Mercado Livre se descola do mercado e cresce 19% na Black Friday 2022
Faturamento
bruto do e-commerce brasileiro caiu 23% na sexta-feira, em relação a 2021,
segundo análise da NielsenIQ|Ebit
Preparação
dos vendedores, com amplo mix de categorias, e eficiência do ecossistema
impulsionaram os resultados do maior e-commerce da América Latina
Mercado
Pago registra crescimento de 38% em vendas brutas no varejo físico e online com
diversificação de segmentos como Saúde & Bem-estar e Tiqueteira
São Paulo, 28 de novembro de 2022 - O Mercado Livre registrou a melhor Black
Friday de sua história. Considerando a semana promocional de segunda (21/11) a
domingo (27/11), o maior e-commerce do Brasil atingiu um aumento de 19% em
vendas brutas, com crescimento acima da expectativa da companhia nas principais
categorias. Consumer Electronics e Moda foram os destaques do período,
confirmando a hipótese de que o campeonato mundial de futebol transformaria as
dinâmicas de consumo na Black Friday. Enquanto as vendas de produtos
eletrônicos seguem como vocação natural da data, o setor de moda ganhou
relevância pela busca por vestuário das cores do Brasil, somando-se ao
amadurecimento do setor no e-commerce brasileiro.
Embora essas categorias tenham sido
destaque em todo o comércio eletrônico brasileiro, a performance do Mercado
Livre se descolou do mercado, que sofreu queda de 23%, durante a sexta-feira (25),
em relação a 2021, segundo análise da NielsenIQ|Ebit. No mesmo dia, o avanço do
Mercado Livre foi de 10%. O grande destaque, no entanto, foi o fim de semana,
que registrou um incremento acima dos 30%.
“Essa Black Friday exemplifica bem
porque o Mercado Livre tem mantido um crescimento de vendas com rentabilidade
ao longo dos últimos trimestres, apesar do desassossego do mercado. Com este
olhar de longo prazo, começamos a participar de datas promocionais há pouco
mais de 2 anos e seguimos melhorando a cada edição. O sucesso da nossa Black
Friday em 2022 acontece pela ótima integração do nosso ecossistema e sinergia
com os vendedores da plataforma, o que nos permite hoje ter um mix de
categorias e produtos muito ajustáveis ao momento do mercado e à necessidade
dos consumidores”, destaca Fernando Yunes, Vice Presidente Sênior e líder do
Mercado Livre no Brasil.
“A constante experiência positiva de
compra aumenta a recorrência e se mostra ainda mais efetiva em datas marco do
varejo, como a Black Friday. Cumprimos nossa promessa e, hoje, 90% de todos os
produtos vendidos em Full já foram entregues a nossos consumidores” complementa
Yunes.
Mercado Pago também se descola e Pix
ganha destaque
O Mercado Pago, banco digital do Mercado
Livre, também registrou crescimento acima do mercado nesta Black Friday. As
vendas brutas, somando varejo online e físico, atingiram um aumento de 38%,
acima do registrado pelo mercado segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado -
ICVA. Os dados consideram a semana promocional de segunda (21.11) a domingo
(27.11) em comparação com o mesmo período do ano passado.
O uso do Pix seguiu crescendo
aceleradamente nas vendas online durante essa semana. Também de domingo (20.11)
a domingo (27.11), o volume de transações desse meio de pagamento em lojas
online (fora da plataforma do Mercado Livre) cresceu 52% comparado ao mesmo
período do ano anterior.
As categorias que se destacaram no
volume de transações online via Pix foram Eletroeletrônicos, Serviços, Moda,
Saúde & Bem-estar e Tiqueteira (turismo, eventos e entretenimento),
respectivamente.
“A categoria moda, uma das mais buscadas
nesta Black Friday, representou alta de 49% de vendas com Pix nesta semana”,
analisa Daniel Davanço, diretor sênior de pagamentos para empresas no Mercado
Pago. “Enxergamos nesses dados a união de dois importantes destaques desta
edição do evento: aumento do interesse dos consumidores por itens de moda e
acessórios e crescimento da relevância do meio de pagamento instantâneo”,
completa Davanço.
Sobre o Mercado Livre
O Mercado Livre é a companhia líder em
tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que
oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar,
anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma
de e-commerce e do banco digital Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes
áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e
Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da
América Latina, o Mercado Livre tem mais de 84 milhões de usuários ativos,
sendo mais de 10 milhões de vendedores únicos, incluindo grandes marcas,
alcançando 35 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 38 milhões de
usuários ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com
conta gratuita, soluções de pagamento, investimentos e crédito. Fundado em 1999
e presente em 18 países, o Mercado Livre está dentre as 10 melhores empresas
para trabalhar no Brasil, sendo a melhor para as mulheres no país, e dentre as
4 melhores da América Latina.
Sobre o Mercado Pago
O Mercado Pago, um dos maiores bancos digitais da América Latina, tem como missão democratizar o acesso aos serviços financeiros e de pagamentos, contribuindo para a inclusão financeira e fomentando o poder de empreender na região. Com mais de 38 milhões de usuários únicos, o Mercado Pago oferece uma solução completa de tecnologia financeira, com carteira digital, conta gratuita com remuneração diária, oferta de crédito, seguros e serviços de pagamento online. O banco digital também está presente em milhões de pontos de venda físicos com seu portfólio de maquininhas Point e soluções de código QR. Empresa do grupo Mercado Livre (Nasdaq: MELI), o Mercado Pago atua no Brasil desde 2004 e está presente também na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai.
Nenhum comentário