Pesquisa Rapyd: brasileiros preferem e-wallets a DOC ou TED
PIX e dinheiro ainda são os métodos para
recebimento de valores mais populares e também os preferidos no país
São Francisco, novembro de 2022 - A Rapyd, fintech líder global que unifica mais
de 900 de meios de pagamento digitais, acaba de divulgar o seu 2022 Latin America State of
Disbursements Report.
Especificamente em relação ao
Brasil, para todas as categorias de “pagamentos a receber” listados na pesquisa
- entre elas, salário, pagamento por produtos ou serviços prestados
esporadicamente, comissões, aluguéis, empréstimo e até aquela quitação de
dívida em família - o brasileiro privilegia a transferência bancária direta
(aqui incluído o PIX).
Além de ser o mais comum, esse também é
o jeito preferido no Brasil, seguido pelo dinheiro em espécie na maioria dos
casos, mas em proporções bem menores. Por exemplo: embora nas categorias
“aluguel”, “venda de produto e serviço” e “repasse de amigo ou família",
as porcentagens de transferência direta (PIX) e dinheiro vivo sejam
praticamente iguais entre os métodos mais comuns, há uma margem grande de
preferência pela transferência direta. Isso é, se pudesse escolher, o
beneficiário optaria mais vezes pelo PIX do que pelo dinheiro.
Outro caso que aponta a
tendência da digitalização é em relação ao tipo de conta. Enquanto entre os
métodos mais comuns de recebimento as operações tradicionais entre a população
bancarizada (DOC ou
TED) aparecem
quase sempre à frente das carteiras digitais, quando se trata da preferência a
situação se inverte: os entrevistados optaram pelas e-wallets (ferramenta
oferecida por muitos neobanks, que não exigem uma conta bancária tradicional),
que aparece como preferida em relação a DOC ou TED em quase todas as
categorias.
Depois do PIX e do dinheiro, inclusive,
as e-wallets já são o 3º método favorito dos brasileiros. E, caso haja curiosidade
sobre o cheque, vale dizer que esse método está quase obsoleto, mas ainda ganha
alguma visibilidade (mas não passando muito de 10% das menções) no caso de
receber algum tipo de auxílio governamental.
De forma geral, os dados apontam que, com o hipercrescimento da região em
negócios locais e internacionais, com comércio e prestação de serviços rompendo
fronteiras, a região da América Latina está emergindo como um mercado
primordial para expansão de relações globais. Empreiteiros, trabalhadores e fornecedores
estão buscando formas rápidas e seguras de pagamento e desembolso, conforme
preferências locais de quem tem valores a receber.
“Finalmente o mundo está vendo o que
sabemos ser verdade há anos – a América Latina é um hotspot para inovação em fintech.
Quando se trata de pagar e receber, os consumidores latino-americanos operam
com uma mentalidade digital-first – e já adotaram práticas inovadoras que o
resto do mundo ainda está adotando. O pagamento e o desembolso localizados nos
métodos locais preferidos continuam sendo um dos recursos mais solicitados que
estamos vendo em toda a região e nossa pesquisa confirma isso,” afirma o CMO da
Rapyd, Marc Winitz.
Enquanto apenas 37% dos consumidores
latino-americanos têm uma conta bancária tradicional, 60% se consideram
pioneiros e exploradores da tecnologia fintech. Winitz acrescentou: “Essa
dinâmica única de mercado cria uma grande oportunidade para empresas regionais
e globais que desejam expandir seu alcance e presença em toda a América Latina.
Olhando para o futuro, as empresas que têm sucesso e ganham na região precisam
entender e acomodar os consumidores da LATAM que esperam receber pagamentos em
seus métodos preferidos, com ênfase em velocidade, segurança e proteção de
dados.”
Outros destaques sobre o Brasil:
- Atualmente, 82% dos
consumidores possuem um cartão de débito/caixa eletrônico, 68% possuem
conta corrente/bancária e poupança, 67% têm cartão de débito/caixa
eletrônico e 27% têm investimento em criptomoedas.
- 73% dos consumidores
brasileiros usaram uma carteira digital nos últimos 30 dias. Apenas 26%
usaram um aplicativo de criptomoeda.
- 38% dos consumidores dizem que
gostam de explorar tecnologias "mais inteligentes" que tornam o
pagamento/faturamento pessoalmente mais conveniente.
Destaque da América Latina
De modo geral, com mente aberta para as
fintechs, os beneficiários da América Latina estão mostrando uma clara
preferência por serem pagos via métodos digitais. Alguns números de destaque
são:
- Quase 40% dos consumidores
recebem pagamentos regularmente para trabalhos freelance e gig. Muitos
desses trabalhadores temporários podem não ter acesso a contas bancárias
tradicionais e estão mais abertos a receber pagamentos digitais diretos no
mesmo dia por meio de carteiras eletrônicas ou outros métodos.
- Mais de 50% dos entrevistados
preferem receber seus pagamentos por transferência bancária direta.
- As transferências bancárias
diretas também são preferidas para outros pagamentos, como renda de
aluguel, reembolsos de impostos, pagamentos de empréstimos e comissões.
Ewallets e transferências bancárias são outra maneira preferida de receber
pagamentos de presentes pessoais, pagamentos, comissões e muitos outros
pagamentos.
- Mesmo que esses vários
pagamentos digitais aumentem, o dinheiro ainda é uma das maneiras mais
comuns de receber pagamentos. Mais de 20% receberam pagamento em dinheiro
nos últimos três meses.
- Mais de 40% dos consumidores da
América Latina se consideram “exploradores” de tecnologia de pagamento
inteligente e estão abertos a explorar tecnologias inovadoras. Apenas 13%
dos consumidores pesquisados identificaram-se como “retardatários” em
relação à sua própria adoção de aplicativos fintech.
- À medida que os pagamentos
digitais crescem, a segurança se torna cada vez mais importante para os
consumidores. Assim, 76% dos consumidores da LATAM dizem que receber
pagamentos com segurança é a principal prioridade.
- Os outros recursos mais
importantes dos métodos de desembolso são receber pagamentos no mesmo dia
(61%), receber notificações sobre o status do pagamento (61%) e garantir
que os pagamentos cheguem à escolha de pagamento desejada (52%).
Metodologia
Em junho de 2022, a Rapyd conduziu uma pesquisa
com 3088 consumidores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru para
entender os hábitos financeiros e escolhas relativas a formas de pagamento
nesses mercados. Todos os entrevistados haviam feito pelo menos uma compra
online no último mês antes do estudo e tinham representatividade nacional em
escala de idade e renda.
Sobre a Rapyd
A Rapyd permite que negócios sejam
desenvolvidos com ousadia, liberando o comércio global com as ferramentas que
sua empresa precisa para possibilitar pagamento, recebimento e serviços
financeiros em todos os lugares. Para todos os tipos de empresas, nossa rede de
pagamentos e poderosa plataforma de tecnologia financeira facilitam o pagamento
de fornecedores e o recebimento de clientes – local ou internacionalmente.
Com escritórios em todo o mundo, incluindo Tel Aviv, Dubai, Londres, Islândia, São Francisco, Miami e Cingapura, sabemos o que é preciso para tornar o comércio transfronteiriço tão fácil quanto estar ao lado. A Rapyd simplifica os pagamentos para que o empresário possa se concentrar no crescimento do seu negócio. Siga-nos nas redes sociais Blog, Insta, LinkedIn, Twitter
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