Como escolher o valor de investimento para uma franquia?
Existem diferentes
aspectos que são necessários observar ao adquirir uma franquia, desde o setor
de atuação, até a marca a qual se associar, se já é uma marca conhecida ou não
e, principalmente, o valor de investimento.
O financeiro é muito
importante, uma vez que existem centenas de franquias disponíveis no mercado,
com valores de R$ 3 mil até R$ 5 milhões, segundo a Associação Brasileira de
Franchising (ABF). Com essa quantidade de opções disponíveis, muitas pessoas
podem ter dúvida em conseguir filtrar as melhores opções, com base
primeiramente no capital disponível para o investimento.
“Vamos supor que, se uma pessoa tem R$ 50
mil, não necessariamente é aconselhável gastar todo o dinheiro. É sempre bom
deixar uma sobra contando com o período de maturação do negócio. Este período
pode ser de quatro a seis meses, mais ou menos, e corresponde ao tempo que o
franqueado começa a aprender na prática sobre o negócio, a região em que está
inserido e qual seu público-alvo”, explica Eduardo Santinoni, sócio
fundador da Y Consultoria e
especialista em implantação OKR e desenvolvimento, aprimoramento e formatação
de franquias.
Para o especialista,
não há um número mágico para fazer essa conta, mas aconselha que o franqueador
pense em seus gastos por até seis meses, sem passar aperto e sem prejudicar o
crescimento da unidade. “Tudo
depende do valor que o investidor tem disponível. Há uma diferença em ter R$
500 mil e R$ 50 mil. Quanto maior o valor disponível, é possível pensar em uma
franquia que corresponde a 70% a 80% do capital. Já quando pensamos em uma
franquia mais barata, como a de R$ 50 mil, o ideal é buscar uma marca de R$ 25
mil a R$ 30mil”, completa Eduardo.
Outro ponto importante
é, caso o investidor não tenha experiência em gerir financeiramente um negócio,
procurar franquias mais estruturadas, que poderão dar suporte direto e
constante para o franqueado, desde o começo até o amadurecimento da gerência e
do negócio.
“Pode parecer conservador, e de fato é,
mas é necessário que o franqueado tenha essa reserva até que o negócio comece a
dar lucro. Conseguir passar por esse período de maturação com tranquilidade é
essencial para conseguir resultados sem prejudicar a tomada de decisão”,
finaliza o especialista.
Sobre Eduardo Santinoni
Sócio fundador da Y
Consultoria, que há 10 anos, contribui para o desenvolvimento e aprimoramento
de empresas e pessoas envolvidas no ecossistema de Franquias e Redes.
Administrador e
contador, atuou por cinco anos na PwC (PriceWaterhouCoopers). São mais de 15
anos de experiência desenvolvendo e aprimorando empresas Franqueadoras e
Franqueadas, bem como pessoas envolvidas no ecossistema. Também foi franqueado
de cinco redes e já atuou como franqueador de duas.
É credenciado como instrutor de cursos da ABF e está presente nos principais eventos mundiais de Redes, Franquia e Varejo.
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