Últimas

Semana Internacional do Café terá apresentações de novo protocolo de café solúvel e estudo sobre Living Income no Brasil

Produto que representa 25% do café consumido no mundo ganha nova metodologia de qualidade; evento também terá a divulgação de pesquisa sobre renda de bem-estar da Plataforma Global do Café

Minas Gerais, novembro de 2022 – Considerado um dos principais eventos de cafeicultura mundial, a Semana Internacional do Café (SIC), que chega a sua 10ª edição, será palco do “Lançamento mundial do protocolo de análise sensorial de Café Solúvel”, pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics). A nova metodologia de avaliação de qualidade será apresentada ao público na quarta-feira (16), às 17h30, na Sala Conferência, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), onde a SIC será realizada entre 16 e 18 de novembro.

Segundo a entidade, o protocolo começou a ser elaborado em 2019, sob a coordenação da cafeóloga, especialista em avaliação sensorial e consultora da Abics, Eliana Relvas, e da Dra. Aline Garcia, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). A iniciativa contou com a participação de representantes de empresas de café solúvel, consultores brasileiros e do exterior e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), para a divulgação mundial.

Ao invés de análise com base em pontuações, a metodologia é descritiva e considera a intensidade da bebida, as características sensoriais do café em escala de zero a cinco e a classificação em convencional, diferenciado e de excelência, com informações que auxiliem o consumidor a encontrar o produto de sua preferência. “Isso possibilita identificar quais cafés são os mais indicados para determinado momento e uso, com adição de leite, em cappuccinos, drinks, na culinária ou puro”, afirma Aguinaldo Lima, diretor de Relações Institucionais da Abics.

O executivo ainda acrescenta que “uma metodologia para avaliar a qualidade do café solúvel torna-se ainda mais relevante num momento em que as indústrias lançam produtos de maior valor agregado, com diferentes características e usos. Tudo isso somado à praticidade de se consumir o solúvel. Todo este processo vai possibilitar a criação de uma linguagem comum para avaliar estes cafés, criando referências para o setor, e marca um reposicionamento no mercado”.

Conforme a Abics o solúvel representa 25% do total de café consumido no mundo e crescimento médio anual de 2%. No Brasil, ocupa 5% do mercado com aumento constante aproximado de 3,5% anual nos últimos seis anos. Além disso, exporta o produto para mais de 120 países e tem capacidade de produzir 132 mil toneladas por ano.  

 

Plataforma Global de Café (GCP)

Com atuação destacada na difusão de iniciativas de sustentabilidade na cafeicultura, a Plataforma Global de Café no Brasil (GCP Brasil) promoverá um dos destaques do evento: o anúncio dos resultados de estudo inédito no país “Principais descobertas do Estudo sobre Renda de Bem-estar (living income) na Cafeicultura Brasileira”.

O levantamento realizado durante um ano com pequenos produtores de diferentes regiões do país teve como objetivo identificar qual é a renda média em cada local para que os cafeicultores possam ter qualidade de vida, e não apenas a renda de subsistência. O estudo leva em consideração além das despesas fixas da casa/família, o orçamento necessário para alimentação de qualidade, saúde, educação, vestuário, lazer, entre outros.

“Este estudo de living income, que é sobre a renda que a pessoa tira de uma atividade para que ela viva confortavelmente, é parte de um projeto que a Plataforma coordena, juntamente com as instituições Cecafé e InPACTO, chamado Iniciativa de Ação Coletiva “Bem-estar Social”. Para sua elaboração, primeiramente foi definido um valor referência de renda de acordo com dados econômicos de cada região e, depois, a coleta de informações em campo, para verificar se o rendimento dos cafeicultores era correspondente ao estipulado para qualidade de vida”, explica Maria Fernanda Brando Moraes, coordenadora de comunicação na GCP Brasil. 

O estudo foi financiado pelos parceiros da Iniciativa Bem-estar Social, e executado por um time de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP), com suporte de consultoras internacionais especialistas no tema de “Living Income”.

“Os dados serão divulgados no evento em primeira mão. Em breve publicaremos o relatório completo (em português e inglês) reunindo os principais resultados e as conclusões do estudo. É um estudo diagnóstico que passa a nortear nossa iniciativa de bem-estar social e mostra caminhos para melhorias nas condições de vida dos pequenos produtores, que são responsáveis por mais de 50% da produção brasileira de café. E a prosperidade do produtor é uma das principais partes deste processo”, acrescenta Maria Fernanda.   

Os pesquisadores e a equipe da Plataforma farão a apresentação do estudo, incluindo os principais conceitos por trás da renda de bem-estar, descrição dos dados coletados, e dos seus resultados na quinta-feira (17), às 14h30, no Fórum de Cafeicultura Sustentável, realizado no Auditório Conexão. 

Para Caio Alonso Fontes, cofundador da Café Editora, uma das realizadoras da Semana Internacional do Café, o evento é o espaço ideal para os lançamentos. “Como grande plataforma de promoção e desenvolvimento do café, os três dias da SIC serão repletos de atrações com especialistas, pesquisadores, representantes de grandes empresas, cooperativas e associações e produtores, para debater e apresentar, de maneira organizada, novidades e o posicionamento não apenas do produto no mercado, mas das empresas e dos profissionais que mobilizam o setor”.

Mais informações sobre a programação da SIC e o credenciamento estão disponíveis em https://semanainternacionaldocafe.com.br/ .

 

SOBRE A SIC

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100% Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70 horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional e internacional.

 

PATROCINADORES

A edição de 10 anos tem patrocínios master das marcas Nescafé e Nespresso e do Sistema Ocemg; diamante, da 3 Corações; prata, da Sicoob; e bronze, da Melitta e da Syngenta.

 

Serviço

Semana Internacional do Café 2022

De 16 a 18 de novembro, no Expominas (MG)

Av. Amazonas, 6.200, Belo Horizonte.

Informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br

#conectadospelocafé

Para informações e atendimento à imprensa: contato@semanainternacionaldocafe.com.br

Redes sociais

Facebook e Twitter: @semanadocafe

Instagram: @semanainternacionaldocafe

Nenhum comentário