dos americanos consideram a privacidade de dados uma "preocupação". Outros 40% não confiam que as empresas usem seus dados eticamente, o que a KPMG chama de "lacuna de confiança do consumidor".

"Publicidade e e-mails direcionados com base em dados de terceiros são cada vez mais vistos pelos clientes como uma estratégia muito ruim. Na realidade, isso pode criar uma lacuna maior entre o cliente e a marca, que é exatamente o oposto do que é, e que todas as grandes empresas e marqueteiros propuseram", continua Salas.

Em vez disso, marcas e profissionais de marketing inovadores já estão repensando os tipos de relacionamento que desejam construir com seus clientes, além do rastreamento e da coleta de dados. "Pessoas inteligentes estão desenvolvendo a abordagem oposta. O que estamos chamando de 'nova proximidade'", explica ele. 

“Através da combinação de inovações como Inteligência Artificial conversacional ou realidade aumentada, as empresas podem renovar seu foco no desenvolvimento de uma identidade de marca criativa e atraente que se destaque online, impulsionando o envolvimento e a fidelidade do cliente.

Uma área em que as marcas estão cada vez mais voltando sua atenção é para marketplaces, como Amazon e o Mercado Livre, que cresceram mais de 500% desde 2007. De fato, um relatório recente da Edge by Ascential prevê que, até 2027, as vendas de Marketplaces serão o maior e mais rápido canal de varejo do mundo, com mais de US$ 1,3 trilhão em vendas e um total de 38% de todo o crescimento global das vendas no varejo.

“‘Nova Proximidade’ é a mentalidade de que as marcas podem recompensar os clientes e se destacar no mercado, adotando novas tecnologias e criando experiências e envolventes”, continua Hernán. 

“Por exemplo, ajudamos marcas (como LG e Hansa) a fornecer a seus clientes modelos de produtos de realidade aumentada para que aqueles que vão comprá-los possam instantaneamente ‘ver’ como ficariam em sua casa”, comenta. 

Tais inovações atraentes e úteis melhoraram o tempo gasto na versão móvel (LG) do site de um cliente em 35%. De acordo com o especialista, isso aumentou a taxa de conversão da empresa em 34%, as visualizações de página em 32% e as vendas em 79%.

As empresas também podem aproveitar as novas tecnologias oferecidas, como a capacidade da 24TTL de armazenar informações de marca e produto em seus próprios servidores em vez de varejistas terceirizados, o que significa que, uma vez que fazem novas alterações e atualizações em seus produtos e marcas, a mudança é perceptível em todos os mercados simultaneamente.

“Estas são apenas algumas das maneiras pelas quais os avanços na tecnologia podem ser aproveitados para compensar o futuro sem cookies. De fato, as marcas que estão se antecipando a esta mudança, sem dúvida, serão capazes de criar relacionamentos mais próximos e de maior confiança com seus clientes do que aquelas que ficam para trás, isso quando os cookies se tornarem coisa do passado”, conclui Hernan.

Sobre a 24TTL

Fundada em 2007, a 24TTL é uma desenvolvedora internacional de produtos tecnológicos inovadores na área de varejo online. As soluções da 24TTL permitem que as marcas aumentem a conversão e as vendas por meio do monitoramento automatizado da presença de uma marca nos mercados, além de criar e distribuir conteúdo rico, incluindo vídeos e realidade aumentada. Além disso, os clientes da 24TTL podem analisar a qualidade desse conteúdo e criar uma estratégia para seu desenvolvimento. As principais vantagens das soluções de TI da 24TTL são o uso de tecnologias de inteligência artificial e a capacidade de customizar os produtos de TI da empresa para atender aos requisitos específicos da indústria do cliente. Os serviços 24TTL estão disponíveis por assinatura no formato SaaS (Software as a Service).

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