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Resiliência e evolução: Grupo Profarma cresce 23,7% e registra Ebitda recorde em 3T’s de R$ 100 milhões, 39,6% maior que no 3T21

O Grupo Profarma (B3: PFRM3) divulgou ontem, 09 de novembro de 2022, os resultados do 3T22. A Companhia obteve mais um trimestre de resultados crescentes, com vendas em evolução e Ebitda recorde em 3T’s nas duas unidades de negócio, sendo R$ 64,4 milhões na Profarma Distribuição e R$35,9 milhões na Rede d1000 – ambas com expansão de margens operacionais.

No trimestre, a Receita Bruta do Grupo alcançou R$ 2,3 bilhões, valor 23,7% maior que o registrado no 3T21. O desempenho reflete o avanço das duas unidades de negócios:  (i) na Profarma Distribuição o contínuo crescimento do número de clientes atendidos impulsionou a alta de 23,5% nas vendas e (ii) nas operações de varejo da Rede d1000, devido ao amadurecimento acelerado das lojas novas inauguradas em 2021, à otimização do mix de produtos e estoque, além das melhorias operacionais feitas nos últimos anos, que trouxeram um maior fluxo de clientes para as lojas, representando evolução de vendas de 28,6%.

O Lucro Bruto, de R$ 301,4 milhões, - crescimento de 29,1% frente ao 3T21 - com margem bruta de 14,8% e a diluição de 0,9 p.p. nas Despesas SG&A garantiram a expansão da margem Ebitda em 0,5 p.p., atingindo 4,9% no 3T22 e Ebitda recorde em terceiros trimestres de R$100 milhões. Na Profarma Distribuição a margem operacional Ebitda atingiu 3,3% (+0,4 p.p.vs 3T21) e a Rede d1000 entregou 9,0% de margem Ebitda – expansão de 0,4p.p.

A constante evolução operacional do Grupo está refletida no Ebitda acumulado de 9 meses de R$ 302,1 milhoes, que representa crescimento de 53,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Também nesta visão, podemos observar a expansão da margem Ebitda, que sai de 4,2% no acumulado de 9 meses de 2021 para 5,3% no mesmo período deste ano de 2022.

Esse desempenho foi resultado da combinação de dois fatores: (i) um eficiente controle nas margens brutas de cada divisão diante das oportunidades de crescimento de market share alcançados e (ii) uma gestão de despesas voltada para produtividade, garantindo uma diluição relevante, mesmo em ambiente inflacionário desafiador.

O ambiente financeiro desafiador de taxas de juros – em níveis recordes – acabou pressionando o resultado financeiro do Grupo e levou a uma despesa financeira líquida de R$ 44,3 milhões, aumento de 134,7% sobre o mesmo período de 2021, quando os juros praticados eram menores (7,75% no 3T21 contra 13,75% atualmente), mesmo levando em consideração a redução do índice de endividamento,  saindo de 1,7x em 2021 para 1,6x em 2022.

Ainda assim, o Grupo atingiu R$ 16,3 milhões de Lucro Líquido no 3T22, resultado 33,5% menor que o mesmo período de 2021 . No Lucro Líquido acumulado de 9 meses este impacto das taxas de juros também se faz presente, quando comparamos os R$ 76,3 milhões – que incluem R$ 28,9 mlhões referentes a venda da Profarma Soecialty no 2T22 – com os R$ 67,2 milhões referentes ao mesmo período do ano anterior.

O vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores do Grupo Profarma, Max Fischer, comentou: “Estamos entregando resultados operacionais recorrentes trimestre após trimestre nas duas unidades de negócio, que tem se convertido em ganhos de  rentabilidade e lucratividade. Nosso desempenho tem se mostrado alinhado com a nossa estratégia de entregar a melhor experiência aos nossos clientes, aumentando o market share, sem abrir mão da rentabilidade.”

 

 

 

 

 

DESTAQUES POR DIVISÃO

Profarma Distribuição

> A Profarma Distribuição alcançou Receita Bruta de R$ 2,2 bilhões, desempenho 23,5% acima do mesmo período de 2021, representando crescimento médio trimestral de 18,3% desde o 1T19. O Lucro Bruto foi de R$ 179,5 milhões, 26,6% superior se comparado ao resultado alcançado no 3T21. O Ebitda alcançou

R$ 64,4 milhões no período, 40,5% acima do 3T21, com margem Ebitda de 3,3%, expansão de 0,4 p.p. versus o 3T21. No acumulado de 9 meses, o Ebitda apresenta evolução de 34,8%, alcançando R$ 168,8 milhões.

Rede d1000

> A Rede d1000 registrou Receita Bruta de R$ 400,1 milhões, alta de 28,6% se comparado ao mesmo período de 2021. O Ebitda alcançou R$ 35,9 milhões no 3T22, acréscimo de 52,3% ante o 3T21, com Margem Ebitda de 9,0%, incremento de 1,4 p.p. sobre igual período do ano anterior. O Lucro Líquido de R$ 3,3 milhões no 3T22 representou importante marco ao reverter o prejuízo apurado no 3T21 de R$ 1,6 milhão.

 

 

SOBRE O GRUPO PROFARMA

O Grupo Profarma é formado pela Profarma Distribuição e pela Rede d1000. Ambas as Companhias listadas no Novo Mercado (B3) fazem parte de um seleto grupo de 145 empresas.

A Profarma Distribuição (PFRM3), com 61 anos de atuação e 16 anos com capital aberto, é a segunda maior do Brasil no segmento de distribuição farmacêutica, com mais de 47 mil clientes e 14 Centros de Distribuição: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo (2 CDs), Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Para mais informações, visite ri.profarma.com.br.

A Rede d1000 (DMVF3), criada em 2013, é a rede de drogarias responsável pela operação das bandeiras Drogasmil, Farmalife, Drogarias Tamoio e Drogaria Rosário. Com mais de 200 lojas nos estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso, atende mais de 2 milhões de consumidores/mês. Todas as suas marcas estão presentes há mais de 40 anos em suas regiões de atuação. Sua plataforma – com posicionamentos múltiplos e complementares – oferece experiências particulares às necessidades de todas as classes sociais, da classe A+ às mais populares. A Rede d1000 vem investindo cada vez mais em expansão, diversificação de canais e evolução da experiência de compra do consumidor. Para mais informações, visite ri.d1000varejofarma.com.br.,

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