Varejo fatura 14% a menos na sexta de Black Friday, mas obtém resultados positivos em novembro, em comparação a 2021, aponta Linx
Vendas do setor foram diluídas ao longo do mês,
enquanto os aplicativos de supermercado se destacaram no último fim de semana,
em relação ao ano anterior
São Paulo, 29 de novembro de 2022 – Na Black Friday, o desempenho do varejo
apresentou grandes oscilações em relação ao último ano. Na última sexta-feira
(25), dia da Black Friday, o comércio eletrônico registrou diminuição de 14% no
faturamento, e teve resultados melhores no fim de semana (26 e 27), com alta
nas vendas de 27%, com ticket médio 52% maior, apesar da queda de 17% no número
de pedidos. Uma semana antes da Black Friday, período em que os varejistas
antecipam promoções, as vendas subiram 6,7%, enquanto o ticket médio teve alta
de 51%, em relação ao ano anterior.
Os dados foram levantados pela Linx,
gigante do segmento de software para varejo, que analisou uma base de mais de
2.800 grandes varejistas e marketplaces via Linx Digital. Os dados confirmam a
previsão da Linx para a Black Friday 2022 de diluição das vendas ao longo do
mês, com varejistas antecipando promoções, em meio à Copa do Mundo.
Vendas online desaceleram durante jogo
do Brasil na Cyber Monday
O segundo jogo do Brasil na Copa do
Mundo, realizado nessa segunda-feira (28), teve impacto de 54% nas duas horas
que antecederam a partida, percentual maior que na estreia da Seleção
Brasileira, na última quinta (24), quando caiu 46% nas três horas que
antecederam o jogo. O volume de vendas foi retomado mais rapidamente ao longo
do jogo e, após o fim da partida, somou 140% de aumento em relação ao início,
enquanto na primeira partida da Seleção Brasil ela aumentou 31% do início ao
apito final, com picos de vendas no intervalo do jogo e quedas acentuadas nos
minutos em que foram realizados os dois gols que selaram a vitória do Brasil.
Pedidos em aplicativos de supermercados
crescem 15% na Black Friday
A Black Friday 2022 também foi
movimentada nos aplicativos de supermercados, segundo análise de dados da
Mercadapp, que avaliou o desempenho de centenas de supermercados e empórios. O
número de pedidos de sexta-feira (25) a domingo (27) foi 15% superior em
relação ao mesmo período de 2021. Os dados apontam alta de 6% de faturamento,
apesar do ticket médio ter caído 10%. Entre os itens mais procurados estão
bebidas alcoólicas e alimentos de hortifruti, e nas categorias de produtos, se
destacaram os itens de mercearia, laticínios e limpeza.
Sobre a Linx
Empresa da plataforma de software Stone Co, a Linx é especialista em tecnologia para o varejo e líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. Toda a expertise da Linx é focada em um varejo de — e para — pessoas, conectando o indivíduo à facilidade, inteligência e experiência desejada do mundo online ao offline. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa.
Nenhum comentário