A mentalidade enxuta nos escritórios e o foco no cliente
Dada a competitividade que o mercado
impõe, torna-se cada vez mais necessário que as empresas olhem para seus
processos com atenção, tornando-os melhores e mais alinhados com as
necessidades dos seus públicos, sejam eles internos ou externos. No setor da
construção civil não é diferente, pois é uma verdade “incompleta” a ideia de
que, trabalhando apenas na manufatura, no canteiro de obras ou em outros
processos produtivos, teremos os resultados que nos permitem um maior nível de
competitividade.
De acordo com Bernardo Etges, sócio
fundador da Climb Consulting, empresa de consultoria e especialista na
metodologia enxuta, "O engano está em pensar que apenas estes processos
trazem retorno e esquecer que o Lean
é uma filosofia de gestão a qual precisa permear todo o fluxo de valor da
organização para que possa potencializar seus resultados. Precisamos falar dos
escritórios, dos setores administrativos."
O especialista afirma que este é link um tanto quanto
complexo de ser trabalhado, pois muitas organizações atuam com departamentos
que focam no ótimo local e não no global, tendo plena consciência ou não desse
fato. Quais áreas da sua empresa sabem quais produtos entregam? Quais as
informações necessárias para gerar esses produtos? Quem fornece essas
informações e como? Quais os processos necessários para entregar os produtos? E
para quem entregam? Quem são seus clientes? Qual a percepção desses clientes
sobre os produtos? Como necessitam recebê-los?
Pode parecer muita coisa, mas as
perguntas acima são essenciais para que uma área entenda claramente seu
propósito e suas relações dentro da organização. "Se não sabemos como
responder às perguntas acima, ficam as reflexões: quantos desperdícios estão
escondidos atrás dessas respostas que porventura não saibamos? Quantas
melhorias estão perdidas nessas informações desconhecidas?" aponta Bernardo.
Sem dúvidas, temos um grande trabalho
pela frente em trazer os conceitos da filosofia Lean para os escritórios de forma a conectar as
áreas, reduzir os obstáculos entre elas e eliminar os silos. O Lean Office tem justamente
esta proposta de trabalho: levar a mentalidade enxuta nos mais diversos
processos produtivos para as áreas administrativas auxiliando na jornada de
autoconhecimento e evolução.
Sobre a Climb Consulting
https://www.climbgroup.com.br/
A Climb Group é uma empresa de
consultoria que atua no propósito de transformar a construção civil em um
ambiente mais leve, produtivo e colaborativo. Para isso tem como cerne
conceitual o Lean Construction. A equipe de consultores atua ainda na
implementação de Projetos de Lean Office, Metodologias, Ágeis, AWP e em
Processos de Inovação na Construção,.
Com a implementação da jornada
Lean e padronização dos processos, a Climb torna possível resultados
significativos como redução de custos, eliminação de perdas e garantia de
prazos na construção civil.
A empresa é constituída por uma equipe de profissionais com experiência no mercado e nas melhores instituições de ensino.
Nenhum comentário