E-commerce turbinado e normalização de insumos pós pandemia embalam perspectivas de crescimento na indústria do papelão
*Cícero Mário
A inovação é certamente
uma das maiores virtudes do ser humano. A criação, a invenção e a adaptação são
elementos que a humanidade anseia cada dia mais – e mais rapidamente. Em tempos
atípicos, principalmente com o período de pandemia, o mundo se reinventou e
criou novos modelos de trabalho e de consumo, estabelecendo novos hábitos e até
mesmo novas regras para a vida.
O isolamento social foi
o start para as empresas e as pessoas reconfigurarem um novo modelo. A adoção
do home-office foi estabelecida pela maioria das empresas. Os pedidos por
delivery e as compras online dispararam absurdamente. Os setores intermediários
diretamente envolvidos, como as indústrias que produzem embalagens para
transporte, tiveram que se adequar rapidamente para atender esse novo mundo
instalado subitamente.
O fornecimento de
matéria-prima para o setor, no entanto, foi um dos fatores que mais impactaram
a produção, já que o principal insumo para a indústria provém da reciclagem.
Como não havia circulação de pessoas na pandemia, não havia catadores, dessa
forma, comprometendo toda a cadeia. Esse viés trouxe um impacto negativo para
muitos empreendedores, decretando falência em muitas empresas.
Com a gradual
normalização de matéria-prima, e a plena retomada das atividades – após a
tempestade invisível que empacotou as pessoas – muitos novos hábitos criados na
intempérie do sistema se consolidaram. As idas para os escritórios diárias
caíram pela metade – no modo híbrido – ou se tornaram 100% home-office. As
compras online também se estabeleceram num patamar elevado, com projeções de
crescimento acima da média mundial.
De acordo com um
levantamento da CupomValido, o Brasil possui uma expectativa de crescimento
quase duas vezes maior que a média mundial, estabelecida em 11,35%, e ficando
acima de países como o Japão (14,7%), os Estados Unidos (14,55%) e França
(11,68%). O estudo revelou ainda que o país lidera o ranking de crescimento das
vendas online – 22,2% em 2022. Além disso, estima-se um crescimento das compras
online, no período de 2022 a 2025, de 20,73% ao ano.
Nesse contexto, a
indústria que produz embalagens para transporte de inúmeras mercadorias é um
player fundamental nessa cadeia. Embalados por um novo mundo de consumo, as
empresas que produzem caixas de papelão surfam em uma projeção real de
crescimento do setor.
Consolidada essa
tendência, é fundamental que a indústria tenha em mente a arte de inovar. Novas
soluções, instalações, máquinas e equipamentos e inteligência em softwares
conferem o compromisso com a qualidade de uma empresa focada em se manter
altamente competitiva e forte, num cenário promissor como vislumbra ser os
próximos anos.
*Cícero Mário é diretor comercial da Delta Indústria de Caixas de Papelão. deltacaixaspapelao.com.br
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