Primeiro dia do Rio Innovation Week encanta o público com palestras sobre o metaverso
O espaço MetaMundi Xperience foi um dos destaques do primeiro dia do Rio Innovation Week 2022, que começou nesta terça-feira (8), no Pier Mauá. Promovido pela MetaMundi, agência multisserviços que cria pontes arquitetônicas, artísticas e experienciais entre marcas e o Metaverso, o espaço reuniu grandes nomes do setor para debater a integração entre arte, marketing e arquitetura com o metaverso, além de apresentar cases de sucesso, como da marca Reserva.
Na área das artes, o debate
aconteceu com a participação do artista plástico e consultor de tecnologias
criativas WeSense, Clelio de Paula; o fundador da Metamarkets, Thiago Yaak; e o
CEO da Metaverse Agency, Byron Mendes. Alinhados em suas visões e perspectivas
futuras, os palestrantes falaram sobre as mudanças nas formas de fruição de
produtos e serviços e na forma de se relacionar com as pessoas, marcas e
instituições. Segundo os especialistas, são esperadas grandes mudanças para os
próximos dez anos em todos os processos do cotidiano da nossa sociedade,
principalmente no mercado de artes, com todo um arcabouço criativo que
possibilitará a integração de novas artes com outros setores como a indústria
de videogames e de cinema, por exemplo.
Para falar sobre marketing e
comunicação no metaverso, o evento reuniu, sob a mediação da jornalista e
especialista em metaverso, Isabella Kubera, três craques no assunto: Claudia
Daré, sócia-diretora da LatAm Intersect PR; Diego Vargas Ortiz, co-fundador da
Chili e Paulo Martinez, co-fundador da GIRA DAO.
Com a clara visão de que
ainda estamos engatinhando no processo do metaverso, os palestrantes falaram
sobre a importância das mudanças que estão acontecendo na forma de se comunicar
e de se relacionar, principalmente entre empresas e clientes; o aumento da
conscientização das pessoas acerca dos processos de captura e utilização de
dados pessoais; e a democratização da internet. Para os especialistas, as
empresas terão que rever seus processos para se manterem ativas diante dessa
nova realidade comportamental.
Na área da arquitetura, os
debatedores Fabio Ema, sócio-fundador MetaMundi e designer de ambientes no
metaverso; Gabriel Magalhães e Aline Viana, da Meta Arquiteto, abordaram as
formas de concepção e idealização de cada projeto. Em uma percepção geral, os
palestrantes concordaram que o processo de arquitetura no metaverso é similar
ao da vida real em todas as etapas, apesar de alguns quesitos novos que
surgiram com esse novo universo. O grande benefício é a inexistência de
barreiras físicas para a execução dos projetos.
Desafios para o uso dessa
nova tecnologia também foram apresentados, como algumas barreiras tecnológicas
causadas pelo número de pessoas que ainda não têm acesso à internet e a
smartphones no país, além de algumas barreiras culturais, como o receio da
população diante de um universo completamente desconhecido. Para o futuro, os
palestrantes apostam na interoperabilidade entre todos os metaversos, com
avatares circulando entre as diversas plataformas e a troca de criptomoedas.
Em um dos momentos mais
aguardados da primeira noite do evento, o diretor de Marketing e Inovação da
Reserva, Pedro Cardoso, e o representante da agência Lumix, Caio Barbosa,
apresentaram o passo a passo para a criação da PistolBirds, a primeira coleção
de NFTs da marca, e falaram de projetos futuros.
A ideia, que surgiu no ano passado,
veio do espírito inovador da Reserva e obteve um grande sucesso ao buscar um
viés diferenciado de outros cases semelhantes: “enquanto outras empresas tinham
o único objetivo de vender seus produtos, a Reserva buscava o relacionamento
com seus clientes”, disse Caio Barbosa. Ambos falaram dos benefícios do
trabalho com NFTs, que, para além de um produto, é um bem que pode ser
rastreado e por isso garantir a identidade de seus detentores.
De acordo com os dois
especialistas, são infinitas as possibilidades de tokenização, desde produtos
que podem ser co-criados com clientes, à lojas tokeinizadas. Todo esse
movimento tem gerado um forte envolvimento no Brasil que, segundo Pedro e Caio,
já se destaca no processo frente a outros países.
Outras palestras também
tiveram espaço no palco do MetaMundi Xperience. E o que todas trouxeram em
comum foi a certeza de que estamos diante de um futuro com infinitas
possibilidades em todas as áreas e que, neste processo de transformação, o
envolvimento das comunidades é a peça-chave para o sucesso.
Todas as palestras do espaço
Metamundo estão sendo transmitidas pelo Metaverso da agência de comunicação
Latam Intersect PR. Confira a programação e entre neste link.
Sobre a Metamundi
Somos uma agência
multisserviços, que cria pontes arquitetônicas, artísticas e experienciais
entre as marcas e o metaverso. Realizamos experiências virtuais sob medida para
sua empresa, de escritórios virtuais e lojas-conceito a espaços de
entretenimento e galerias de NFTs. Somos uma equipe apaixonada pela criação
virtual e tecnologia de blockchain. Oferecemos o serviço completo de Metaverso
para transformar sua ideia em realidade, apoiando desde o brainstorm até o
lançamento final.
Saiba mais: Metamundi
Sobre o Rio Innovation Week
Reconhecido em sua primeira
edição -- em janeiro de 2022 - como o maior e mais completo evento de Inovação
e Tecnologia da América Latina, o Rio Innovation Week confirma sua nova data --
de 08 a 11 de novembro deste ano, no Píer Mauá. A agenda vai reunir mais de 700
palestrantes, mais de 200 empresas expositoras, pitch de startups, debates
sobre o futuro de diferentes segmentos que movem a economia e indicam o
comportamento da sociedade.
Entre os key speakers
confirmados estão Steve Forbes, presidente e editor da publicação Forbes; o
publicitário Nizan Guanaes; Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden; Dan
Cockerell, que foi VP da Disney World; Spike Lee, cineasta; Camila Farani,
presidente da G2 Capital, investidora e empreendedora; Steve Blank, empreendedor
do Vale do Silício; Bianca “Boca Rosa”, empresária e influenciadora digital; e
Aaron Ross, autor do livro “Receita Previsível”.
Rio Innovation Week --
Novembro 2022
Os ingressos para o Rio
Innovation Week -- Píer Mauá 2022 são vendidos pela plataforma Sympla. O evento
é realizado pela Base Produções, LER Cultural e Sai do Papel.
Nenhum comentário