Últimas

Team Building desenvolve equipes mais engajadas

Atividades desafiadoras que exercitam a confiança e o trabalho em equipe compõem o treinamento da Duomo Aprendizagem Corporativa

Em uma equipe, a colaboração e confiança são essenciais para alcançar melhores resultados e enfrentar desafios futuros. O Team Building é uma técnica utilizada para aprimorar a relação, capaz de revelar habilidades, estreitar laços e, assim, consolidar as atividades como um time de verdade. Fortalecer talentos e contribuir para que as empresas possam colher resultados é um dos objetivos da Duomo Aprendizagem Corporativa, que trabalha com metodologias e práticas de aprendizagem personalizadas.



Os programas de Team Building propõem uma série de atividades com objetivos a serem atingidos em conjunto. Senso de equipe é uma ferramenta útil para construir os comportamentos esperados que atendam a cultura da empresa. Nos processos de fusão e aquisição, por exemplo, a junção dos diferenciais de cada parte pode gerar algo maior que a soma de dois lados. A troca de experiências potencializa a sugestão de soluções mais criativas para um problema. “Um Team Building trabalha as relações entre os participantes e as soft skills necessárias para o trabalho em equipe. Pode ter diferentes níveis de profundidade: vai de uma simples integração, até a criação de times de alta performance, passando pela gestão de conflitos”, explica Joacir Martinelli, diretor técnico e consultor na Duomo.



A Duomo acompanha as empresas nesse processo e orienta o desdobramento nos modelos de gestão. Empresas como HSBC, Renault, Brose, Telefônica, Lear, Castrolanda, Burger King, já aplicaram o treinamento em diversos contextos de negócio. “Os encontros de Team Building vão além dos treinamentos tradicionais, colocando os colaboradores como protagonistas de uma construção conjunta de atividades estimulantes. Nas dinâmicas de grupos, são propostos desafios nos quais o objetivo é buscar uma solução em conjunto. Assim, podemos exercitar a confiança entre os colegas de equipe e a liderança”, pontua Martinelli.



Em um mundo de alta complexidade, a busca por soluções inovadoras resultantes do trabalho coletivo é cada vez mais necessária. Segundo pesquisa da Bain & Company, um colaborador engajado é 44% mais produtivo. “O potencial completo do time só será alcançado com um trabalho sinérgico. Quando a dinâmica de um grupo não está totalmente madura, as metas tornam-se mais difíceis, os conflitos mais agudos, os retrabalhos mais frequentes, o ambiente mais desgastante e a competitividade da empresa diminui. Isso deixa as pessoas menos engajadas e mais propensas a problemas de saúde mental e burnout”, ressalta.



Atividades que estimulam conhecer o outro por meio do fazer em conjunto proporcionam uma perspectiva do que é possível criar coletivamente no futuro. “Ao se depararem com propostas desafiadoras durante o evento e perceberem que apenas com a participação dos colegas será possível superá-las, os colaboradores sentem que um time unido é mais forte, e que juntos podem construir uma história de sucesso”, sinaliza Martinelli.



O ambiente organizacional também se beneficia do Team Building, já que o treinamento oferece ferramentas para diminuir atritos e melhorar a comunicação entre os funcionários. Além disso, facilita a identificação de pontos fortes e pontos de melhoria. “É uma oportunidade para tirar insights valiosos para planejar projetos, coletar dados para a gestão de pessoas, compartilhar conhecimentos e definir metas”, afirma Martinelli.



Sobre a Duomo Aprendizagem Corporativa



Há mais de 20 anos no mercado de educação corporativa, a Duomo é especializada em treinamentos corporativos que geram resultados, com foco em apoiar o RH e a estrutura de gestão de pessoas. Os profissionais que participam dos treinamentos sentem a diferença na prática, influenciando diretamente suas jornadas de aprendizagem.



Para deixar as organizações mais produtivas e os colaboradores realizados, a Duomo desenvolve estratégias exclusivas para atender as necessidades de cada companhia e fortalecer as soft skills, criando treinamento sob medida para cada empresa.



Entre os destaques, está o serviço de gestão de turnover, feito por meio do Atena, um sistema que utiliza a IA, que é o primeiro a coletar dados de forma amigável e humanizada e que cruza as informações para localizar padrões que podem ser gerenciados com o objetivo de aumentar a retenção.



Em dezembro de 2021, a Duomo recebeu a certificação internacional Great Place to Work (GPTW), comprovando na prática como fortalecer as competências humanas tem impacto direto no relacionamento com os colaboradores e em um bom ambiente de trabalho.



Reconhecida nacionalmente pela contribuição à alta performance, os treinamentos já foram realizados em grandes empresas, como Bosch, Burger King, Cassol, CNH Electrolux, Embraco, Fiat powertrain, GRPCOM, Grupo Boticário, HSBC, Renault, Sicredi, Unimed, Votorantim, Volvo e Whirlpool.

Nenhum comentário