Semana Internacional do Café terá apresentações de novo protocolo de café solúvel e estudo sobre Living Income no Brasil
Produto que representa 25% do café consumido no
mundo ganha nova metodologia de qualidade; evento também terá a divulgação de
pesquisa sobre renda de bem-estar da Plataforma Global do Café
Minas Gerais, novembro de 2022 – Considerado um dos principais eventos
de cafeicultura mundial, a Semana Internacional do Café (SIC), que chega a sua
10ª edição, será palco do “Lançamento mundial do protocolo de análise sensorial
de Café Solúvel”, pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel
(Abics). A nova metodologia de avaliação de qualidade será apresentada ao
público na quarta-feira (16), às 17h30, na Sala Conferência, no Expominas, em
Belo Horizonte (MG), onde a SIC será realizada entre 16 e 18 de novembro.
Segundo a entidade, o protocolo começou
a ser elaborado em 2019, sob a coordenação da cafeóloga, especialista em
avaliação sensorial e consultora da Abics, Eliana Relvas, e da Dra. Aline
Garcia, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). A iniciativa contou com
a participação de representantes de empresas de café solúvel, consultores
brasileiros e do exterior e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil), para a divulgação mundial.
Ao invés de análise com base em
pontuações, a metodologia é descritiva e considera a intensidade da bebida, as
características sensoriais do café em escala de zero a cinco e a classificação
em convencional, diferenciado e de excelência, com informações que auxiliem o
consumidor a encontrar o produto de sua preferência. “Isso possibilita
identificar quais cafés são os mais indicados para determinado momento e uso,
com adição de leite, em cappuccinos, drinks, na culinária ou puro”, afirma
Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da Abics.
O executivo ainda acrescenta que “uma
metodologia para avaliar a qualidade do café solúvel torna-se ainda mais
relevante num momento em que as indústrias lançam produtos de maior valor
agregado, com diferentes características e usos. Tudo isso somado à praticidade
de se consumir o solúvel. Todo este processo vai possibilitar a criação de uma
linguagem comum para avaliar estes cafés, criando referências para o setor, e
marca um reposicionamento no mercado”.
Conforme a Abics o solúvel representa
25% do total de café consumido no mundo e crescimento médio anual de 2%. No
Brasil, ocupa 5% do mercado com aumento constante aproximado de 3,5% anual nos
últimos seis anos. Além disso, exporta o produto para mais de 120 países e tem
capacidade de produzir 132 mil toneladas por ano.
Plataforma Global de Café (GCP)
Com atuação destacada na difusão de
iniciativas de sustentabilidade na cafeicultura, a Plataforma Global de Café no
Brasil (GCP Brasil) promoverá um dos destaques do evento: o anúncio dos
resultados de estudo inédito no país “Principais descobertas do Estudo sobre
Renda de Bem-estar (living
income) na Cafeicultura Brasileira”.
O levantamento realizado durante um ano
com pequenos produtores de diferentes regiões do país teve como objetivo
identificar qual é a renda média em cada local para que os cafeicultores possam
ter qualidade de vida, e não apenas a renda de subsistência. O estudo leva em
consideração além das despesas fixas da casa/família, o orçamento necessário
para alimentação de qualidade, saúde, educação, vestuário, lazer, entre outros.
“Este estudo de living income, que é sobre a
renda que a pessoa tira de uma atividade para que ela viva confortavelmente, é
parte de um projeto que a Plataforma coordena, juntamente com as instituições
Cecafé e InPACTO, chamado Iniciativa de Ação Coletiva “Bem-estar Social”. Para
sua elaboração, primeiramente foi definido um valor referência de renda de
acordo com dados econômicos de cada região e, depois, a coleta de informações
em campo, para verificar se o rendimento dos cafeicultores era correspondente
ao estipulado para qualidade de vida”, explica Maria Fernanda Brando Moraes,
coordenadora de comunicação na GCP Brasil.
O estudo foi financiado pelos parceiros
da Iniciativa Bem-estar Social, e executado por um time de pesquisadores da
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista
(UNESP), com suporte de consultoras internacionais especialistas no tema de
“Living Income”.
“Os dados serão divulgados no evento em
primeira mão. Em breve publicaremos o relatório completo (em português e
inglês) reunindo os principais resultados e as conclusões do estudo. É um
estudo diagnóstico que passa a nortear nossa iniciativa de bem-estar social e
mostra caminhos para melhorias nas condições de vida dos pequenos produtores,
que são responsáveis por mais de 50% da produção brasileira de café. E a
prosperidade do produtor é uma das principais partes deste processo”,
acrescenta Maria Fernanda.
Os pesquisadores e a equipe da
Plataforma farão a apresentação do estudo, incluindo os principais conceitos
por trás da renda de bem-estar, descrição dos dados coletados, e dos seus
resultados na quinta-feira (17), às 14h30, no Fórum de Cafeicultura
Sustentável, realizado no Auditório Conexão.
Para Caio Alonso Fontes, cofundador da
Café Editora, uma das realizadoras da Semana Internacional do Café, o evento é
o espaço ideal para os lançamentos. “Como grande plataforma de promoção e
desenvolvimento do café, os três dias da SIC serão repletos de atrações com
especialistas, pesquisadores, representantes de grandes empresas, cooperativas
e associações e produtores, para debater e apresentar, de maneira organizada,
novidades e o posicionamento não apenas do produto no mercado, mas das empresas
e dos profissionais que mobilizam o setor”.
Mais informações sobre a programação da
SIC e o credenciamento estão disponíveis em https://semanainternacionaldocafe.com.br/
.
SOBRE A SIC
A Semana Internacional do Café (SIC) é
uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado
de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
(Seapa).
Realizada desde 2013 em Belo Horizonte,
capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento
do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o
consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado
econômico e social do setor. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100%
Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70
horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional
e internacional.
PATROCINADORES
A edição de 10 anos tem patrocínios
master das marcas Nescafé e Nespresso e do Sistema Ocemg; diamante, da 3
Corações; prata, da Sicoob; e bronze, da Melitta e da Syngenta.
Serviço
Semana Internacional do Café 2022
De 16 a 18 de novembro, no Expominas
(MG)
Av. Amazonas, 6.200, Belo Horizonte.
Informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br
#conectadospelocafé
Para informações e atendimento à
imprensa: contato@semanainternacionaldocafe.com.br
Redes sociais
Facebook e Twitter: @semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe
Nenhum comentário