Magalu e Americanas são as marcas mais lembradas, e smartphone é o produto mais desejado pelos consumidores na Black Friday
Pesquisa inédita revela ranking dos produtos
mais desejados, marcas mais lembradas, desconto mínimo para a decisão de compra
e outros comportamentos de consumo.
São Paulo, novembro de 2022 – Na sexta-feira (25), será a Black
Friday, uma das datas mais aguardadas por varejistas e consumidores. Pensando
nisso a SoluCX, empresa de pesquisa de
satisfação e NPS (Net Promoter Score), realizou um estudo para entender as intenções de
compra na Black Friday.
O estudo mostrou que para 90,4% dos
consumidores a data passa uma perceção positiva e que 76,7% acreditam nos
descontos oferecidos pelas empresas. Para 80,8% dos consumidores se planejaram
para aproveitar os descontos, onde 43.9% pretendem fazer compras online, 11,2%
em lojas físicas e 44,9% vão aproveitar as ofertas nos dois canais de compra.
A SoluCX também analisou o percentual de
descontos que fazem o cliente aproveitar ou não uma oferta no Black Friday.
Para 9,8% qualquer desconto já é um motivo de compra, 1,6% dizem que o desconto
mínimo é de 10%, 8,2% consideram 20% o desconto mínimo, 29,5% não realizam
compras com menos de 30% de desconto e 50,8% dos consumidores somente
consideram efetuar uma compra com descontos a partir de 50%.
Quando perguntados sobre como ficam
sabendo das principais ofertas na Black Friday, 59,5% afirmam que é por meio
das redes sociais, 19,3% por comerciais de TV e propagandas tradicionais, 19,3%
em anúncios onlines, tais como banners em sites, vídeos, etc. Apenas 1,8%
disseram ser impactados por propagandas offline, como panfletos e
outdoors.
O estudo também levantou o ranking das
empresas mais lembradas, fazendo a seguinte pergunta aos consumidores: Quando
você pensa em Black Friday, qual a primeira marca te vem à cabeça?
- Magazine Luiza
- Americanas
- Samsung
- Casas Bahia
- Amazon
- Apple
- Shopee
- Adidas
- Motorola
- Nike
Já no ranking de produtos mais desejados
pelos consumidores, celulares e smartphones aparecem no topo:
- Celular / Smartphones
- Vestuário
- Televisão
- Geladeira
- Computadores / Notebooks
- Air Fryer
- Máquina de Lavar Roupas
- Cama
- Fogão
- Calçados
Para realizar o levantamento, a SoluCX
ouviu mais de 2.925 mil consumidores em todo o Brasil, entre os dias 01 e 07 de
novembro.
“Fatores como pós-pandemia, Copa do Mundo e até Natal devem potencializar o
consumo dos clientes durante a Black Friday, pois esse é o período do ano com o
maior número de descontos no varejo. Esse é o período para que os lojistas
cheguem até consumidores que nem sempre são atingidos em outras datas do ano,
sendo uma ótima oportunidade de fidelizar esses clientes oferecendo boas
experiências de compra”, explica Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX.
Como foi feito o levantamento
"Intenções de compra na Black Friday”?
Para a consolidação dos dados, a SoluCX
coleta as opiniões aplicando pesquisas remuneradas em um painel com mais de 400
mil respondentes. Desta forma, a empresa consegue obter informações de
comportamento de consumo de diversas marcas e setores do mercado brasileiro em
tempo real.
Sobre a SoluCX
A SoluCX é uma empresa especializada em pesquisa de satisfação e NPS por meio de um software de gestão da experiência do cliente. A startup nasceu em São José dos Campos/SP e desde 2017 se consolidou no mercado, realizando, por ano, mais de 30 milhões de pesquisas de satisfação transacionais a fim de identificar necessidades de melhoria nos processos de clientes dos mais diversos segmentos.
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