Funil de vendas é uma das estratégias utilizadas por franquia de energia solar para aumentar o faturamento
Getpower gerou mais de 25 mil leads e mais de 800
projetos comercializados, após começar a utilizar a ferramenta
Muitas empresas, atualmente, ainda utilizam de um
antigo método para aumentar as suas vendas, conhecido como Porta a Porta (PAP).
Porém, neste momento essa estratégia passou a ser pouco efetiva, não gerando os
resultados que os empreendedores desejam.
Com isso, muitos negócios passaram a adotar um método
novo e totalmente digital, denominado de funil de vendas. É um processo de
marketing e vendas, que tem como objetivo acompanhar a evolução do cliente
desde o primeiro contato dele com a empresa até o momento do fechamento do
negócio.
A Getpower Solar – franquia especializada em
energia fotovoltaica – iniciou a sua trajetória com a antiga tática PAP, porém
enxergaram que não era o melhor plano e adotaram o funil de vendas, que hoje é
um dos principais diferenciais que a rede oferece ao franqueado.
“Lá atrás nós ‘erramos’ tentando seguir esse modelo
pouco efetivo, fazendo entrega de panfleto diretamente nas residências dos
clientes, não gerando nenhum retorno. Diante disso, estruturamos uma
metodologia para capturar os clientes, que contam com dois princípios”, detalha
Victor Peixoto, CEO da marca.
Posicionamento digital
Os dois princípios utilizados pela Getpower se baseiam
em gerar um posicionamento digital, através de campanhas por meio de tráfego
pago e a prospecção digital de clientes, utilizando as ferramentas de
mapeamento digital.
“Nós investimos em mídias sociais como Youtube,
Instagram, Facebook e outras redes, para capturar, conscientizar e nutrir novos
clientes. Ou seja, aquele cliente que já está pronto para comprar ou procurando
sobre o produto”, conta Peixoto.
O CEO da franquia de energia solar explica que essa
primeira etapa também é trabalhada aos clientes que já ouviram falar sobre o
produto, porém não têm consciência sobre a dor e para os que ainda não têm
nenhum entendimento ou que nunca ouviram falar.
“Fazendo essas campanhas de tráfego, nós levamos os
clientes para dentro de uma página de simulação, onde ele simula com o valor da
conta de energia quanto ele pode economizar e também qual seria o valor de
investimento”, explica Victor.
Prospecção digital
A prospecção digital, segunda etapa do processo, é
feita através de ferramentas de mapeamento digital e a utilização de CRM. Com
isso, a rede busca clientes por meio de uma abordagem por telefone mais
qualitativa, a fim de encontrar o tomador de decisão.
“Com essa identificação nossa intenção é agendar uma
reunião do cliente com um especialista para que ele entenda mais sobre as
possibilidades de negócio. Esse posicionamento permite uma diferenciação, pois
só abordamos e damos continuidade com clientes que apresentam requisitos
mínimos para um projeto lucrativo”, comenta o CEO.
Victor afirma que após essa captura, é entrado na fase
do funil onde as negociações com os clientes acontecem. “Aqui trazemos outro
ponto de diferenciação que nos permite trabalhar como consultores e
especialistas em energia. Dessa forma, nós tratamos cada cliente como único e
geramos cada passo dado através de registros dentro do nosso CRM.”
“Após fechar o negócio, o time de engenharia e
pós-venda inicia o trabalho até que o cliente esteja satisfeito e gerando
energia. Aqueles que possuem o maior nível de satisfação, recebem um
formulário para nos recomendar para novos clientes, trazendo mais oportunidade
através de um mesmo cliente”, detalha o CEO.
Ferramenta para o franqueado
O funil de vendas utilizado pela marca também é
implantado aos seus franqueados. Além de ser um sistema intuitivo e de fácil
acesso, os empreendedores passam por um treinamento antes de iniciar suas
estratégias.
“Todo conhecimento é repassado ao franqueado através
de uma capacitação que é feita durante o processo de onboarding. Esse
procedimento, atualmente, tem duração inicial de 14 dias”, salienta Peixoto.
De acordo com o CEO da empresa, através desse sistema, já foram gerados
mais de 25 mil leads e mais de 800 projetos comercializados, resultando em R$
70 milhões em vendas.
Investimento essencial
Ao franqueado da Getpower valerá muito a pena o
investimento no funil de vendas, pois a ferramenta será a sua base para
conseguir atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar o seu retorno
financeiro.
“Para manter uma estratégia de tráfego pago, nós
recomendamos o investimento mensal de R$ 1.500 com a finalidade de atrair mais
leads e o empenho do tempo para poder buscar novos clientes através da
prospecção ativa”, finaliza Victor Peixoto.
Sobre a Getpower Solar
A Getpower Solar nasceu em Vitória (ES) na união de cinco sócios com expertise no setor de energia fotovoltaica. Antes mesmo de se tornar uma rede, os sócios comercializaram R$ 70 milhões em projetos de energia solar com suas duas unidades próprias. A rede vende sistemas de painéis solares para geração de energia elétrica, na qual possibilita redução de até 95% na conta de luz e ainda é considerado uma fonte de energia limpa, com menos impacto ambiental. Em 2022 a marca migrou para o mercado de franchising com modelo de negócio home office e investimento inicial de R$ 55 mil, com prazo de retorno estimado de 6 meses. https://getpowersolar.com.br/franquia-getpower/lp3/
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