Últimas

Acabei de fazer rinoplastia e vou viajar. Quais os cuidados devo ter?

Otorrinolaringologista passa recomendações para garantir uma boa recuperação

São Paulo, dezembro de 2022 – Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, nos últimos anos, o Brasil sempre esteve nas primeiras colocações de países que mais realizam cirurgias plásticas no mundo. Porém, realizar algum procedimento cirúrgico requer cuidados específicos para o pós-operatório, e com a rinoplastia não seria diferente, principalmente durante as viagens de férias.

Com isso, o otorrinolaringologista da Clínica Dolci em São Paulo e professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci destaca algumas recomendações importantes para cuidar da rinoplastia durante a viagem.  

Cuidado com as altas temperaturas – Não fique em lugares muito quentes e faça o uso de ventiladores e ar-condicionado no quarto ou local de repouso. “O calor pode favorecer o aumento do inchaço da região, que é comum principalmente nas primeiras semanas após a cirurgia”, explica Dolci

Evite se expor ao sol - Nos três primeiros meses, o conselho médico é evitar ficar longas horas ao sol e fazer uso diário de protetores solares. Já nas primeiras semanas está proibido qualquer contato com o sol, já que essa exposição logo após o procedimento pode piorar o edema e fixar manchas.

Cuidados com os curativos - Assim que termina a cirurgia é realizado um curativo externo com micropore e uma placa (tala) e que permanecerá por sete dias, e será preciso tomar cuidado para não molhar. A limpeza do rosto poderá ser feita com lenço umedecido. Passado esse tempo, será usado por mais sete dias um curativo simples de micropore e deverá ser mantida a lavagem nasal pelo menos seis vezes ao dia.

Entrar na piscina ou no mar - Essa é uma atividade que, apesar de deliciosa durante as altas temperaturas, deve ser realizada com muita cautela por quem está se recuperando de uma rinoplastia. A orientação é que até que a cirurgia esteja totalmente cicatrizada é proibido molhar a região na piscina ou mar.

Opte por uma alimentação leve - Na primeira semana após a realização da rinoplastia, o aconselhável é consumir alimentos frios e leves que não exijam mastigação excessiva. Isso vai ajudar a evitar sangramentos e piora do inchaço, que podem acontecer nesta fase de pós-operatório.

O otorrino alerta ainda que o ideal é o paciente fazer repouso de pelo menos sete dias, pois nessa fase pode ocorrer aumento do inchaço e dificuldades para respirar pelo nariz. E lembre-se de que os resultados não dependem somente do médico, mas também do comportamento do paciente durante o pós-cirúrgico.

 

Sobre o especialista: Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci é sócio da Clínica Dolci  Otorrinolaringologia e Cirurgia Estética Facial, em São Paulo; Professor Instrutor de Ensino do Departamento de Otorrinolaringologia da Santa Casa de São Paulo; Membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial; Membro eleito da Comissão de Residência e Treinamento da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial; Membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. www.facebook.com/clinicadolci  

Nenhum comentário