Últimas

6 dicas para aproveitar ao máximo o espaço da sua cozinha

Adaptações inteligentes ajudam a tornar a área mais eficiente, independentemente do tamanho

Créditos: iStock

O ponto de encontro de grande parte das famílias brasileiras é a cozinha. A cultura latino-americana, de modo geral, possui uma conexão profunda com a comida. As refeições, para além de nutrir o corpo, servem como uma maneira de conectar pessoas. 

Por essa razão, é comum ouvir dizer que “a cozinha é o coração da casa”. A frase popular se sustenta nesse modo de vida, em que familiares e amigos se reúnem em torno da mesa para compartilhar comidas e histórias.

Entretanto, nos grandes centros urbanos, a especulação imobiliária e a crescente valorização do m² fez com que os novos imóveis tivessem uma redução significativa no tamanho da cozinha. Para que o hábito de cozinhar e reunir pessoas queridas nesse cômodo não seja prejudicado, é preciso usar a criatividade para fazer o melhor aproveitamento do espaço. 

Separamos 6 dicas capazes de otimizar o uso da cozinha e torná-la mais aconchegante e espaçosa, apesar da metragem disponível.

1 - Eletrodomésticos adequados

Quando o espaço da cozinha é limitado, deve-se escolher os eletrodomésticos com inteligência. Uma geladeira com porta dupla, por exemplo, compromete o espaço de um balcão ou armário de panelas e mantimentos. 

Nesse caso, modelos estreitos, mas que sejam modernos e eficientes, são mais indicados. Outra boa alternativa para melhor aproveitar a área útil é a substituição do fogão tradicional pelo cooktop.

2 - Mesa de embutir

Uma tendência que tem ganhado adeptos em todo o país são as mesas retráteis. Ideal para quem mora em apartamentos compactos, essa opção permite o seu uso convencional nos momentos em que está aberta, e, ao se recolher, garante a liberdade de espaço. Esse tipo de mesa pode ser embutida em armários e em paredes de gesso ou dry wall.

 

3 - Elimine excessos

É comum que, com o passar do tempo, ocorra o acúmulo de utensílios e eletrônicos de uso doméstico dentro de casa. Desapegar dos itens que não possuem mais serventia dá a oportunidade para que o espaço sirva para outras necessidades. Além disso, uma bancada de cozinha com o mínimo de objetos reforça a imagem da arrumação domiciliar e potencializa a sensação de praticidade.

4 - Armários planejados 

A prova de que o clássico não sai de moda é a utilização de armários feitos sob medida. Além de otimizar o ambiente, permitem o uso por completo das paredes e áreas abaixo da pia e do fogão (especialmente, cooktop). 

Porém é preciso lembrar de manter o acesso livre para reparos periódicos no encanamento ou para manutenções feitas pela distribuidora de gás de cozinha.

5 -  Aramados

Os nichos, gavetas e armários, mesmo planejados, costumam ser melhor aproveitados quando se associam com prateleiras, aramados e organizadores. Esses utensílios garantem a ordem dos objetos, sua distribuição no local e, consequentemente, facilitam o uso das peças de cozinha. Alguns aramados, inclusive, podem ser fixados acima da pia ou na parede próxima ao fogão para pendurar conchas, facas e demais talheres de uso diário.

  

6 - Potes padronizados

Ainda no tema "organização", quem investe em um padrão de potes para armazenamento dos mantimentos, como arroz, feijão e açúcar, obtém como retorno uma estruturação equilibrada do local e espaços extras. Apenas deve-se ter o cuidado de etiquetar os potes, para evitar o risco de confusão com os alimentos, como trocar o sal pelo açúcar refinado.

Nenhum comentário