Novas tecnologias impulsionam setor de eletrificados no Brasil e espera torná-lo mais acessível ao público
*Naomi
Kerkhoff
Nos últimos meses, pesquisas realizadas
com populares no Brasil revelaram que é crescente o interesse do público em
geral pelo setor de mobilidade, micromobilidade e de eletrificados. Em
levantamento realizado pela McKinsey & Company os brasileiros manifestam
maior interesse por carros elétricos, micromobilidade e tecnologia em níveis
superiores ao de consumidores de outros países.
Ainda, segundo a pesquisa, há um grande
interesse por soluções como assinatura de veículos eletrificados e
micromobilidade. 70% dos entrevistados consideram aderir a serviços de
assinatura de veículos, principalmente, devido à possibilidade de explorar diferentes
tipos de soluções de mobilidade (21%) e por conta de uma possível redução nos
custos totais de propriedade (18%), uma vez que não seria necessário adquirir
os veículos eletrificados, pagando apenas pelo seu uso.
Além disso, o setor mostra que está cada
dia mais forte, no mês de setembro, por exemplo, o segmento de carros elétricos
e híbridos foi o que teve o maior crescimento nas vendas no setor automotivo no
mês passado, com um aumento 19,3% em relação ao mesmo período do ano anterior,
de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos
Automotores).
Número como esses mostram que as
empresas do setor estão no caminho certo em suas ações para atingir não só
empresas, como também, o público em geral. E isso se deve graças ao trabalho de
players do mercado de mobilidade que desenvolvem soluções que aproximam a
população a experimentarem esses novos serviços por meio da tecnologia.
Um exemplo disso é a digitalização da
opção de test drives por via carsharing, que é uma forma de democratizar a
utilização de veículos elétricos e aumentar a sua utilização para o público.
Sempre existiu uma barreira de entrada na utilização de elétricos, e essa
“novidade”, quando falamos de algo fora do cotidiano comum da grande maioria
das pessoas, pode influenciar na procura e possibilitar que pessoas tenham uma
experiência mais longa com os veículos, ou seja, quebrando a barreira de
entrada do serviço.
O serviço também se mostra mais fácil
para a utilização, já que exige do usuário apenas o download de um aplicativo,
o preenchimento com a CNH válida e um cartão. Após isso, ele encontra a
concessionária mais próxima para fazer o “test drive”, sendo todo o processo
digitalizado, retirada do veículo da concessionária, abertura e fechamento de
portas, e devolução em uma base.
Esse modelo de negócio permite ao
usuário utilizar o veículo durante o período de 72 horas e a cobrança via
cartão de crédito, com o custo médio de R$ 1,20 por minuto. Outra
facilidade são os aplicativos que oferecem a opção de compra do veículo, com um
botão no próprio app, integrado a um motor crédito, validando se o interessado
tem esse crédito para realizar a compra.
Essa nova tecnologia substitui a atual e
disponível no mercado, em que se fica pouco tempo com o veículo, e o processo
de test drive é realizado de uma forma manual. Com a mudança do comportamento
do consumidor de veículos, as montadoras estão observando com “bons olhos”
encontrar novas linhas de monetização, e também trazer essa inserção de
veículos elétricos no dia a dia das pessoas.
Ou seja, quando se fala em futuro e em
nova mobilidade, com novas formas de se locomover pelas cidades, é crescente
serviços que incentivam e aumentam a curiosidade da população com o setor de
eletrificados, ainda mais quando falamos em um serviço 100% digitalizado,
exigindo menos burocracia. O setor não está parado, é fato, e o mercado está se
conectando, criando soluções e abrindo muitas oportunidades.
*Naomi Kerkhoff é Co-Fundadora da Ucorp - startup de tecnologia para mobilidade ESG que é referência em soluções para mobilidade elétrica e foi eleita pelo Estadão uma das “TOP100 Empresas mais influentes em 2021”. É empreendedora, mentora e consultora de prototipação para startups.
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