As principais tendências para o mercado industrial em 2023
Para a indústria latino-americana, 2023 será um ano com grandes desafios e isto representa, consequentemente, muitas oportunidades para as empresas do segmento. A dinâmica da América do Norte fará com que os mercados entrem em uma recessão curta, mas significativa, o que representará um cenário interessante para a região devido ao “gap” existente quando os efeitos dos Estados Unidos e Canadá forem sentidos.
Na América Latina, são processados e fabricados produtos com demanda que se estendem por décadas, como o Cobre e o LÃtio. Essa vantagem fez com que, ao contrário do imaginado, 2022 tenha sido um ano particularmente bom para o mercado industrial. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Banco Mundial, o PIB (Produto Interno Bruto) da América Latina deverá crescer 3% em 2022. Na região, não temos assistido a grandes projetos, mas sim a uma espécie de “despertar” pós-pandemia, onde houve uma reativação a vários nÃveis, com um crescente foco em projetos de modernização e manutenção.
Perspectivas para o mercado industrial no pós-pandemia
Nesta fase pós-pandemia, pela primeira vez, a indústria enfrenta muitos desafios ao mesmo tempo. Entretanto, os segmentos com maior recuperação foram petróleo e gás, mineração e farmacêutico. Enquanto as duas primeiras tiveram um perÃodo de ajuste, a indústria farmacêutica exigia uma resposta imediata à crise.
Segundo cálculos da IQVIA, haverá um crescimento do mercado farmacêutico geral (varejo e canal institucional) de 12,5% em 2022 e 10,5% no próximo ano. E este segmento é o primeiro a se beneficiar da automação, tanto para seus processos quanto para sua regulação.
Neste sentido, a automação anda de mãos dadas com a agilidade e resiliência necessárias em momentos cruciais como a pandemia. Indo de encontro a isto, a nuvem ganhou grande relevância na forma de projetar, operar e controlar processos. Desta forma, a pandemia talvez tenha sincronizado todas as indústrias para terem senso de urgência na digitalização de suas operações.
Mercado industrial e tecnologia caminham juntos
Destacam-se aqueles que possuem amplo conhecimento da realidade do mercado latino-americano, entendendo os desafios e exigências das indústrias, tanto no segmento de automação e digitalização, quanto nos de sustentabilidade e produtividade.
Desta forma, as indústrias precisam entender onde estão em relação ao uso da tecnologia e, ao mesmo tempo, como avançar para o próximo nÃvel operacional, centralizar suas operações, monitorar remotamente o que acontece em suas diferentes plantas e, claro entender como obter um ótimo sistema de segurança que os proteja de ataques cibernéticos. Tudo isto, respondendo à s necessidades de sustentabilidade, que não é um problema da indústria, e sim, uma questão humana, uma vez que estar em sintonia com o que está acontecendo mostra relevância ao mercado.
Assim, é evidente que a necessidade das empresas em digitalizar suas operações as levou a sincronizar para avançar para outro patamar tecnológico e cada vez mais será possÃvel observar uma necessidade homogênea das indústrias de evoluir isso de forma acelerada.
Gustavo Zecharies é Vice-presidente AL, enquanto Alejandra Quevedo é Diretora Regional de Marketing AL. Ambos fazem parte da Rockwell Automation, empresa que promove há mais de 30 anos, a Automation Fair, importante feira de inovação e transformação digital para a indústria.
Nenhum comentário