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O que é segmentação de mercado: tipo, critério e como fazer?


 

A segmentação de mercado é uma prática que engloba separar o mercado em partes menores, para que assim as empresas possam focar e pôr os esforços de marketing e vendas, levando em conta como são os clientes em cada uma das partes do mercado.

É algo muito importante para as companhias, ainda mais para as empresas terceirizadas de alimentação coletiva, dado que a segmentação proporciona para a marca um público em que ela deve focar em todas as suas campanhas de marketing.

É uma ferramenta fundamental de marketing para que a empresa possa trabalhar, de modo correto, o seu público-alvo. Segmentando o mercado, a entidade vai poder trabalhar campanhas mais personalizadas, juntar os clientes e trazer mais eficácia nas ações.

Por isso, um negócio que trabalha com a venda de toalha de mesa redonda oxford para festa deve investir bem, assim o setor de marketing vai conseguir fazer algumas pesquisas para descobrir o seu público-alvo, principalmente aquele que se atenta mais ao negócio.

E nela, os consumidores são separados com base no atendimento de certos critérios ou aspectos comuns. Basicamente, está se falando de dividir o universo potencial de compradores em espaços específicos, para que seja simples e fácil estudá-los e abordá-los.

Cada dia mais, se faz necessário fazer a segmentação e individualizar as abordagens de marketing e vendas. Isso porque a experiência já demonstrou que uma estratégia menos específica não fornece bons resultados, dado que vai atingir todo tipo de pessoa.

Assim, fica mais evidente o porquê de uma empresa que vende óleo para redutores industriais fazer uma boa segmentação quando vai fazer as campanhas de marketing.

Visto isso, este artigo, tem como objetivo evidenciar e detalhar alguns outros aspectos sobre o assunto.

No entanto, se há algo que todos os empreendedores têm em semelhança é a meta de obter sucesso no exercício das suas atividades empresariais, como gerar lucro, e como uma consequência disso, elevar mais o faturamento.

Até uma clínica de psicologia infantil tem esse objetivo, claro, sem deixar de lado o foco em cuidar dos pacientes, que também são os seus clientes de qualquer modo.

E, no entanto, para crescer o indicador de rentabilidade e alavancar o crescimento do negócio, é necessário que o setor de marketing e vendas crie estratégias assertivas que resultem em elevadas taxas de conversão de clientes.

Conceito de segmentação

A segmentação de mercado é um processo de separar o público em vários grupos e segmentos com fundamento em algumas características.

Os membros desses grupos sempre compartilham de características muito semelhantes e de modo geral têm um ou mais de um aspecto em comum entre eles.

Há uma variedade de razões pelas quais a segmentação de mercado é realizada. Um dos principais motivos é desenvolver ações de marketing personalizadas para cada um segmento e atendê-los de acordo com elas.

Assim, a segmentação de mercado vai existir basicamente para resolver um grande problema dos especialistas de marketing, que é gerar mais conversões.

É possível ter mais conversões através de campanhas de marketing personalizadas que pedem que os profissionais de marketing segmentem bem o mercado e façam estratégias melhores de produto e de comunicação de acordo com as vontades dos segmentos.

A importância de fazer a segmentação

Ao segmentar, as equipes de marketing e vendas vão deixar de ver os clientes-alvo como uma simples massa hegemônica.

Desse modo, além de aprofundar o conhecimento de mercado, também podem se criar metas, indicadores e métricas mais reais para mensurar os esforços.

Pode-se considerar, por exemplo, que uma fábrica de bebidas existe para atender as pessoas que querem saciar as suas necessidades de sede.

Embora seja simplista dizer que todos no mundo necessitam matar a sede, não há um único produto comercial que sacie a vontade de todos.

Na verdade, há necessidades individuais, vontades, sensibilidade ao preço e diversos outros fatores que levam a diferenças na maneira como as pessoas escolhem o que tomar.

Nesse sentido, as diferenças e semelhanças são os elementos centrais que as indústrias fabricantes e os empresários devem levar em conta ao guiar as estratégias para obter clientes.

Outro ponto essencial é que a segmentação auxilia os profissionais de marketing a serem mais eficazes em vendas, também de outros setores, em questões de tempo, dinheiro e diversos outros recursos.

