Nas compras, 68% dos brasileiros pesquisam internet antes de procurar lojas físicas e 74% preferem o e-commerce
Head Comercial da WSI Londrina, Rita Figueiredo
contabiliza que o comércio online acelerou dez anos em dois anos de pandemia
A pandemia fez crescer exponencialmente
a importância da internet para o comércio em geral. Pesquisa da Connected Life
aponta que 68% dos brasileiros realizam pesquisas online antes de comprar em
lojas físicas e 74% preferem a facilidade do e-commerce. Enquanto isso,
levantamento da McKinsey e Associação Brasileira de Anunciantes (Aba) revela
que 80% das empresas nacionais ainda engatinham no marketing digital, 23% são
iniciantes e 57% emergentes.
A Head Comercial da WSI Londrina, Rita
Figueiredo, contabiliza que o comércio online acelerou dez anos em dois anos de
pandemia, com o fechamento temporário das lojas físicas. “É o negócio do
momento”, afirmou. Os números corroboram. Levantamento da SmartHint aponta que
o faturamento do e-commerce cresceu 785% nos primeiros cinco meses deste ano em
relação ao mesmo período antes da pandemia.
Outra pesquisa, do programa Digital
AdSpend 2021com a Kantar Ibope Media, indica que a publicidade digital
movimentou R$ 30,2 bilhões no ano passado, aumento de 27% em relação ao ano
anterior e 74,2% ante 2020. Rita explica que o marketing digital vai muito além
da publicidade tradicional. “O objetivo não é apenas encontrar potenciais
compradores e gerar lead, mas efetivar a venda”, afirma.
Segundo a Head Comercial, o marketing
digital da empresa WSI capta clientes que realmente estão interessados em
comprar através de um pente fino feito com ferramentas digitais. Ela acrescenta
que o marketing digital tem custo e risco medidos, o que é muito vantajoso
principalmente para pequenas e médias empresas. “Com a metodologia que WSI
trabalha, conseguimos rapidamente saber se estamos no caminho certo para realizar
a venda. Já saímos da primeira reunião com um projeto de escopo pronto”,
diz.
Rita comenta que a WSI trabalha com
empresas de todos os portes, mas as médias e as pequenas têm seus faturamentos
potencializados quando utilizam o marketing digital. “Temos como foco o pequeno
empreendedor, que nem sempre tem recursos para contratar uma agência de
publicidade”, alega. De acordo com ela, marketing digital e agência de
publicidade têm funções diferentes, que se complementam.
Segurança
O processo para desenvolver o marketing
digital da empresa inclui várias etapas e encontros semanais para definir a
melhor metodologia de ação, o que confere segurança ao projeto. “A maneira como
o WSI enxerga o cliente é diferenciada. Em cada passo, em cada momento, o cliente
é dono do projeto. Quem conhece o consumidor é o dono do negócio. Nós damos os
caminhos para ele chegar a esse consumidor e vender mais”, explica Rita.
O primeiro passo para vender usando o
marketing digital é identificar onde o cliente quer chegar, quem é o público e
o que será vendido. A comunicação digital da empresa passa por uma rigorosa
análise. “Uma coisa é um site bonito, cheio de recursos, mas pesado demais.
Outra coisa é um site amigável, fácil de navegar”, exemplifica a Head Comercial.
Saber que equipamento o consumidor usa para acessar as informações da empresa,
desktop, smartphone ou tablete, também contribui para o processo.
“No digital tudo é mensurável,
identificamos com precisão o perfil do consumidor para saber quais estão prontos
para a compra”, afirma a Head Comercial. Ela diz que esse processo é
extremamente dinâmico e precisa ser constantemente atualizado. “O produto pode
continuar o mesmo, mas o perfil do cliente pode mudar. Isso precisa ser
acompanhado e atualizado. Há clientes que vendem em sites e outros que usam as
redes sociais”, comenta.
Para atualizar as informações e fomentar
as vendas, as conversas com o cliente são semanais. Rita explica que a WSI
trabalha com desenvolvimentos de produtos e serviços de marketing digital,
inclusive consultorias para orientar as empresas. “No mercado atual, marketing
digital é fundamental”, garante.
Novas e velhas gerações
Pesquisa da consultoria Kantar Ibope
Media reforça a importância de conhecer muito bem o perfil do consumidor para
efetivar a venda. O estudo mostra que as pessoas de 65 a 75 anos estão cada vez
mais presentes nas redes sociais. De 2015 a 2022, a participação desse grupo
cresceu 4.937% no Instagram, 886% no YouTube, 707% no Whatsapp e 255% no
Facebook.
Essa democratização de acesso exige um
melhor posicionamento e direcionamento das marcas em empresas para oferecer
produtos e serviços que estejam de acordo com esse emergente mercado. “É um
novo nicho a ser explorado pelo marketing digital, com atenção às demandas
específicas desses consumidores, o que confirma a relevância desse segmento de
publicidade”, afirma Rita.
Sobre Rita Sampaio Figueiredo
Head comercial da WSI Londrina PR.
Engenheira pela PUCCAMP SP, pós graduada em Administração e Marketing pelo ISE
SP e em Marketing e Vendas pela PUCLON PR. Trabalhando com engenharia, morou 2
anos na Alemanha e guinou sua carreira quando mudou de São Paulo para Londrina
e se tornou uma franqueada da Kopenhagen, chegando a ter 4 lojas da rede no
estado do Paraná. E hoje, com uma visão ampla do que é empreender no Brasil:
prospecta, intermedia e acompanha empresas no caminho do marketing digital
dentro do universo da WSI.
Sobre a WSI
Há mais de 25 anos no mercado, a WSI oferece e entrega soluções de marketing digital e estratégias comprovadas de marketing para empresas de todos os tamanhos e de diversos segmentos de negócios e indústrias. Agência de marketing digital, com uma ampla carteira de soluções para ajudar as empresas a fortalecerem a sua marca online, atraírem mais oportunidades de negócios e vendas e alavancarem o retorno dos seus investimentos.
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