Compra Agora cria ecossistema no WhatsApp para ajudar o pequeno varejista a prosperar no novo mundo digital
+10M reais através do WhatsApp
ROI de 7,622%
+400.000 lojas já tinham disponíveis o canal de WhatsApp habilitado para
receber notificações com promoções
O Compra Agora é o primeiro marketplace digital B2B de bens de consumo no
Brasil e um dos maiores vendedores e distribuidores de bens de consumo
embalados (CPG) no país. Eles têm um amplo catálogo de produtos, com mais de
450 marcas que representam 30% da cesta do varejista. A companhia, que já
nasceu digital, começou como um braço do e-commerce da Unilever e evoluiu até
se tornar um ecossistema digital multicanal independente. O propósito desse
ecossistema é ajudar o pequeno e médio varejista do Brasil a prosperar e
crescer num novo mundo digital.
Em 2022, esse ecossistema digital foi estendido para o WhatsApp, o serviço de
mensageria que a grande maioria dos varejistas do Brasil já usa todos os dias.
Sendo a maior plataforma de mensagens do Brasil - com uma taxa de instalação de
98% entre as pessoas que usam smartphones - percebeu-se a necessidade de
complementar a estratégia de canais de vendas.
Para alcançar este objetivo, usaram a solução de Comércio Conversacional da
Yalo para construir um ciclo de comunicação, de ponta a ponta, com sua rede de
varejistas. Escolheram a Yalo porque dividiam com a companhia um olhar similar
no que diz respeito à geração de resultados reais e, também, um kit de
ferramentas que foram desenhadas especificamente para as vendas B2B de produtos
de bens de consumo.
“Nosso propósito é contribuir para que o pequeno empreendedor possa comprar
bem, vender bem e administrar bem em um mundo digital. E para isso, é essencial
oferecer ferramentas que ajudem no bom gerenciamento do negócio, com
praticidade, autonomia e confiança", diz Julio Campos, CEO do Compra
Agora.
Adicionalmente, a Yalo ajudou o Compra Agora a obter um “green badge” no
WhatsApp, eliminando qualquer empecilho que eles pudessem encontrar na promoção
de produtos neste canal.
Em fevereiro de 2022, 74% da base ativa de clientes do Compra Agora possuía o
canal de WhatsApp habilitado para receber notificações com promoções, mensagens
ou conversas a qualquer momento. Além disso, no último dia 12 de outubro, o
Compra Agora disponibilizou as vendas direto via WhatsApp.
O Comércio Conversacional (C-Commerce) fez crescer as vendas em todos os
canais
O Compra Agora usou seu canal conversacional no WhatsApp para alcançar um maior
número de lojas, alavancando sua penetração de produtos e crescendo suas
vendas. Deu aos lojistas uma experiência de compra premium caracterizada pela
flexibilidade, praticidade e facilidade de uso. Eles creditaram a Yalo como um
pilar fundamental para atingir este objetivo, ajudando a fortalecer seu
relacionamento com os varejistas e aumentando as vendas; aliás, o WhatsApp já é
primeiro canal com maior representatividade de vendas no contato direto com o
cliente (40%), superando e-mail e SMS.
“O WhatsApp é um importante canal de comunicação e, a partir de agora, de
vendas para o Compra Agora. Por meio dele otimizamos nosso processo de
conversação, soluções de problemas ou realização de pedidos para varejistas e
vendedores. A interface da Yalo dentro do aplicativo é uma porta de entrada
para a digitalização - um dos pontos focais do Compra Agora - e ajuda a
simplificar a vida de nossos clientes de forma ágil, prática e ainda mais
flexível, otimizando nossos processos”, explica Julio Campos, CEO do Compra
Agora.
Personalização que melhora os resultados
Para melhorar os já bem-sucedidos resultados no WhatsApp, o Compra Agora
utilizou dados de conversas reais com os clientes, em escala, para criar grupos
de segmentação mais detalhados. Através da compreensão dos interesses dos seus
clientes, eles foram capazes de estabelecer o momento certo de entrar em
contato, enviando notificações personalizadas, informando ao público-alvo as
quedas nos preços e as promoções de produtos. Isso aumentou a qualidade do
canal e impulsionou seu desempenho, dando ao Compra Agora segurança para
aumentar seu volume de notificações em mais de três vezes, em apenas um mês.
O Compra Agora saltou de 26 mil notificações em maio para 80 mil em junho e
mais de 160 mil em julho.
Menos de um mês após o lançamento na plataforma da Yalo, em fevereiro, a Compra
Agora lançou uma campanha no WhatsApp durante um dos dias de compra mais
agitados do ano. As promoções que enviaram, através da Engagement Suite da Yalo
para a base de dados de lojas segmentadas, foram quase duas vezes mais
eficientes do que nos seus outros canais digitais gerando uma taxa de conversão
de 6% (versus uma média de 3.2% nos outros canais).
Em agosto de 2022, seis meses depois do lançamento da plataforma da Yalo, o
canal de Comércio Conversacional do Compra Agora já havia conquistado taxas de
abertura de notificações e promoções de produtos de 80% entre os pequenos
varejistas, gerando mais de 24 milhões de reais, através do WhatsApp, e um ROI
de 7,622%.
Nenhum comentário