Pode-se afirmar, em linhas gerais, que o principal foco da segmentação é aprender o melhor possível sobre os clientes e com esses dados alargar as estratégias para a evolução do negócio.

Maiores vantagens da segmentação de mercado

Como já se viu, no que se refere às vantagens práticas de se fazer a segmentação de mercado, elas são diversas. Porém, há algumas que podem se destacar e, mais adiante, vai ser feito um detalhamento das principais.

1. Assertividade no direcionamento de recursos

Levando em conta variadas conclusões derivadas da segmentação de mercado, os negócios aprimoram a alocação de recursos. Por exemplo, ao criar produtos ou serviços em harmonia com as demandas e requisitos dos consumidores.

2. Desenvolve o valor

Com a segmentação de mercado, os negócios também podem trabalhar para melhorar o valor percebido das ofertas. Afinal, além de ajustar produtos ou serviços sob medida, também fica simples de comunicar e se conectar com quem se entende com profundidade.

Em outros termos, a segmentação de mercado cria insights sobre as percepções e gostos dos consumidores-alvo, inclusive no nível de conexão com a marca. Desse modo, é possível agregar níveis de valor que conversem com os clientes-alvo.

3. Melhora a experiência do cliente

Ter segmentos bem definidos possibilita às empresas satisfazerem bem os clientes. E isso tanto no nível de evolução de produtos, ou serviços, quanto no atendimento.

Ao entender os variados tipos de públicos, elas podem responder com mais facilidades às necessidades, vontades e anseios. Por isso, um negócio que vende bateria agm 60 deve investir em fazer uma boa segmentação.

4. Cresce a competitividade

Por fim, também é importante saber que a segmentação de mercado eleva a competitividade dos negócios, o que, por sua vez, vai levar a um maior retorno sobre os investimentos.

Aspectos do público-alvo para segmentação

Assim como em pesquisas, a segmentação leva em conta algumas características simples para classificar o público, o que vai ter uma variação de acordo com a empresa e objetivo. Tais aspectos podem ser diferentes e variados, entretanto, os mais comuns são:

  • Gênero;

  • Faixa etária;

  • Renda;

  • Localização;

  • Hábitos de consumo.

Esses são os aspectos que devem conter a segmentação de mercado. Cada um deles tem a sua importância para esse processo, e adiante vão ser explicados com mais profundidade.

Gênero

Trata-se dos interesses, vontades e desejos de homens e mulheres que mudam em vários níveis, portanto, é aproveitável criar estratégias de marketing e comunicação.

Faixa etária

É essencial focar a estratégia na faixa etária almejada, afinal, a maior parte dos produtos e serviços disponibilizados no mercado não é para todos, portanto, é fundamental que um negócio que faz impressão cartaz A2, segmente por idades.

Renda

A divisão por faixas de renda é ligada ao poder de aquisição do público-alvo, sendo ainda fator-chave na decisão do custo do produto ou serviço disponibilizado, de forma que focar as ações para o grupo com renda alta torna-se uma coisa imprescindível.

Localização

O local do público-alvo também muda a decisão de compra, além de ser essencial na realização das campanhas, afinal, o gosto do cliente que se deseja alcançar está ligado com a sua localização.

Não adianta muito, por exemplo, fazer uma ação estadual, quando os serviços são disponibilizados só no entorno de um município específico.

Hábitos de consumo e uso

Os hábitos do consumidor dizem muito sobre a maneira como ele usa um serviço ou produto e, para compreender esses hábitos, nada melhor que um estudo de mercado.

Com todas essas informações a segmentação fica muito mais simples de fazer. E, por isso, um negócio que vende paviflex para banheiro deve fazer uma pesquisa, para que possa ter boas informações sobre o mercado.

Considerações finais

A importância da segmentação de mercado é muito grande para qualquer ramo de negócio, principalmente em períodos de crise, de austeridade e de grande heterogeneidade que vão exigir cada vez mais campanhas de marketing certeiras e menos erros.

Além disso, a segmentação pode trazer muitas vendas para o negócio, pois assim o setor de marketing passa a ter muito mais conversões.

Dessa forma, se uma empresa que trabalha com a lavagem de tapete peludo, caso queira melhorar isso no seu setor de marketing, deve investir bem em fazer a segmentação de mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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