Plataforma de idiomas Talk'nTalk aposta em gestão de comunidades para expandir negócio
Com 20 mil membros inscritos em sua comunidade,
empreendedor Phillipe Soares aplica conceitos de engajamento idealizado pela
Community Manager School para acelerar crescimento da empresa
O engajamento de comunidades já tem se
provado, na prática, uma ferramenta bastante eficiente para negócios iniciantes
conseguirem ganhos de escala. Foi com essa estratégia que a Talk’nTalk,
plataforma de conversação em diversos idiomas, alcançou a marca de 20 mil
membros inscritos. Para estruturar essa jornada, a empresa apostou na
estratégia de gestão de engajamento de comunidades, idealizado pela Community
Manager School – plataforma que oferece conteúdos, cursos, treinamentos e
mentoria personalizada para profissionais que gerenciam ou pretendem
gerenciar comunidades de marcas e negócios. O faturamento da Talk’nTalk, neste
ano, deve chegar a R$ 500 mil.
A criação e o desenvolvimento de uma
comunidade foram os pontapés iniciais do processo que trouxe até aqui a
TalknTalk, fundada pelo empreendedor Phillipe Soares, que sempre teve a ideia
de reforçar o ensino de idiomas com base na conversação. Em 2016, já com o
objetivo de atrair alunos para sua plataforma, ele criou o “Tuesday Night
Talks”, evento semanal online que oferecia aulas gratuitas de inglês para
grupos no Facebook. O projeto depois evoluiu para encontros presenciais e deu
origem à Talk’n Talk.
O uso da estratégia de gestão dessas
comunidades para a plataforma Talk’n Talk alcançar escala surgiu do encontro,
durante um programa de mentoria, com o CEO e cofundador da CM School, Emiliano
Agazzoni. O especialista, ainda antes de fundar a CM School, convidou Soares
para trabalhar na gestão das comunidades da startup Lobby.tech, que tinha como
foco transformar a experiência dos frequentadores de edifícios corporativos.
“Até aquele momento, eu não tinha percebido
o potencial da comunidade que construí para se tornar um negócio escalável e
rentável. A parceria intelectual com Emiliano Gazzoni me mostrou que poderia
aplicar os conceitos de gestão de comunidades para fazer crescer a operação da
Talk’n Talk”, comenta Soares, nascido em Itaquera, na periferia paulistana, e
formado em Sistemas de Informação pela USP. Essa jornada, inclusive, incentivou
o fundador da plataforma de idiomas a trabalhar num projeto com o propósito
também social.
Novo modelo de negócio
O empreendedor conta que, com o tempo,
foi elegendo membros para serem facilitadores dos eventos online. A comunidade
saiu dos grupos das redes sociais e passou para uma plataforma de agendamento
online, que não atua como escola de idiomas, mas sim como uma comunidade online
de conversação descentralizada e colaborativa, em que os próprios membros
lideram as salas, sem a necessidade de professores.
Após quatro meses de participação na
comunidade, o interessado pode fazer um teste, que comprova a fluência no
idioma, para se tornar um líder facilitador. Ao se tornar líder, os outros
membros se inspiram nessa pessoa, que a partir de agora vai liderar uma sala,
conduzir as conversas e decidir os temas que serão discutidos.
Com a estratégia de gestão de comunidades,
hoje a Talk’n Talk atua com 60 facilitadores e organiza cerca de 100 eventos ao
vivo por semana, incluindo sábados e domingos, o que reforça ainda mais o
engajamento dos membros. “Não adianta unir um grupo de pessoas interessadas por
um tema. É preciso ouvi-las com atenção, criar ações que atendam às suas
necessidades. Assim, as pessoas interagem, têm a sensação de pertencimento e
colaboram entre si”, destaca.
A Talk’n Talk oferece conversação em quatro idiomas:
inglês, francês, espanhol e italiano. Inicialmente operando num modelo 100%
gratuito, a plataforma agora abre a possibilidade de um teste sem custo por
sete dias; passado esse período, o interessado pode fazer uma assinatura mensal
ou anual. O pacote dá acesso às conversações e a grupos de alunos e inclui
material didático em pdf e suporte para esclarecimento de dúvidas 24 horas por
dia, sete dias por semana. Os assinantes têm, ainda, possibilidade de explorar
um networking que envolve cerca de 20 mil pessoas.
Como a Talk’nTalk funciona como uma comunidade descentralizada, conta com o suporte da CM School no que diz respeito aos conceitos e ferramentas de gestão de comunidade na plataforma. A startup agora repensa a marca, para que possa alcançar um público ainda mais amplo com uma mensagem clara e objetiva. A intenção também é conquistar novos parceiros, para seguir com a expansão nos próximos anos.
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