Marfrig tem lucro líquido de 431 milhões de reais no terceiro trimestre de 2022
Operação América do Sul é destaque, com receita
líquida recorde de 7,4 bilhões de reais e Ebitda ajustado recorde de 710
milhões de reais. Margem Ebitda é de 9,5%
São Paulo, 10 de novembro de 2022 - A Marfrig (B3:MRFG3 e ADR Nível 1:
MRRTY), líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de
carne bovina do mundo, apresentou hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
seus resultados fiscais relativos ao terceiro trimestre de 2022 – que
consolidam as informações contábeis e financeiras das Operações América do Sul
e América do Norte e da BRF, uma das maiores produtoras globais de alimentos,
controlada pela Marfrig desde 1º de abril deste ano.
Entre julho e setembro, a receita
líquida consolidada foi de 36,4 bilhões de reais e o Ebitda (lucro antes de
impostos, juros, depreciações e amortizações) ajustado atingiu 3,8 bilhões de
reais. A margem Ebitda ajustada foi de 10,4%. A companhia registrou, ainda, um
lucro líquido de 431 milhões de reais, fluxo de caixa operacional de 2,7
bilhões de reais e um fluxo de caixa livre positivo de 288 milhões de reais.
“O resultado deste trimestre é reflexo
de operações cada vez mais eficientes e resilientes às oscilações do mercado”,
diz Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de
Administração da Marfrig. “Ele também demonstra a importância da nossa
estratégia de diversificação geográfica e de portfólio de produtos.”
No período, a proteína bovina – foco das
operações da Marfrig na América do Sul e na América do Norte – contribuiu com
61% da receita líquida total da companhia. Produtos derivados de proteínas de
aves e suínos – mercados nos quais a BRF está entre as líderes globais –
representaram 39% das vendas.
A consolidação da BRF também propiciou o
aumento do número e a maior diversificação dos mercados consumidores atendidos.
No atual cenário, os Estados Unidos aparecem como o maior mercado da Marfrig,
com uma participação de 37% das receitas líquidas totais. Na sequência, está o
Brasil, com 25%, a China e Hong Kong, com 12%, o Oriente Médio, com 7%, e o
Japão e a Europa, cada um com 4%.
A consistência da gestão financeira da
Marfrig, marcada pela disciplina, vem sendo reconhecida pelas agências de risco
internacionais. Em outubro, a Fitch elevou a nota de crédito da companhia para
‘BB+’’, em escala global, e para ‘AAA (bra)’ no Brasil. Em março deste ano, a
S&P já havia elevado as notas global e nacional da Marfrig para esses
mesmos patamares. Dessa forma, a empresa encontra-se a apenas uma escala para
alcançar grau de investimento.
Também em outubro, a Marfrig atingiu a
nota máxima (AA) em 100% de suas unidades brasileiras nas auditorias da BRC
(Brand Reputation Through Compliance), referência global na certificação da
segurança e da qualidade de alimentos. As certificações BRC são uma espécie de
visto de entrada em alguns dos mais exigentes mercados consumidores do mundo.
Operação América do Sul da Marfrig
A Operação América do Sul – que inclui
23 plantas de industrializados e de abate no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile
– foi o grande destaque do terceiro trimestre. A Operação, que a partir de 1o.
de outubro passou a ser liderada por Rui Mendonça, registrou a maior receita
líquida trimestral da série histórica: 7,4 bilhões de reais. Trata-se de um
avanço de 7,8% em relação ao mesmo período de 2021. O resultado é explicado
pelo aumento de 10% do preço médio total de vendas – puxado pelas exportações,
cujo preço médio avançou, em dólares, 17,4% em relação ao mesmo período do ano
passado.
O Ebitda ajustado da operação também
bateu recorde. Atingiu 710 milhões de reais, um crescimento de 136,1% em bases
anuais. A margem Ebitda ajustada alcançou 9,5%, um avanço de 518 bps em relação
à margem do 3T21, e o lucro bruto foi de 1,1 bilhão de reais, 95% maior na
mesma base de comparação.
As exportações representaram 65% da
receita total da América do Sul, sendo que 81% das vendas internacionais
tiveram como destino a China e Hong Kong.
“Vivemos um trimestre excepcional, com
recordes que refletem as vantagens comparativas da Marfrig na região”, diz Rui
Mendonça, CEO da Operação América do Sul. “Temos o maior número de unidades
habilitadas para exportação para o mercado chinês, um sistema de pricing que
nos permite aproveitar as melhores oportunidades assim que elas surgem e uma
qualidade inquestionável de operação e de produto.”
A Marfrig tem investido consistentemente
em produtos de maior valor agregado – itens industrializados e de marca. Em
agosto, a empresa inaugurou a mais moderna unidade de produção de hambúrgueres
do mundo, em Bataguassu, no Mato Grosso do Sul. Com capacidade de produção de
até 24 000 toneladas do produto por ano, a unidade deve atender, sobretudo, a
demanda crescente no segmento de food service, formado por restaurantes, bares,
lanchonetes e pelos serviços de delivery. A fábrica de Bataguassu recebeu
mais de 130 milhões de reais em investimentos, possui 7.850 metros quadrados de
área e é completamente automatizada.
Operação América do Norte da
Marfrig
No terceiro trimestre de 2022, a
Operação América do Norte, representada pela National Beef, registrou uma
receita líquida de 2,8 bilhões de dólares. O Ebitda ajustado atingiu 338
milhões de dólares e a margem Ebitda ajustada da operação foi de 11,9%.
No período, o volume total de vendas da
Operação América do Norte foi de 499 000 toneladas – com o mercado dos Estados
Unidos representando 87,6% desse total. Os principais mercados premium
internacionais, como Japão e Coreia do Sul, foram destinos de 12,4% do volume
total de vendas.
SOBRE A MARFRIG
A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 36,4 bilhões de reais no terceiro trimestre de 2022 e capacidade diária de abate de mais de 29.100 bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como capacidade de produção de 222.000 toneladas de hambúrgueres por ano. Emprega mais de 30.000 colaboradores, distribuídos em 31 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
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