Franquias: modelo de negócio ideal para pequenas cidades
As redes de franquias
seguem avançando pelo Brasil e se tornando referência de sucesso para pessoas
que desejam abrir um negócio próprio. Segundo a Associação Brasileira de
Franchising (ABF), mais de 50% das cidades brasileiras possuem alguma unidade
de franquia e em 2021 o setor registrou um faturamento de mais de R$ 185
bilhões.
Apesar de muito
consolidado no país, o franchising ainda tem muito o que expandir,
principalmente em pequenas cidades e nos interiores, onde o número de unidades
ainda é pequeno, mas que vem crescendo a cada ano. A ABF mapeou a presença do
franchising nos municípios brasileiros e a região que mais apresentou
crescimento em unidades foi São José do Rio Preto, no interior de São Paulo,
com uma variação de 12%. São Bernardo do Campo também aparece na lista, com um
crescimento de 9%.
Um modelo ideal e muito
procurado pelas pessoas em cidades pequenas é o de micro franquias, que oferece
um investimento de baixo custo, para quem não possui capital para investir
grandes quantias. Esse modelo permite que a operação seja feita por uma equipe
reduzida, aumentando o lucro do franqueado.
Outra opção são as micro franquias home based,
que além de baixo investimento, permite que a operação seja feita de casa, sem
a necessidade de um local físico. O negócio pode começar na sala de casa e
ainda atender uma região maior que a da própria cidade, já que os clientes
podem contratar o serviço ou comprar o produto sem precisar se locomover até a
loja física.
Um exemplo disso é a Top English,
escola de inglês com mais de 40 unidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.
Toda a administração é feita de casa e as aulas podem ser ministradas on-line
ou presencial, de acordo com a escolha de cada aluno. “Por ser home based os custos
operacionais fixos são extremamente baixos, já que não tem aluguel,
funcionários e taxas inerentes a operação física de uma escola”,
explica Dilson Kossoski, CEO e fundador da Top English.
Possibilitando
trabalhar de casa, sem ter um ponto de operação, o modelo ainda permite ser
administrado em horários flexíveis. “O
franqueado pode manter o emprego atual, esperar os meses de retorno da franquia
e expandir sua atuação na região. Isso permite um ganho maior de renda e o
franqueado decidir ou não se continua com o emprego tradicional ou se mantém as
duas frentes”, completa Dilson.
De acordo com os últimos
números divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) houve um
avanço das operações nos formatos mais enxutos, de menor investimento.
Enquanto em 2020, as
franquias home based representavam 7,1% do total das unidades das redes
pesquisadas, no ano seguinte eram 10,3% e em 2022 subiram para 14,8%.
Top English
RX da franquia
Modelo de negócios: Escola de idiomas /
home based
Segmento
de atuação:
Educação
Ano
de fundação:
1997
Ano
de início do Franchising: 2011
Número
de unidades total: 46
Número
de unidades próprias: 04
Unidades
no exterior:
04
Investimento
máximo:
48.000,00 (já incluso taxa de franquia e capital de giro)
Royalties: 1.500,00 (valor
mínimo) ou 15% dos royalties brutos recebidos
Taxa
de publicidade:
R$ 430,00
Área
mínima por unidade: não se aplica
Nº
de funcionários por unidade: 0
Faturamento
médio mensal:
20 a 25 mil
Prazo
de retorno de investimento: 12 a 18 meses
Prazo
de contrato:
60 meses
Telefone: (82) 3338-2679
Site: https://topenglish.com.br/
E-mail
para contato: franquias@topenglish.com.br
Nenhum comentário