O check-up do PME para as vendas de final de ano. Você está 100% preparado?
*Juliano
Primavesi
O final do ano tem várias datas que são
verdadeiros marcos para os varejistas, como a Black Friday e a Cyber Monday em
novembro, e o Natal em dezembro. Mesmo que sejam eventos conhecidos e
esperados, muitas vezes o PME não se prepara adequadamente para aproveitar
essas oportunidades, e alguns erros acabam sendo cometidos, prejudicando o
faturamento da empresa.
Alguns exemplos de erros que poderiam
ser evitados são: lentidão em páginas de compra em horários de pico, sites
saindo do ar devido ao grande número de acessos, ou por seus domínios não terem
sido renovados, e páginas importantes apresentando erro 404. Nesse sentido, é
fundamental que a pessoa empreendedora prepare o site do seu negócio para
aproveitar o aumento do tráfego e das consequentes vendas online nessas datas.
A primeira ação que a pessoa
empreendedora deve realizar é verificar se o registro de domínio do seu negócio
(ou seja, o endereço da marca na internet) está renovado. Se o domínio expirar,
pode levar muito tempo até ele ser recuperado e em casos extremos, o negócio
pode perder o domínio para outra marca com nome similar.
Outro serviço para ficar atento nesse
período é a hospedagem do site. É importante verificar se está tudo certo com o
seu contrato para não ter nenhum imprevisto. Além disso, vale verificar com
antecedência se o plano contratado tem robustez o bastante para suportar o
aumento de acessos durante as datas. Dependendo do tamanho do negócio e da
quantidade de acessos ao site, uma hospedagem Cloud pode ser a melhor opção,
porque oferece um ambiente dedicado e sem limite de acessos.
Por conta do risco de uma página
apresentar o erro 404, como comentei anteriormente, é importante que o
empreendedor faça também uma checagem no site, pelo menos das páginas mais
importantes, para garantir que todas estejam no ar. O Google Search Console é
uma boa ferramenta para auxiliar na busca de páginas com erro. Se necessário, a
pessoa empreendedora pode redirecionar as páginas que não existem mais.
Outra ação, que pode parecer óbvia, mas
acredito ser importante reforçar em todo final de ano, é que a pessoa
empreendedora não deve oferecer descontos “falsos”. Esse é um assunto que volta
sempre em tempo de Black Friday: marcas que aumentam os preços dos seus
produtos dias antes da data, para então oferecer descontos maiores no evento.
Não vá por esse caminho. O relacionamento com os seus clientes e a reputação da
sua empresa valem mais. Se uma pessoa desmascarar um desconto falso, ela
provavelmente nunca mais vai comprar daquela marca, e possivelmente ainda vai
virar um detrator, influenciando outras pessoas a não comprarem também.
Toda a tecnologia por trás de uma boa
segurança no site do PME também deve ser revista. Este ano presenciamos
diversos ataques a sites e vulnerabilidades sendo exploradas por hackers.
Estratégias que contemplam segurança digital devem ser prioridade. Uma das
maiores objeções das pessoas para não realizar compras online é o medo de ter
seus dados vazados, sobretudo dados bancários. Nesse sentido, é fundamental que
a pessoa empreendedora verifique o Certificado SSL do site do seu negócio. De
forma resumida, o SSL é responsável por adicionar uma camada extra de segurança
na comunicação entre o servidor do seu site e os dados enviados pelos seus
usuários.
Outra dica que quero compartilhar é
sempre deixar claro para seus clientes quais são os canais oficiais da sua
empresa, reforçando também quais deles sua empresa não usa. Essa comunicação os
ajuda a não cair em golpes, melhorando a relação entre vocês e também a
reputação da marca.
Também é fundamental o treinamento de
toda a equipe de atendimento (além de todos os colaboradores que atuem em
pontos de contato com clientes, como o analista de redes sociais, por exemplo).
Durante datas sazonais é comum acontecerem picos de chamados, então é
importante alinhar o discurso com antecedência na preparação para o aumento de
demanda. Deixe claro o funcionamento das promoções, das condições especiais,
das premiações, etc.
Acredito que o PME deve realizar esse
check-up para estar o mais preparado possível para esse final de ano. Trazer as
melhores promoções e realizar um bom atendimento ao cliente é crucial para que
consiga aproveitar o período de compras de final de ano. Isso vale não só para
o setor do varejo, mas para todos que oferecem algum tipo de serviço online e
desejam faturar neste final de ano.
*Juliano Primavesi é entusiasta, praticante e incentivador de novos modelos de liderança e gestão, é graduado em Administração de Empresas e há 20 anos se dedica a aprender novas tecnologias para aplicá-las em sua vida, e das pessoas que estão ao seu redor. É CEO e cofundador da KingHost, sua terceira iniciativa empreendedora em WebHosting/Cloud, que lançou em 2006.
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