TV é o item mais procurado na Black Friday
O motivo é garantir os modelos mais equipados para assistir à Copa do Mundo em família
Os dois últimos meses
do ano estão recheados de datas propícias para o consumo. Além do Natal e
Réveillon, a Copa do Mundo promete ser um período farto para o varejo. Soma-se
a isso o fato de o evento esportivo começar cinco dias antes da Black Friday.
Um levantamento da
Nielsen com a Toluna aponta que eletrodomésticos e celulares representam 59% e
57%, respectivamente, dos desejos de consumo dos brasileiros para a Black
Friday de 2022. Em seguida, vem vestuário com 56%.
Já um levantamento
realizado em maio de 2022 pela Behup relaciona o consumo da Copa do Mundo com a
Black Friday e aponta que as categorias que lideram a expectativa deste ano são
roupas e acessórios (20%), eletrônicos (15%) e compras de supermercado (14%).
Com a sexta-feira mais
aguardada do ano se aproximando, é comum a pergunta: esperar ou não a data para
ir às compras? De acordo com Claudio Dias, CEO da Magis5, não há uma resposta
exata, porém, boa parte dos lojistas antecipa as promoções para o início de
novembro.
“Tem o Black November
que os marketplaces realizam já no começo de novembro e oferece aos consumidores
mais possibilidades de comprar o que desejam antecipadamente. Artigos como
camisas do Brasil podem ser comprados semanas ou dias antes do dia 25 com
desconto, e já poderão ser usados no primeiro jogo da seleção”, comenta Claudio
Dias, CEO da Magis5.
Claudio Dias, CEO da Magis5
Claudio alerta aos
empreendedores que é fundamental entender o comportamento do consumidor antes
de pensar em ações antecipadas para não se precipitar. “É preciso que cada
empresa conheça o seu público/persona e se prepare para que o estoque não
falte, a entrega seja rápida e o atendimento pontual”, sublinha.
Contudo, segundo o CEO,
quem deseja esperar a sexta-feira pode ser uma alternativa melhor, ou, então, a
Cyber Monday, que acontece na segunda-feira seguinte à Black Friday, já que
esses períodos são tradicionais e podem surgir preços mais acessíveis e
promoções pontuais. Para não sair atrás da concorrência, vale criar expectativa
com gatilhos mentais como o de antecipação, do tipo “aguarde”, desde que as
ações cumpram com aquilo que for ofertado. “Outra dica é acompanhar os preços
desde agora e monitorar as variações ao longo dos dias para ver se realmente
compensa comprar antes ou esperar”, ressalta Claudio.
Expectativas do Mercado
Livre
As pesquisas da Nielsen
com a Toluna e Behup apontam que os maiores índices de consumo entre a Black
Friday e Copa serão eletrônicos, roupas e acessórios, respectivamente.
Entretanto, o Mercado Livre acredita que a venda de comidas e bebidas no
período da Copa seja 37% maior do que a de eletrônicos pelos lojistas do seu
marketplace.
Isso explica o
comportamento do consumidor diante de um dos eventos mais aguardados do ano.
“As pessoas têm o hábito de se reunir para assistir aos jogos consumindo
bebidas e petiscos, seja pela TV ou por smartphones com tecnologia mais avançada”,
destaca o CEO.
Black fraude: como
lidar
A falta de informação
do preço adequado, produto indisponível, mudança de preço ao finalizar a compra
são algumas das ocorrências registradas pelo Procon no país durante a Black
Friday.
Para evitar esses transtornos,
Dias aconselha que, antes de buscar os produtos no site para fazer as compras,
é importante pesquisar a reputação da empresa, seja no Reclame Aqui ou
avaliações nas redes sociais. Outra opção é conferir se o site tem o
certificado de segurança. “Avalie os mesmos produtos em sites distintos e
desconfie daqueles que oferecem descontos discrepantes. Isso pode indicar
golpes para atrair pessoas que querem preços baixos em produtos com ticket
alto, por exemplo”, endossa.
Comprar em grandes
marketplaces se torna mais confiável, já que existe a intervenção das empresas
que zelam pela reputação. Caso o consumidor tenha algum problema, eles
conseguem ressarcir o valor do produto de maneira rápida, além de ser possível
conferir se determinada loja tem boa avaliação no site, se responde seus
clientes rapidamente e com muitas opções para realizar suas compras.
SOBRE A STARTUP MAGIS5
Fundada em 2019, e com sede em Rio Claro, interior de São Paulo, a startup Magis5, enquanto hub de automação e gestão de e-commerce em marketplaces, ajuda vendedores a escalarem seu negócio ao agilizar e simplificar processos operacionais. A plataforma reúne vendedores de marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu, entre tantos outros. Mais informações em: https://magis5.com.br/
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