Quem chegar primeiro ao Metaverso terá vantagem de mercado, aponta especialista
Professor de Marketing Digital e Mídias Sociais, consultor Fernando Souza traça panorama para as empresas dispostas a marcar presença nos espaços virtuais
Em Metaverso e Web 3.0: Que mundo é esse?,
lançamento da Matrix
Editora, o consultor e professor de Marketing Digital e Mídias
Sociais Fernando Souza explora as possibilidades dos ambientes virtuais e os
benefícios reservados para quem conquistar estes espaços antes da concorrência.
O livro entrega respostas para quem hoje tem dúvidas sobre como surfar na onda
desse universo. A obra apresenta ainda uma nova frente de atuação para os
profissionais especializados em Marketing Digital: o Metamarketing.
De acordo com Souza, as empresas que se
adaptaram e se planejaram estrategicamente no mercado digital nas últimas
décadas conseguiram avançar e se destacaram, aumentando vendas e faturamento.
Para ele, os empreendedores agora devem se posicionar como “Early Adopters” ou
“Primeiros Adeptos”, termo que define indivíduos sempre conectados com as
tendências tecnológicas. Somente com este mesmo movimento de entrada nos
ambientes “metaversianos” será possível garantir o pioneirismo e a longevidade
dos empreendimentos.
As possibilidades do Metaverso incluem
experimentar roupas sem sair de casa, trabalhar e encontrar a família e amigos
remotamente, comprar terrenos digitais, criar e consumir arte e mídias
audiovisuais, participar de shows, exposições, e jogar games de modo totalmente
imersivo. Este mercado em franca aceleração deve movimentar cerca de R$ 4
trilhões até 2024.
Podemos
dizer que, com o Metaverso, estamos iniciando para valer a era do Marketing de
Experiência. Será preciso engajar e gerar identificação – e isso não poderá ser
feito apenas com discurso, como muitas vezes ocorria no marketing tradicional.
As estratégias precisarão utilizar, com habilidade, as infinitas possibilidades
e os recursos proporcionados pela Web 3.0 e o Metaverso.
(Metaverso e web 3.0: Que
mundo é esse? pág.20)
Segundo o autor, o Metamarketing será
uma consequência inevitável do Metaverso, assim como o Marketing Digital foi
uma consequência da Internet e proporcionou o surgimento de novas estratégias,
como o Inbound Marketing e o Marketing de Influência. Para ele, o mesmo
acontecerá com a solidificação da Web 3.0 e do Metaverso, mas provavelmente de
forma ainda mais intensa.
Ao contextualizar, analisar e prever as
mudanças sociais e econômicas promovidas pelos ambientes virtuais, Metaverso e web 3.0: Que mundo é esse? reforça a relevância de
aproveitar o cenário atual como ponto de partida para o futuro. O livro é fonte
de conhecimento para estrategistas de Marketing Digital, profissionais de
agências publicitárias, empreendedores, empresários, executivos, gestores,
estudantes e interessados na temática.
Ficha técnica
Título: Metaverso e web 3.0: Que mundo é esse?
Autor:
Fernando Souza
Editora:
Matrix Editora
ISBN:
978-65-5616-266-9 .
Tamanho:
16x23 cm
Páginas:
144
Preço: R$
35,00
Onde encontrar: Matrix
Editora e Amazon
Sobre o autor
Fernando
Souza é consultor, palestrante e professor, especialista em marketing e
negócios digitais. Professor nas principais pós-graduações e MBAs de marketing
e negócios do país, seu conhecimento e experiência já ajudaram milhares de
alunos, por meio de suas palestras e cursos, e também dezenas de empresas – dos
mais variados portes e áreas de atuação – para as quais ele organiza workshops
e empresta seus serviços, para melhorar processos, estruturar e capacitar
equipes e desenvolver estratégias nos meios digitais.
Redes sociais do autor
Sobre a Matrix Editora
Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com mais de 900 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.
Nenhum comentário