4 provas de que é mais vantajoso fazer compras de Natal pela internet
Comprar presentes pela internet já faz parte da
rotina de muitos brasileiros, e deve continuar a ser hábito frequente neste
final de ano, Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais,
explica por que vale mais a pena comprar sem sair de casa
São Paulo, dezembro de
2022 - O
final do ano chegou e, com ele, uma das datas mais esperadas para realizar
compras: o Natal. Essa é a época em que os consumidores mais adquirem itens de
consumo, para enfeitar suas casas com os mais diversos tipos de decorações
temáticas e presentear seus familiares e amigos.
É muito comum ver lojas
lotadas nesse período, pois um grande fluxo de pessoas se organiza para buscar
os melhores pontos para comprar os produtos que desejam. Mas, com o avanço da
tecnologia, muitos brasileiros acabam optando pelas compras online - seja pela
praticidade ou pelos valores mais atrativos.
“O hábito de comprar
pela internet está cada vez mais comum, e de acordo com uma pesquisa recente da
Deloitte, mais de 51% dos clientes realizam suas compras de forma online pela
praticidade”, pontua Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais. “A pandemia deu um
impulso ainda maior para o consumo online, que já vinha crescendo e provou que
veio para ficar”, complementa.
Pensando nisso, Garcia
listou 4 provas de que é mais vantajoso realizar suas compras via
e-commerce:
Variedade de produtos e
facilidade na compra
Os
marketplaces - que agregam diversos vendedores - possuem um leque bastante
amplo de produtos e, com a correria do dia a dia, fica mais fácil procurar pelo
item imaginado do que no varejo físico. “Com um celular ou notebook em mãos, o
consumidor consegue realizar a transação em minutos. Tudo fica mais prático,
desde a comparação de preços até os modelos ao pagamento”, comenta
Garcia.
Comodidade
Muitos
brasileiros acabam indo para a rua neste mês de dezembro, com foco em comprar
presentes e decorações. Mas nem sempre essa é a opção mais prática e mais
confortável. “Além de evitar filas e aglomerações nas lojas nesta temporada, o
comprador adquire todos os produtos que deseja diretamente da sua casa, sem
precisar se deslocar até uma loja física”, aconselha o diretor-executivo.
Custo benefício
O
custo benefício em compras online também costuma ser melhor, pois o comparativo
de preços é mais fácil. Também é comum as plataformas de e-commerce
disponibilizarem cupons de desconto. “Além das ofertas, os marketplaces possuem
programas de fidelidade. No Mercado Livre, por exemplo, pelo histórico de
compras, o cliente desbloqueia descontos especiais. Isso acontece em outras
plataformas de vendas também, como no Magazine Luiza que possui o ‘Cliente
Gold’, e clientes Prime da Amazon”, diz.
Formas de pagamento
Em
lojas físicas, até hoje ainda existem comércios que só aceitam pagamentos em
dinheiro ou débito, ou limitam as opções de meios de pagamento. Mas, quando se
trata dos marketplaces, o consumidor tem à disposição diversos meios de
realizar sua compra, o que facilita sua vida e aumenta a credibilidade do
estabelecimento. “Hoje em dia há diversas formas de pagamento para ajudar os
compradores, desde o pagamento via cartão de crédito até o Pix. Os consumidores
podem optar pela melhor forma de realizar suas compras, dentro da sua
realidade. Uma outra vantagem que as compras online oferecem, é o programa de
cashback, o qual determinada porcentagem do valor do produto retorna para
o cliente. Sites como Americanas, Submarino e Shoptime disponibilizam este
benefício”, finaliza Garcia.
Sobre a Petina - Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. Eleita dois anos consecutivos (2021 e 2022) de mentoria e gestão de marketplace pelo Mercado Livre e responsável pela estruturação das lojas oficiais dentro da plataforma como Nike, MyShoes, Chilli Beans, Reserva, Lacoste, Amaro (entre outras).
Nenhum comentário