Na Black Friday, predisposição para comprar é ainda mais intensa do que no Natal e Dia das Mães, diz especialista
Nos últimos anos, a tradicional Black
Friday vem sendo ampliada, transformando o mês todo de novembro em um período
de expectativa por parte dos consumidores e de ganhos por parte dos varejistas.
Segundo o fundador do Grupo Cherto, Marcelo Cherto, “as marcas em geral podem
aproveitar a Black Friday, que na verdade é cada vez um Black November, para
aumentar suas vendas, já que os consumidores tendem a entrar no ‘modo
comprador’, ou seja, ficam mais propensos a comprar nesse período, exatamente
como ocorre no Natal, no Dia das Mães etc.”.
“Aliás, me parece que essa predisposição
para comprar é ainda mais intensa na Black Friday do que nas outras datas, já
que muitos acreditam que as ofertas no período são imperdíveis e têm prazo de validade”,
comenta o especialista. “Isso aciona neles aquilo que os americanos chamam de
‘fomo’ (fear of missing out), o medo de ficar de fora ou medo de perder para
sempre uma oportunidade fantástica. E dá-lhe compra! Por isso, sugiro que os
consumidores estejam atentos a duas coisas nesta Black Friday: eles realmente
precisam daquilo que estão comprando? O preço e as condições são realmente
vantajosos, ou puro jogo de cena?”
De acordo com Fernando Campora,
sócio-conselheiro da Cherto Consultoria, muitas marcas vêm aumentando a lista
de produtos com desconto e as antecipando as ofertas em relação ao ano
anterior, boa parte por medo do impacto que o início da Copa do Mundo pode ter
na Black Friday em si. “Em alguns casos, as marcas até prometem que os produtos
que estão em promoção agora não estarão com preços mais baixos na Black Friday,
para dar mais confiança ao consumidor que quer comprar”, comenta Campora. “Isto
deve levar a um mês de novembro com uma concentração de compras um pouco menor,
pois vai ter gente antecipando a decisão de compra.”
Outro aspecto interessante, muito ligado às agências de comunicação, é que muitas marcas estão fugindo do termo “Black” e criando suas próprias denominações para a data especial – Natura Friday, Blessed Friday, Happy Friday, Special Friday. “Isso, conceitualmente, não faz sentido, porque o termo que indica o comportamento promocional é o ‘Black’, já que ‘Friday’ tem toda semana”, argumenta Campora. “Mas isso pode refletir um pouco da preocupação com a postura antirracista e um pouco de falta de conhecimento do público sobre os termos em inglês.”
Nenhum comentário