Professores avaliam primeira prova do Enem, ocorrida neste domingo
Milhares de estudantes de todo o Brasil fizeram
as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação do Enem neste domingo (13);
professores da Plataforma Ferretto comentam como foi o exame
São Paulo, novembro de
2022 - Candidatos de todos os estados brasileiros realizaram
neste domingo (13) a avaliação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e,
neste primeiro dia, os alunos tiveram 5h30 para completar as provas das
disciplinas de Ciências Humanas e Linguagens, e elaborar a Redação.
Ao todo, foram 90
questões objetivas, além do texto no modelo dissertativo-argumentativo. Confira
a distribuição:
- 45
questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa,
Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira).
- 45
questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia,
História e Sociologia).
Docentes da Plataforma Professor Ferretto -
canal 100% online que oferece conteúdo complementar para o Ensino Médio, com
foco na preparação para o Enem e vestibulares - comentam suas impressões sobre
este primeiro dia de provas, em relação às disciplinas que lecionam:
Redação
Todos
os anos, o tema da redação é aguardado com apreensão pelos candidatos, pois o
assunto a ser discorrido só é divulgado no momento da aplicação do exame,
quando os estudantes recebem o caderno de questões.
Meses antes da prova,
os vestibulandos e os veículos de comunicação já especulam os possíveis temas
de acordo com o que tem acontecido no Brasil e no mundo, uma vez que esse
vínculo pode ser decisivo na escolha do assunto.
Neste ano, o tema
escolhido foi: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais
no Brasil.
Analisando o assunto, o
professor João Filho, especializado na matéria de Redação, da Plataforma
Professor Ferretto, comenta sobre a escolha do tema e alguns pontos que
poderiam ser abordados no texto: “Acredito que seja um bom tema, sem grandes dificuldades.
Não é um tema áspero e ácido, é um tema completamente dentro das perspectivas
do Exame Nacional do Ensino Médio, com propostas obedecendo as cinco
competências, e cuidados para com a manutenção dos direitos humanos. É
importante ter uma atenção para manutenção de repertório, podendo citar
questões como: a constituição e referências a antropólogos que compreendem a
realidade brasileira, como: Darcy Ribeiro. Geógrafos como Milton Santos, como
um referencial teórico para a construção de um brasil homogêneo na sua
territorialidade, apesar de diverso na sua formação étnica, populacional,
cultural”.
Língua Portuguesa
A
prova de língua portuguesa, assim como na edição anterior, em 2021, contou com
questões sobre diversos autores nacionais, como o clássico Machado de Assis em
sua obra ‘’Memórias Póstumas de Brás Cubas’’ e a autora Carolina Maria de
Jesus, com ‘’Quarto de despejo’’.
O professor João Filho,
de Língua Portuguesa, comenta: ‘’A prova estava bem equilibrada na presença da
diversidade. O que revela a ótima característica do exame em contemplar
diversos gêneros, autores e épocas, embora haja um predomínio da
contemporaneidade, o que é muito natural. Tivemos a presença de romance, conto,
crônica, linguagem publicitária e clássicos como Clarice Lispector e Machado de
Assis, já mencionado anteriormente. De autores mais contemporâneos, tivemos
Martha Medeiros e Antonio Prata.’’
Ademais, a prova
incluiu temáticas como a violência no futebol, a função social da notícia, a
vida perfeita nas redes sociais, além de questões sobre gênero textual,
envolvendo verbete, poema, elementos da narrativa e classificação de narrador,
João destaca a importante questão sobre língua e patrimônio: resgate das
línguas nativas indígenas, que poderia até fornecer um repertório para a
redação.
Literatura
A
disciplina de Literatura é muito importante em uma prova desta dimensão, pois
carrega grande parte da bagagem cultural brasileira. “Assim como tem acontecido
nos últimos anos, o que mais predominou na prova, foi o ato de instigar o
candidato para a sua sensibilidade, a forma que o candidato recebe o texto
literário e percebe as nuances, metáforas e a escrita artística em si.’’ avalia
o professor da disciplina na Plataforma Ferretto, Alencar Schueroff.
Em termos de conteúdo, as
questões foram em relação ao romance de 30, com a presença de ‘’A bagaceira’’
de José Américo de Almeida e também uma questão do livro ''Dona Guidinha do
Poço’’ de Manoel de Oliveira Paiva. ‘’Ao contrário do ano passado, não houve
muito diálogo da literatura com outras manifestações artísticas, como a música,
charge, artes plásticas etc.”, declara Alencar.
História
A
prova de História apresentou os temas esperados, com bastante foco nas questões
de transformações, principalmente quando a gente fala da interdisciplinaridade
entre história e sociologia. O professor Pedro Rennó avalia: “A prova teve
muito conteúdo sobre questões de patrimônio, desigualdades sociais,
questões de gêneros. Muitas vezes vemos estudantes reclamar, falando que a
prova não foi conteudista, pois não cobrou conteúdo de história, mas tudo é
conteúdo. Às vezes, a gente precisa entender a interdisciplinaridade da prova,
por exemplo: cobrou questão sobre “departamento de imprensa e propaganda”, do
período de Getúlio Vargas, sobre a década de 1830 - período regencial-, e isso
se configura conteúdos da matéria de História. Mas comparado ao ano passado, as
questões de história não estavam tão nítidas na prova, em relação à temática.
Isso porque, em 2021 as questões eram sobre “Era Vargas" e "República
Populista”, este ano a gente teve um processo um pouco mais amplo e
interdisciplinar.” explica o docente.
Filosofia
A
matéria possui um importante papel na construção do pensamento do aluno
mediante a sociedade. Neste ano, cumpriu o seu dever e abordou temáticas
clássicas. Mário Marcondes, professor da disciplina de Filosofia, afirma: “A
prova tratou de vários temas clássicos e identifiquei cerca de 7 questões que
são sobre filosofia. A grande surpresa da prova pra mim, foi não ter nenhuma
questão do período que chamamos de “Filosofia Moderna”, que costuma ter o maior
número de questões no Enem até hoje, pois é um período que possui um grande
número de filósofos e temas clássicos.
O caderno amarelo teve
questões que falaram sobre o Foucault - um pensador contemporâneo -, uso da
tecnologia e filosofia antiga, deixando de fora grandes pensadores como Platão
e Aristóteles, o que é uma grande surpresa.
Eu entendo que o nível
da prova foi de mediano para alto, com questões relativamente difíceis. Mas como
os temas foram clássicos, acredito que os alunos que se prepararam conseguiram
um bom resultado.”.
Geografia
A
disciplina, caracterizada pelos estudos da relação do ser humano com o meio
ambiente, as relações climáticas e as características do espaço geográfico,
cobrou questões de temas clássicos, como: a geografia urbana, questões de
moradia, macrocefalia urbana e o êxodo rural, globalização e seus
desdobramentos, entre outros. De acordo com o professor da disciplina Alexandre
Groth, o aluno precisava dominar o conteúdo, entendendo a lógica exposta ao
texto. “Isso que deu um nível médio à prova, pois os temas em si, se tornavam
fáceis dependendo da abordagem. Mas, como a prova trazia diferentes linguagens,
textos, gráficos e mapas, os alunos precisavam entender o conteúdo apresentado,
para responder as questões”, finaliza.
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