Ajinomoto do Brasil destaca atuação das mulheres em extensão rural
Engenheiras agrônomas compartilham conhecimento para ampliar o desenvolvimento do setor |
|
São Paulo, dezembro de 2022 – O Dia da Extensão Rural, celebrado no
último dia 6 de dezembro, é uma importante para enaltecer o papel de
profissionais que contribuem para a ampliação do conhecimento técnico, acerca
da área do agronegócio. A Ajinomoto® Fertilizantes, divisão
de agronegócios da Ajinomoto
do Brasil, desempenha papel fundamental na capacitação de
agricultores através do projeto Academia
AJINOMOTO Fertilizantes. A inserção de mulheres atuantes em
diferentes áreas também é um dos focos da empresa, contribuindo com a
diversidade no setor.
Muitos dos trabalhos de pesquisa e
eficácia de produtos, realizados em campo, são liderados por mulheres. Dentre
elas, duas engenheiras agrônomas atuam como parceiras de pesquisa da empresa, a
professora da ESALQ (Escola Superior de Agricultura), Simone Mello, e a
consultora da Arabidopsis, Essione Ribeiro. Ambas são referências e elaboram
trabalhos de pesquisas, palestras e desenvolvimento de produtos.
Com presença forte na extensão rural por
meio de estudos e apresentação de novas tecnologias, o espaço ocupado por
mulheres inspira outras profissionais a buscarem capacitação para atuação em
diferentes áreas do agronegócio. Rafael Hirano, Gerente de Área de Agronegócios
da Ajinomoto do Brasil,
conta que a empresa realiza capacitações de vendedoras, promotoras de vendas e
técnicas/agrônomas que trabalham com seus distribuidores, além de aplicar a capacitação
gratuita para produtores rurais – homens e mulheres -, por meio do site e canal
do Youtube da Academia AJINOMOTO de Fertilizantes. O conteúdo tem base em
três vertentes: uso de aminoácidos na agricultura, manejo de culturas e
resultado de testes.
“Buscamos sempre atualizar o
conhecimento técnico e científico existente para que o uso dos produtos seja
cada vez mais assertivo, principalmente o manuseio dos fertilizantes com
aminoácidos. Consideramos a atuação das mulheres no campo extremamente
importante. Sabemos que muitas produções agrícolas são lideradas, seja no campo
ou na esfera administrativa dos negócios, por mulheres”, ressalta Hirano.
O profissional considera duas
importantes frentes ocupadas por mulheres: as que se tornam administradoras do
negócio por sucessão familiar e as que entram no mercado de trabalho através de
empresas do segmento de insumos. “Tanto uma como outra estão se capacitando
constantemente para atender e absorver as exigências do mercado agrícola.
Especificamente no setor de agronegócios da Ajinomoto, temos diversas parcerias
com pesquisadoras e consultoras que nos auxiliam para melhor entendimento do
manejo agrícola, tornando-se essencial para avançarmos na área”, finaliza
Rafael.
Ampliar o espaço para a atuação de
mulheres, seja dentro da empresa ou como ferramenta de conhecimento para a
capacitação de tantas outras, é um importante pilar da empresa. A companhia
segue investindo em inovação e tecnologia para o setor, ressaltando a
importância de fornecer informações e contribuir com o melhor desenvolvimento e
desempenho das profissionais, onde as lideranças femininas apresentam forte
influência na atração de novas profissionais.
Sobre a Divisão Agronegócios
A divisão Agronegócios foi estruturada
em 2000 para produzir fertilizantes em um processo natural de fermentação
microbiológica, que não agride o meio ambiente durante sua produção e nem em
sua utilização no campo, se utilizado conforme a recomendação de uso. Hoje, a
empresa atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas como frutas,
hortifruti e café. Atualmente, a empresa produz 14 fertilizantes que fazem parte
das linhas AMINO e AJIFOL®, de foliares e de fertirrigação, e AMIORGAN®, de
fertilizantes sólidos. Confira o portfólio completo de produtos, além de
benefícios e soluções por culturas no site www.ajinomotofertilizantes.com.br.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3 bilhões no ano fiscal de 2021. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.
Nenhum comentário