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GreenYellow implanta projeto com base no conceito Utilities as a Service em lojas da rede Leroy Merlin

  • A solução, que num primeiro momento tinha como foco a otimização dos aparelhos de frio nos estabelecimentos de clientes de varejo alimentício, passou a envolver outras áreas, como a parte de iluminação, também em lojas de outros setores;
  • O modelo de negócio oferecido pela GreenYellow inclui o fornecimento do parque completo de equipamentos de luminotécnica nos salões de vendas das unidades que estão em processo de abertura, ou seja, em projetos greenfield. Esse formato, inclusive, representa ainda mais resultados na redução de consumo no longo prazo, uma vez que a unidade inicia a operação otimizada

 

Buscando sempre oferecer as soluções mais modernas, tanto em termos tecnológicos quanto no que se refere ao modelo de negócios, a GreenYellow vem trabalhando no mercado brasileiro com o conceito Utilities as a Service (UaaS), que consiste no fornecimento completo do sistema de iluminação e de frio alimentar nos projetos dos clientes. Isso significa que a empresa realiza o investimento e implementa os ativos nos estabelecimentos do cliente e, ao longo da duração do contrato, a multinacional francesa garante a performance dos equipamentos, bem como realiza a operação e manutenção deles. 

 

A GreenYellow começou a trabalhar com a proposta do UaaS em 2021, a princípio nos projetos de frio alimentar, com o objetivo de reduzir drasticamente a emissão de gases estufa por meio da substituição dos equipamentos que vinham sendo usados pelos clientes e que têm o fluído R-22 na sua composição, uma vez que se prevê o fim do emprego desse material no Brasil até 2030. A solução, já teve um projeto-piloto implementado no país em cinco unidades de uma empresa do segmento varejista. Nos projetos implementados foram realizados retrofits em larga escala e, com isso, passa-se a usar o mesmo sistema de refrigeração do padrão europeu, que utiliza fluído refrigerante de baixa emissão de carbono.

 

Dentro dessa mesma concepção, a GreenYellow expandiu a oferta com base no modelo UaaS para o âmbito da iluminação em projetos greenfield, ou seja, novas lojas. A companhia aplicou o conceito em duas unidades da varejista Leroy Merlin inauguradas esse ano, Pontal Estaleiro em Porto Alegre (RS) e a loja em Guarulhos/SP. Para se ter ideia da dimensão dos projetos em questão, foram instaladas quase 2,5 mil lâmpadas e luminárias, todas elas localizadas nos salões de vendas. A distribuição foi baseada em um profundo estudo luminotécnico customizado, de acordo com as necessidades do cliente, visando a maior otimização do consumo de energia em função do nível de iluminância esperado.


Segundo Letícia Mansur, gerente de arquitetura da Leroy Merlin, o fato de contar com uma parceria que se responsabilize por toda a infraestrutura de iluminação em todo processo é um ganho para as empresas de varejo de segmentos como o de casa e construção, pois trata-se de um gerenciamento complexo e que precisa estar sempre impecável. “Temos parâmetros exatos de lux -uma unidade específica do segmento luminotécnico-, que precisam ser seguidos para uma boa implantação das lojas atendendo a padrões rígidos. Não podemos ter, por exemplo, variações entre as unidades ou performances de equipamentos que não estejam dentro das regras. Nesse sentido, ter um parceiro que se responsabilize por essa parte desde a concepção da loja, é muito positivo, além da redução de consumo no longo prazo”, avalia a gerente.

A tendência é que com a adoção desse formato, com projetos eficientes desde o início da construção da loja, a Leroy Merlin consiga reduzir ainda mais o consumo de energia no longo prazo, tendo em vista que, assim, deixa de emitir carbono desde a implantação da filial. “Por se tratar de uma solução de eficiência energética, ao invés de uma venda de luminárias, conseguimos inaugurar uma loja com a iluminação projetada de forma eficiente, pensando no menor consumo por metro quadrado iluminado”, complementa Leticia Mansur.

De acordo com Marcelo Varlese, diretor comercial da GreenYellow, durante o período do contrato, a empresa se compromete com o nível de lux, bem como o funcionamento e garantia das luminárias e lâmpadas. “Além de tirarmos essa preocupação das mãos do cliente, uma vez que a loja já nasce com um esquema de iluminação eficiente, também ajudamos a reduzir o capex para abertura de novas unidades. No caso dos projetos da Leroy Merlin, por exemplo, a GreenYellow investiu R$1,25 milhão”, afirma o executivo.

O objetivo da empresa francesa é extrapolar este modelo as a service para outros sistemas, como ar-condicionado, ar comprimido e refrigeração industrial. “Entendemos que este modelo ainda é novo no Brasil para projetos de eficiência energética, mas acreditamos em seu potencial. Além dos benefícios já conhecidos de redução do consumo e pegada de carbono, este modelo traz ainda novos benefícios uma vez que o cliente não precisa fazer o investimento inicial, reduz a quantidade de ativos da empresa e traz tranquilidade de que os ativos terão um especialista para sua operação”, complementa Varlese.  

 

Sobre a GreenYellow

 

A GreenYellow é especializada em Eficiência Energética, Energia Solar, Comercialização e Gestão de Energia. De origem francesa, a empresa tem operações em dezesseis países e possui um portfólio de Eficiência Energética com mais de 2650 projetos implementados em todo o mundo, sendo mais de 1000 deles no Brasil, onde opera desde 2013. A economia anual de energia com os projetos de eficiência energética da GreenYellow totaliza 230 GWh, o suficiente para abastecer mais de 118 mil casas em um ano. Em Energia solar, possui mais de 60 usinas em construção ou operação, somando 150 MWp de potência instalada. Mais informações: http://www.greenyellow.com.br/. Entre seus clientes atualmente estão Oi Telecom, DPSP, Lopes Supermercado, Claro, Magazine Luiza, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Via Varejo, Leroy Merlin, entre outros.

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