Projeto que valoriza a cultura indígena vence hackathon de educação da Microsoft na Campus Party
Os estudantes propõem o uso de jogos no ensino
de crianças indígenas para manter viva a cultura dos povos nativos. Como prêmio
eles foram classificados para a final Brasil do Imagine Cup
São Paulo, 22
de novembro de 2022. Nesta segunda-feira, 14, a Microsoft
anunciou os primeiros finalistas da etapa Brasil do Imagine Cup, que são as
três equipes vencedoras no Hackaton da Microsoft na Campus Party: “Educação –
Inovações que transformem a forma de aprender dos estudantes”. O primeiro colocado foi o Projeto Tupi Guarani, que usa
técnicas de gameficação para que crianças indígenas possam aprender a língua do
seu povo de origem e também manter viva a sua cultura.
Mais de 100 estudantes, divididos em
grupos de até 5 pessoas, se inscreveram no desafio Microsoft lançado na Campus
Party. Os estudantes e campusereiros tiveram 36 horas para desenvolver soluções
de tecnologia para transformar a aprendizagem. Durante o hackathon, eles
fizeram uma pesquisa sobre um problema a ser resolvido, desenvolveram um modelo
de negócio e protótipos de aplicações com o apoio de mentores e facilitadores
da Microsoft e da Campus Party.
“Aprender é algo mágico. Precisamos
reconectar os estudantes com essa magia, levá-los a redescobrir esse prazer. O
uso de recursos de tecnologia para a aprendizagem nos traz essa possibilidade.
Não se pode mais reduzir a aprendizagem à transferência de conhecimentos e nem
limitá-la ao conhecimento do professor. Mudamos de paradigma. Com recursos de
tecnologia, adoção de metodologias ativas e o professor assumindo o papel de
facilitador, de orientador da aprendizagem de cada estudante, podemos
transformar a educação”, disse Vera Cabral, diretora
de Skilling-Educação da Microsoft Brasil.
“Encontramos na Campus Party jovens do Brasil todo, apaixonados por tecnologia,
ávidos por inovação, com desejo de mudança e de fazer a diferença. Eles
souberam endereçar muito bem as questões da educação brasileira e nos
apresentaram soluções muito interessantes”, completou a executiva.
O primeiro colocado foi o projeto Tupi
Guarani que, a partir do software Constructor da Microsoft, desenvolveu o
aplicativo Fogo Sagrado, com o qual professores de escolas indígenas poderão
desenvolver atividades como o jogo da memória, dos sete erros e quebra-cabeça
para propor atividades que farão os alunos praticar o idioma local e aprender
sobre a cultura e seus povos. Já o segundo colocado foi o projeto Weduck, uma
plataforma que, com a auxílio da inteligência artificial, identifica lacunas de
aprendizagem dos estudantes e indica trilhas de conhecimento para que os alunos
possam reforçar os seus estudos e superar essas dificuldades.
O terceiro colocado propôs soluções
educacionais inclusivas, que podem ser adaptadas a plataformas de aprendizagem
voltadas a estudantes com deficiência auditiva, TEA (Transtorno do Espectro Autista)
e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Microsoft
Imagine Cup 2023
Há 21 anos a Microsoft promove a Imagine
Cup, uma competição global de tecnologia entre estudantes do mundo todo, a
partir dos 16 anos, que estejam matriculados no Ensino Médio, Técnico ou
Superior. As inscrições para a próxima edição já estão abertas por meio do site, e vão até 15 de janeiro. Sob o tema “Todo estudante por
ser um empreendedor”, a empresa irá premiar as propostas de tecnologias mais
inovadoras, desenvolvidas por estudantes para resolver problemas ligados a
quatro temas: Meio Ambiente, Saúde, Educação e Estilo de Vida. Além do prêmio
em dinheiro, os participantes contarão com apoio dos mentores do Microsoft
Startups e terão a oportunidade de participar do Founders Hub.
Equipes, de até quatro pessoas, deverão
desenvolver projetos baseados em quatro temas centrais: Terra, focado em soluções para preservação ambiental, agricultura
e tecnologia verde; Educação, com propostas inovadoras para transformar a educação e a
troca de conhecimento global; Saúde, com mapeamento de problemas para novos tratamentos para
facilitar diagnósticos e redução de custos; e Estilo de Vida, com ideias inovadoras que irão transformar a forma como
nos divertimos, jogamos e vivemos. Uma vez inscritas, as ideias serão avaliadas
e selecionados os finalistas em cada uma das quatro categorias. A competição
acontece em três rodadas, online e presenciais, a depender da região, e os
finalistas de cada categoria serão selecionados nas semifinais online e passam
para as Finais Mundiais, que acontecerão em maio, no formato online.
Ao se inscrever na Imagine Cup, os
estudantes passam a ter acesso a uma comunidade virtual no Discord, entram para
o Microsoft Startups e para o Founders Hub, plataforma criada para apoiar as
pessoas com ideais de empreender a lidar com os desafios mais comuns
enfrentados pelas startups. Dessa forma, eles contam com o apoio e mentoria dos
especialistas da Microsoft, se conectam com fundadores veteranos do setor e têm acesso a treinamentos.
Sobre a
Microsoft
A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que tem operação em mais de 190 países. Em 2020, a empresa investiu mais de US$ 13 milhões levando tecnologia gratuitamente para 1.765 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil por meio de doações de mais de US$ 202 milhões em créditos de nuvem.
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