Paulo Tatit e Filipe Edmo levam oficina de brincadeiras a professores e alunos da rede pública de quatro cidades
a mesma forma que as demais atividades do projeto Siricutico - Corpo e Brincadeira, as oficinas resgatam a importância do brincar no aprendizado e no desenvolvimento da criatividade
Imagem: Flavio Santana
Patrocinado pela Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Siricutico – Corpo e Brincadeira – criado por dois dos artistas brasileiros mais queridos do público infantil, Paulo Tatit, fundador do Palavra Cantada, e Filipe Edmo, fundador da Trupe Trupé – continua crescendo e envolvendo mais e mais crianças e adultos.
A novidade, agora, é a realização de oficinas de brincadeiras em quatro cidades: São Paulo, Campinas, Campos do Jordão (SP) e Rio de Janeiro (RJ)– as mesmas que já receberam outra atividade do projeto, o espetáculo músico-teatral Siricutico em: Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena –, em São Paulo acontece dia 07 de dezembro e no Rio de Janeiro em 16 de dezembro. As demais datas serão anunciadas em breve.
Cada praça contará com duas oficinas. Na Oficina Siricutico – Música e Brincadeira, Paulo e Filipe estimulam professores e educadores a criar suas próprias brincadeiras e explorá-las com os alunos.
Funciona assim: a dupla dá uma melodia e os professores inventam a letra, e vice-versa (criam melodias para versos já existentes). Em seguida, eles aprendem a inventar brincadeiras que envolvem o corpo, o movimento e a dança em cima das canções criadas. O método envolve teoria da canção, técnicas de texto e poesia, melodia e ritmo, e composição cênica. A carga horária é de três horas e serão disponibilizadas 40 vagas por oficina mediante inscrição no site: https://www.siricuticooficial.com.br/inscricao/
Já a Oficina Brincadeiras Cantadas e Dançadas tem como público-alvo as crianças e suas famílias. Aqui, a Trupe Trupé é quem comanda as brincadeiras de roda, de mãos, dançadas e cantadas para as crianças aprenderem e se divertir. O programa da oficina usa a cultura popular brasileira como inspiração para recriar brincadeiras tradicionais e a inventar novas. O evento tem duração de 50 minutos, é fechado ao público, e contará com mais de 100 participantes, entre crianças e adultos, convidados pela instituição onde a oficina é realizada.
Tanto os professores quanto os alunos são oriundos do sistema público de ensino. As escolas e grupos serão selecionados pela secretaria municipal de Educação de cada cidade, em parceria com a produção do projeto.
Volta às origens
As oficinas representam a contrapartida social de um projeto bem mais amplo, o Siricutico – Corpo e Brincadeira. Até o momento, a iniciativa conta com a produção do espetáculo músico-teatral Siricutico em: Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena, que mistura artes cênicas, música ao vivo, palhaçaria e muita interatividade, e a uma plataforma online com vídeos musicais em que Paulo, Filipe e crianças de diferentes idades brincam de roda, de pegar, de pular corda, dançam, cantam, pintam e inventam brincadeiras.
Em dezembro, entram na plataforma de áudio Spotify o álbum Siricutico e a playlist oficial do projeto, com 13 canções extraídas do espetáculo músico-teatral e da plataforma online.
As 10 oficinas (duas em cada uma das cinco praças) são, na verdade, uma “volta às origens”, segundo Filipe. Isto porque todas as demais atividades nasceram da vontade de expandir as primeiras oficinas que Paulo e ele criaram para ajudar educadores e familiares a desenvolver novas formas de interação e aprendizados das crianças, tendo como ponto de partida brincadeiras tradicionais, músicas e dança. “Nas novas oficinas, vamos aproveitar o mesmo processo que acabou evoluindo para o projeto maior”.
Sobre o Programa Petrobras Cultural
O Programa Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões. Por meio do incentivo a diversos projetos, o Programa coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. A empresa acredita que, com criatividade e inspiração, é possível promover o crescimento e mudanças.
Sobre o Siricutico - Corpo e Brincadeira
Assinado por Paulo Tatit e Filipe Edmo, é um projeto cênico, lúdico e sonoro que apresenta brincadeiras-cênicas inéditas, gravadas, lançadas na plataforma do projeto e apresentadas em uma temporada passando por cinco cidades brasileiras O projeto é patrocinado pela Petrobras e com incentivo das Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Nenhum comentário