Últimas

Oportunidades e desafios que a Sustentabilidade traz ao mercado de consultorias, de acordo com Russell Reynolds Associates

Estima-se crescimento de 10 a 20 vezes nos negócios que integram ESG na estratégia e nos serviços e que até 30% das receitas do setor estejam relacionadas à área ainda nesta década


São Paulo, 7 de novembro de 2022 - Estudo realizado pela Russell Reynolds Associates, líder global em busca de altos executivos e consultoria em avaliação e desenvolvimento de lideranças, alerta consultorias corporativas a entenderem a Sustentabilidade como uma oportunidade de negócios, incorporando as práticas ESG em seus modelos de negócio em vez de tratá-las como produtos isolados. Lideranças do mercado de Consultorias preveem um crescimento de 10 a 20 vezes nos negócios sustentáveis e que 20% a 30% das receitas dos serviços do mercado estejam relacionadas à Sustentabilidade ainda nesta década.

“ESG é o ‘novo digital’. Assim como a revolução tecnológica está transformando a forma como trabalhamos e nos relacionamos, a agenda assume o protagonismo da próxima onda crítica, gerando novos valores e influenciando nossas tomadas de decisão”, analisa Tatyana Freitas, consultora da Russell Reynolds. “O estudo mostra uma necessidade urgente das empresas de Consultoria Estratégica adquirirem novos conhecimentos sobre a pauta sustentável e colocar as diretrizes em prática. Caso contrário, teremos uma discrepância entre discurso e ação, e o nível de exigência da sociedade não permite mais que isso aconteça", conclui Freitas.

O estudo Liderança Sustentável em Consultoria Corporativa: Uma Ferramenta Estratégica de Crescimento destaca a importância da pauta na agenda das companhias, orientando-as a criar metas ousadas, viabilizar novas parcerias, engajar e desenvolver talentos e selecionar líderes com mentalidade sustentável bem estabelecida, além de alertá-las para a escassez de profissionais especializados para auxiliar seus clientes na implementação estratégica de ESG.

A pesquisa revela que, para aproveitar as oportunidades de negócios, as Consultorias Corporativas que atuam diretamente com C-Level e Conselhos enfrentam um desafio imediato de construir propostas comerciais atraentes, que gerem resultados financeiros, sociais e ambientais positivos, ao mesmo tempo em que incorporam a Sustentabilidade nas ofertas existentes. A longo prazo, espera-se uma transformação completa de todos os aspectos da empresa.

O bom desempenho das consultorias também está atrelado às novas parcerias, tanto com empresas privadas quanto com ONGs e instituições acadêmicas. Muitas empresas estão construindo centros de excelência para colaboração horizontal em serviços cruzados e trabalho entre setores, criando amplitude e profundidade das habilidades necessárias para atender à demanda dos clientes.

O estudo destaca ainda que as consultorias devem se comprometer a atuar de forma concreta em questões ambientais e sociais para manter a sua reputação e credibilidade, tendo a mentalidade sustentável como um importante critério na seleção de líderes seniores. Foram identificados quatro diferenciais críticos dos líderes sustentáveis: pensamento sistêmico multinível, inclusão ativa das partes interessadas, inovação disruptiva e atitude de longo prazo. Os futuros líderes terão que possuir, ainda, competências variadas, incluindo construção de negócios, visão, empatia e perspicácia comercial, bem como a capacidade de criar impacto para recrutar e reter os melhores talentos.

O desenvolvimento de lideranças com mentalidade sustentável se tornará uma vantagem competitiva cada vez mais significativa. Muitos grupos dedicam de 50% a 100% de seu tempo resolvendo questões ESG para diferentes práticas e, ainda assim, estima-se que muito em breve a demanda por consultores em Sustentabilidade superará a oferta existente, pressionando o crescimento e a expansão de empresas do setor.

“Vivemos o melhor momento para adotar práticas de negócios sustentáveis. As empresas de Consultoria Estratégica e sua liderança sênior devem ser ágeis, inovadoras, disruptivas e decisivas, comunicando com clareza, tanto interna quanto externamente, que a Sustentabilidade é um imperativo do negócio e demonstrar que ela anda de mãos dadas com o crescimento lucrativo”, conclui Freitas.

O estudo global Liderança Sustentável em Consultoria Corporativa: uma ferramenta estratégia de crescimento ouviu profissionais do mercado nos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Japão, Holanda, Cingapura e Brasil, com vasta experiência em Sustentabilidade e Consultoria de Serviços. A pesquisa está publicada na íntegra em www.russellreynolds.com

Sobre a Russell Reynolds Associates

A Russell Reynolds é líder global em busca de altos executivos e consultoria em avaliação e desenvolvimento de lideranças. Com atuação junto a organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos em mais de 26 países, a consultoria atua em todos os setores da economia. Russell Reynolds apoia os clientes a construir equipes de líderes transformacionais que podem enfrentar os desafios de hoje e antecipar as tendências digitais, econômicas e políticas que estão remodelando o ambiente de negócios global. Desde ajudar os conselhos administrativos com sua estrutura, cultura e eficácia até identificar, avaliar e definir a melhor liderança para as organizações, a empresa traz 52 anos de experiência para apoiar os clientes na solução de seus problemas de liderança mais complexos. A Russell Reynolds existe para melhorar a forma como o mundo é conduzido. Mais informações em www.russellreynolds.com

Nenhum comentário