Levantamento com usuários da maior plataforma de viagem corporativa do país aponta migração de desktop para app
A traveltech VOLL vê solicitações de reservas
via dispositivo móvel quintuplicar nos últimos 12 meses; mais de 400 mil
pessoas já usam VOLL para viajar
Colaboradores de empresas brasileiras
têm preferido usar o smartphone quando precisam fazer solicitações de viagens a
trabalho. Um levantamento feito pela traveltech VOLL, especialista em gestão de
viagens e mobilidade corporativa, apontou que em agosto deste ano, os pedidos realizados via aplicativo foram
de 68,2%, enquanto pelo desktop foram de 31,8%. Houve uma
inversão dos números em relação ao ano passado, quando, em agosto de 2021, apenas 12,7% das
requisições aconteciam pelo aplicativo da startup. Enquanto
isso, o desktop marcava presença com 87,3% das requisições. Os números mostram
que as reservas
concretizadas no aplicativo aumentaram cinco vezes em apenas um ano.
Atualmente o cenário se inverteu no
turismo corporativo e há forte tendência que essa realidade continue a ser
ampliada. Afinal, não é novidade que as pessoas têm visto nos dispositivos
móveis uma oportunidade de agilizar processos e substituir tarefas, como ir ao
banco ou ao mercado. No entanto, para o quadro se consolidar também na exigente
esfera corporativa das viagens a trabalho, é necessário mais que praticidade, mas também
que as plataformas ofereçam segurança
e transparência para o usuário e para a empresa contratante do
serviço.
Por isso, o sucesso está ligado à
compreensão do meio. “O
mercado de viagens corporativas sempre se direcionou para entregas tecnológicas
funcionais e pouco privilegiou a usabilidade, que é a facilidade de
relacionamento do usuário dessa tecnologia com a interface, a praticidade na
pesquisa e seleção das opções de hotéis e passagens, por exemplo. Hoje o
mercado se desenvolveu e já encontra soluções que permite aos profissionais que
viajam a trabalho planejarem toda a sua jornada de mobilidade, do começo ao
fim, por meio de um único app. Isso inclui o deslocamento até o aeroporto, o
voo, a hospedagem e a reserva de um veículo até a reunião. Um alívio para quem
se divide entre a casa, o escritório e o aeroporto”, explica Luiz
Moura, cofundador e diretor de marketing da VOLL. Com o alto desenvolvimento da
experiência do usuário (UX) e o lançamento do seu app 7.0, a traveltech oferece
essa vivência em sua plataforma, vendo seu público crescer, e contar hoje com 400 mil usuários.
Um
levantamento da SmallBizGenius, feito neste ano, aponta que 53% dos
visitantes de sites acessados via smartphones saem de uma página que leva mais
de três segundos para carregar, 88% dos visitantes não voltam a um site se ele
oferecer uma experiência ruim. Além disso, 70% dos negócios online que falham o
fazem por causa da má usabilidade da plataforma e que apenas 55% das empresas
realizam testes de UX. “Há no
mercado outras plataformas, porém elas são híbridas e priorizam o desktop como
canal. A VOLL traz uma solução Mobile First, ou seja, nosso foco é
desenvolver uma plataforma sempre mais aderente ao smartphone, que facilite
verdadeiramente a rotina do usuário e a qual ele possa confiar”,
afirma Luiz. Entre os clientes da traveltech estão empresas como Cargill, Itaú,
Petrobras, McDonald's, PepsiCo, Heineken, Vivo e Claro.
Especificamente dentro desse setor é
preciso pensar, também, que nem sempre o viajante será a mesma pessoa que fará
a solicitação de serviços para a viagem, como compra da passagem aérea ou
reserva do hotel. Muitas empresas têm equipes administrativas que cuidam disso
e cujas rotinas profissionais estão ligadas ao desktop, por isso é tão
importante que a plataforma funcione bem como um todo.
“Tendo sempre a experiência do usuário
em mente, há alguns recursos diferentes entre desktop e app na VOLL”, apresenta Luiz. “Para os serviços on time, ou seja, que
são imediatos e, por isso, geralmente pedidos pelo celular, a plataforma mobile
é mais prática. Para o serviço de mobilidade urbana, por exemplo, ela é a única
opção com geolocalização, porque o movimento do colaborador é intrínseco ao
serviço. Já para acessar informações financeiras detalhadas e extrair
relatórios é mais indicado usar o desktop, uma vez que essas são atividades de
nível administrativo, que dificilmente serão feitas em trânsito. Assim
garantimos a melhor usabilidade para quem fica e para quem viaja”,
diz Luiz.
Sobre a VOLL – A VOLL é protagonista da revolução no mercado de gestão de viagens e mobilidade corporativa. Por ser a agência de viagens da nova economia, a traveltech desenvolve tecnologia e ferramentas para simplificar processos, otimizar custos e facilitar a mobilidade e as viagens de empresas de todos os tamanhos e segmentos, além de oferecer uma série de serviços customizados e possuir uma equipe especializada para atender 24/7 em vários canais. Hoje, com mais de 300 colaboradores em todos estados e unidades nas três principais capitais econômicas brasileiras – Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro –, a VOLL é uma startup investida pela Vivo e pela Localiza e é uma das integrantes do ranking 100 Startups to Watch 2021. Conheça mais sobre a traveltech que vem revolucionando o mercado de viagens corporativas em: www.govoll.com.
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