Como alavancar as vendas natalinas depois da Black Friday mais fraca
O Natal está cada vez mais próximo e, depois de
uma temporada de vendas mais amenas na Black Friday, Rodrigo Garcia,
diretor-executivo da Petina Soluções Digitais, lista dicas para lojistas
recuperarem o lucro
São Paulo, dezembro de
2022 - O
final do ano é sempre um momento de grande expectativa para o varejo, uma vez
que o período é marcado pelas festividades de final de ano, compras em alta e
promoções. Assim como a Black Friday, a proximidade do Natal tende a
impulsionar as vendas e o faturamento dos comércios.
De acordo com pesquisa
recente da Nielsen|Ebit, a Black Friday - considerada a segunda principal data
do varejo- neste ano registrou queda de 23% no lucro bruto dos e-commerces, em
comparação com 2021. A sondagem aponta que o declínio das vendas pode
influenciar nos hábitos de compra dos brasileiros nesse Natal.
“Além da Copa do Mundo
fora de época, que alterou a rotina, neste ano tivemos indicadores econômicos
batendo recorde de inadimplência e contas atrasadas. Mesmo com os consumidores
realizando suas compras no cartão de crédito, e parcelando os gastos, se eles
não possuírem limite alto não conseguem adquirir todos os produtos desejados,
impactando diretamente na conversão das vendas”, explica Rodrigo Garcia,
diretor-executivo da Petina Soluções Digitais.
No entanto, para
Garcia, as vendas natalinas terão um impacto um pouco menor ou igual ao
do ano passado. "A Black Friday é um evento em que se compra muito mais
para consumo próprio. Já no Natal as pessoas pensam em adquirir presentes para
a família e os amigos, por isso costumam investir mais nessa temporada’’, diz.
Pensando em ajudar os
vendedores a alavancarem suas vendas neste Natal, Garcia listou algumas dicas:
Não ofereça descontos
exagerados
Como
as vendas na Black Friday deste ano não tiveram o volume esperado, muitos
lojistas optam por reduzir os preços como uma tentativa de recuperar o
percentual estipulado. “Essa pode ser uma estratégia perigosa se o vendedor
agir no ‘calor do momento’ e não calcular corretamente os descontos,
prejudicando o capital de giro da empresa”, alerta o diretor-executivo.
Estude os preços da
concorrência
Uma
boa pesquisa de mercado evita que o seu marketplace estipule preços
discrepantes dos demais concorrentes. “É de extrema importância que o lojista
saiba calcular e interpretar as ofertas, para que não sejam prejudicados neste
momento tão importante para o lucro anual”, aconselha Garcia.
A precificação correta
é fundamental para ir bem nas vendas, principalmente em datas estratégicas como
o Natal. “Errar no preço atrapalha demais o lojista, pois cobrar demais pode
fazer com que o produto em questão ‘encalhe’. Já exagerar no desconto diminui o
lucro e cria risco para a sustentabilidade das transações”, explica.
Crie combos e kits
temáticos
Outra
medida indicada para potencializar as vendas neste período é criar combos e
kits natalinos. “Como estamos bem perto do Natal, é interessante os lojistas
pensarem em formatos diferenciados, como investir em kits de presentes - onde
os compradores irão adquirir mais itens por um preço justo - e pensar em
promoções vantajosas para os dois lados”, recomenda o especialista.
Invista na logística
eficiente
Mais
do que vender, em datas comemorativas como o Natal, é fundamental entregar o
que se promete. “De nada adianta oferecer mil e uma promoções e, na hora H, o
comprador terminar sem o presente que adquiriu. Isso gera frustração e uma
péssima experiência de compra, causando impacto negativo para a reputação do
e-commerce. Por isso, é indispensável contar com uma logística que funcione
bem, para que o cliente receba o que comprou no prazo estipulado e em bom
estado”, finaliza o executivo.
Sobre a Petina - Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. Eleita dois anos consecutivos (2021 e 2022) de mentoria e gestão de marketplace pelo Mercado Livre e responsável pela estruturação das lojas oficiais dentro da plataforma como Nike, MyShoes, Chilli Beans, Reserva, Lacoste, Amaro (entre outras).
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