Últimas

A mentalidade enxuta nos escritórios e o foco no cliente

Dada a competitividade que o mercado impõe, torna-se cada vez mais necessário que as empresas olhem para seus processos com atenção, tornando-os melhores e mais alinhados com as necessidades dos seus públicos, sejam eles internos ou externos. No setor da construção civil não é diferente, pois é uma verdade “incompleta” a ideia de que, trabalhando apenas na manufatura, no canteiro de obras ou em outros processos produtivos, teremos os resultados que nos permitem um maior nível de competitividade. 

De acordo com Bernardo Etges, sócio fundador da Climb Consulting, empresa de consultoria e especialista na metodologia enxuta, "O engano está em pensar que apenas estes processos trazem retorno e esquecer que o Lean é uma filosofia de gestão a qual precisa permear todo o fluxo de valor da organização para que possa potencializar seus resultados. Precisamos falar dos escritórios, dos setores administrativos."

O especialista afirma que este é link um tanto quanto complexo de ser trabalhado, pois muitas organizações atuam com departamentos que focam no ótimo local e não no global, tendo plena consciência ou não desse fato. Quais áreas da sua empresa sabem quais produtos entregam? Quais as informações necessárias para gerar esses produtos? Quem fornece essas informações e como? Quais os processos necessários para entregar os produtos? E para quem entregam? Quem são seus clientes? Qual a percepção desses clientes sobre os produtos? Como necessitam recebê-los?

Pode parecer muita coisa, mas as perguntas acima são essenciais para que uma área entenda claramente seu propósito e suas relações dentro da organização. "Se não sabemos como responder às perguntas acima, ficam as reflexões: quantos desperdícios estão escondidos atrás dessas respostas que porventura não saibamos? Quantas melhorias estão perdidas nessas informações desconhecidas?" aponta Bernardo. 

Sem dúvidas, temos um grande trabalho pela frente em trazer os conceitos da filosofia Lean para os escritórios de forma a conectar as áreas, reduzir os obstáculos entre elas e eliminar os silos. O Lean Office tem justamente esta proposta de trabalho: levar a mentalidade enxuta nos mais diversos processos produtivos para as áreas administrativas auxiliando na jornada de autoconhecimento e evolução. 

Sobre a Climb Consulting 

https://www.climbgroup.com.br/ 

A Climb Group é uma empresa de consultoria que atua no propósito de transformar a construção civil em um ambiente mais leve, produtivo e colaborativo. Para isso tem como cerne conceitual o Lean Construction. A equipe de consultores atua ainda na implementação de Projetos de Lean Office, Metodologias, Ágeis, AWP e em Processos de Inovação na Construção,.

 Com a implementação da jornada Lean e padronização dos processos, a Climb torna possível resultados significativos como redução de custos, eliminação de perdas e garantia de prazos na construção civil. 

A empresa é constituída por uma equipe de profissionais com experiência no mercado e nas melhores instituições de ensino. 

Nenhum comentário